SEXTA-FEIRA, 23/05/2025

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia

Na internet ou no caderninho, arte rima com consciência.

Publicado em 

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia - News Rondônia

Por Luiz Claudio Ferreira

No caderno de Isaura, cabe o mundo. Lá estão as casas em que trabalhou, os caminhos de fuga, os sonhos desfeitos, as esperanças empilhadas, os cômodos desarrumados, as letras que se arrumaram, junto com a vida. De todos os espaços a serem limpos, se encantou mesmo, em uma das casas em que trabalhou, por um dos espaços, o da biblioteca. Lá descobriu, ao folhear os livros, que ela também, empregada doméstica, poderia expressar as angústias. A cuiabana Isaura Benevides, hoje aos 40 anos, moradora de Goiânia (GO), não pára de escrever.

Dia da empregada doméstica: elas protestam também com poesia - News Rondônia
Imagem Acervo Pessoal

“Eu sou Isaura, empregada fiel/

 Desde pequena, fui ensinada assim/

 Minha mãe me guiou com seu papel/

 Uma Casa Grande foi o que eu vi, onde o dono sempre tinha razão/

O salário, que parecia ilusão, era posto sem muita consideração/

Mas hoje eu quero mais do que isso.

Quero ser dona do meu próprio chão, mostrar que a empregada doméstica tem direito à sua própria versão”

Há mais de uma década, os textos passaram a correr fácil, em versos ou algo assim. “Eu nem sei o que é isso, se poesia ou outra coisa qualquer. Não tenho estudo para explicar o que faço. Tenho vontade e escrevo”. Tanta vontade que, “nos últimos anos”, já lotou de textos um caderno de 80 páginas. Os versos ainda não vão para as redes sociais. Gosta mesmo de ler para as colegas de trabalho. “Elas gostam. Como viram que eu gosto de escrever sobre nossa vida de empregada, elas me procuram para saber dos nossos direitos”. Empoderada pelas palavras, não aceita que patrões venham dizer que ela é tratada como “se fosse da família”.

Essa história começou na infância, quando morava com a família na área rural de Cuiabá. Acompanhava a mãe nas faxinas e ajudava a cuidar das crianças das casas. Era difícil tempo para estudar. Em busca de oportunidades, a família foi morar em Campinas. Casou na adolescência. Com 20 anos, já tinha três filhos. “A minha infância e adolescência foi de babá, diarista, limpar, lavar”. No interior paulista, viu-se em um pesadelo de marido agressor. Fugiu com as crianças e refez a vida. Mas sem deixar o serviço doméstico.

Isaura Benevides

Quando descobriu que poderia escrever, em uma das casas, trancava-se no banheiro para escrever livremente. Uma das patroas jogou tudo fora quando viu aquelas palavras de protesto. Teve que encher outros cadernos. “Não sou uma Clarice Lispector, nem Carlos. Eu sou uma Isaura. Eu escrevo errado e é dessa maneira que vou escrever. Um dia pretendo aprender melhor… estudar, escrever um livro”. Na relação de livros que recebe de amigos e de antigas patroas, tem de tudo e lê de tudo: romance, ação e poesia. “Gosto de história”.

Nos textos, estão os desabafos contra a sociedade racista e elitista. “Coloco quando as patroas me ofenderam. Mas também gosto muito de conto de fadas – o meu preferido é Alice no País das Maravilhas – e de tudo o que a personagem passa”. Tem as próprias histórias e das colegas: os rigores com os talheres na mesa, com a comida que não podem comer, com o banheiro que não podem usar. Hoje, garante que a patroa a estimula a escrever. Nas palavras, os direitos. “No parquinho do condomínio, outras empregadas me procuram para saber mais do mundo”.

Evolução

Os direitos e a proteção cresceram há dez anos com a aprovação da PEC das Domésticas, em abril de 2013, que foi regulamentada em junho de 2015. “A empregada passou a ter fundo de garantia, auxílio desemprego, hora extra, salário família. São quase todos os direitos, com exceção do abono do PIS (benefício anual para trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do Pasep)”, afirma o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino. A organização não governamental atua com campanhas para melhorar as condições de trabalho da categoria.

Avelino entende que o avanço das leis não tem relação com a queda de vagas de empregadas domésticas com registro em carteira. A proteção não é a vilã da história. “Estima-se 1,5 milhão de domésticos com carteira assinada. E mais de 6 milhões de trabalhadoras na informalidade”. Para ele, trata-se de uma atividade ocupada em mais de 93% por mulheres, e em mais de 70% por pessoas negras.

Segundo Avelino, o problema tem mais relação com a conjuntura econômica e as dificuldades pelas quais passam os empregadores, como as famílias de classe média. Problemas que se agravaram nos tempos de pandemia. Com o fim dos piores dias da covid-19, Avelino entende que a sociedade e os governos devem ajudar no esclarecimento de quem trabalha no serviço doméstico e dos empregadores sobre a segurança que representa a proteção social.

Avelino defende que abusos e assédios sejam denunciados nas delegacias regionais do Trabalho diante das “demonstrações diárias de uma sociedade ainda com olhar escravocrata”. “Acho muito importante que as trabalhadoras se manifestem. A poesia, como você citou, é um caminho para o qual bato palmas”.

Sobre a data, Dia da Empregada Doméstica, nesta quinta (27), ele entende que se torna importante para garantir visibilidade a uma categoria que não tem prioridade na estrutura social dos direitos das profissões.

Arte que rima

Quem passou a se acostumar com as palmas foi a ex-empregada doméstica Joyce Fernandes, de 37 anos, que atende pelo nome artístico de “Preta Rara”. Ela atuou por sete anos nesse tipo de serviço na cidade de Santos (SP), onde nasceu. Descobriu a poesia enquanto trabalhava. Hoje, a escritora e rapper denuncia que o quartinho da empregada é a moderna senzala.

“Esse é um trabalho que deveria ser como qualquer outro. Porém, aqui no Brasil nem é respeitado. As relações não são humanizadas. Com a pandemia, muitas trabalhadoras domésticas acabaram virando diaristas”. A poetisa vê que esse tipo de trabalho é enraizado no período colonial. “Na pandemia, foram descobertos diversos casos de trabalho análogo à escravidão. Não dá mais para a gente chamar de análogo, né?”.

Quando Preta Rara começou a escrever versos e até músicas, há mais de 15 anos, a ideia era sensibilizar quem passava a mesma situação que ela. “Eu escrevia coisas que pensava e questões reais, e isso fez com que as pessoas se identificassem com o que eu estava passando”.

Além das letras, Preta Rara criou páginas em redes sociais “Eu, empregada doméstica”, para receber denúncias de abusos. Os relatos deram origem também a um livro com o mesmo nome. “Quando criei a página, eu estava acostumada a ouvir histórias de jornadas muito duras. A maioria dos lugares não tem uma relação humanizada”. O inconformismo diante dos abusos saiu do silêncio e virou poesia. A arte que ela encontrou faz lembrar o passado ainda tão presente. Escreveu há mais de dez anos. “Se fosse por opção, tudo bem/ Tenho várias amigas/ Que já se conformaram/ Mas, eu não!”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro do STF Flávio Dino recebe ameaças por mensagem enviada pela ouvidoria da Corte

Ministro do STF Flávio Dino recebe ameaças por mensagem enviada pela ouvidoria da Corte

Texto foi enviado por meio da ouvidoria do tribunal
L
STF mantém prisão de Braga Netto por suspeita de obstrução em inquérito sobre tentativa de golpe

STF mantém prisão de Braga Netto por suspeita de obstrução em inquérito sobre tentativa de golpe

General da reserva está preso desde dezembro por obstruir investigação
L
STF mantém prisão de dois réus acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco

STF mantém prisão de dois réus acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco

Moraes entendeu que a periculosidade dos acusados está demonstrada
L
STF mantém depoimento do comandante da Marinha como testemunha em ação sobre tentativa de golpe

STF mantém depoimento do comandante da Marinha como testemunha em ação sobre tentativa de golpe

Marcos Sampaio Olsen foi indicado como testemunha de Almir Garnier
L
Ministra Marina Silva defende que COP30 seja marcada pela implementação de ações climáticas

Ministra Marina Silva defende que COP30 seja marcada pela implementação de ações climáticas

Ministra defende resoluções no encontro de novembro em Belém
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Ryan – cantor gospel

Nesta quinta-feira, dia 22, às 18h, o Falaê Podcast recebe o cantor gospel Paulo Ryan para uma conversa especial sobre sua trajetória de fé e música.
L
Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Governo amplia Minha Casa, Minha Vida com mais 130 mil unidades habitacionais e reajusta valores de financiamento

Anúncio foi feito por Jader Barbalho Filho na Marcha dos Prefeitos
L

Agenda News: HellPanda Rock Nights – a celebração do rock que Porto Velho esperava

Uma produção do Hellmadeira Rock Bar e da Toca do Panda, reunindo grandes atrações, riffs marcantes e uma experiência imperdível. Entrada gratuita e diversão garantida!
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Inscrições para concurso administrativo da Polícia Federal são prorrogadas

Os interessados terão até às 18h desta sexta-feira (23/5), horário de Brasília, para se inscreverem
L
Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

Premio Innovare: inscrições vão até 26 de maio

As incrições podem ser feitas pelo site.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru realizará VI Simpósio de Medicina Veterinária no mês de outubro

IFRO seleciona colaboradores externos para atuarem nos projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão dos territórios rurais

O processo seletivo é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.
L
Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE Você chegou à duração máxima desta conversa, mas pode continuar conversando em um novo chat. Repetir

Média salarial dos trabalhadores da construção civil cai 22% em uma década, diz IBGE

Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
L

Curso gratuito de barbeiro com 30 vagas é ofertado pela Semdestur em Porto Velho

As inscrições estarão abertas de 26 a 30 de maio
L
TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Descubra se o seu emprego está em risco por causa da Inteligência Artificial

IA generativa pode impactar 1 em cada 4 empregos no mundo, aponta OIT
L
Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa promove programação especial na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Atividades integram o estande da Alero com temas como economia, defesa patrimonial e primeiros socorros.
L

Dra. Taíssa entrega relatório final da CPI das Reservas ao Ministério Público de Rondônia

Parlamentar destaca a importância de ouvir a população afetada por áreas de conservação.
L
Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

Iluminação da Praça do São Sebastião é restabelecida após pedido da Vereadora Sofia Andrade

A Prefeitura de Porto Velho atendeu ao pedido de providência da vereadora Sofia Andrade (PL) e realizou, nesta semana, a troca das lâmpadas queimadas nos refletores da Praça do São Sebastião.
L
Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Deputada Lebrinha anuncia investimentos em educação e saúde durante visitas a municípios de Rondônia

Recursos foram destinados para melhorias em escolas e reforço na estrutura da saúde pública nos municípios de Ariquemes e Buritis.
L

Deputada Cláudia de Jesus propõe emendas e articula mobilização para mudanças no plano de carreira da Saúde

Assembleia aprovou projeto que moderniza regras, amplia direitos e valoriza os profissionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

CAC que comprava e vendia armas para sustentar família é preso antes de negociar pistola

CAC que comprava e vendia armas para sustentar família é preso antes de negociar pistola

O suspeito disse que é CAC e trabalha comprando e vendendo armas para sustentar a família.
10
BPTAR recebe denúncia e prende indivíduo armado na zona leste

BPTAR recebe denúncia e prende indivíduo armado na zona leste

O suspeito disse que buscava um indivíduo para vender a arma por R$500 reais, mas não soube passar a identificação do comprador.
16
Homem é encontrado morto dentro de caixa d’água após denúncia da ex-mulher na leste

Homem é encontrado morto dentro de caixa d’água após denúncia da ex-mulher na leste

Quando a guarnição foi até o local, não encontrou o suspeito, em seguida, a PM recebeu um novo chamado, e o homem foi encontrado morto dentro de uma caixa d’água no imóvel que morava.
18
Motociclista inabilitado é intubado depois de bater em traseira de carro estacionado na zona leste

Motociclista inabilitado é intubado depois de bater em traseira de carro estacionado na zona leste

De acordo com testemunhas, o rapaz pilotava uma moto CB300, quando bateu forte na traseira de um carro modelo Sandero de um pastor evangélico.
12

Motorista fica ferido em grave acidente com carreta na BR-364

De acordo com testemunhas, a caminhonete bateu com força na traseira do caminhão, deixando a frente do veículo destruída e o condutor com lesões.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): DJC LAMINADOS LTDA – ME

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L
Governo recua e revoga parte do aumento do IOF após críticas e impacto no mercado

Governo recua e revoga parte do aumento do IOF após críticas e impacto no mercado

Aplicações de fundos nacionais no exterior continuarão isentas
L
Governo paga parcela de maio do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5 nesta sexta (23)

Governo paga parcela de maio do Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5 nesta sexta (23)

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 667,49
L
Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2025 nesta sexta

Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2025 nesta sexta

Cerca de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
L
Governo lança programa gratuito para formar 10 mil programadores com bolsa mensal

Governo lança programa gratuito para formar 10 mil programadores com bolsa mensal

Não é preciso experiência na área para participar
L
Haddad diz que governo reviu alta do IOF para evitar ruídos e manter atratividade de investimentos

Haddad diz que governo reviu alta do IOF para evitar ruídos e manter atratividade de investimentos

Segundo o ministro, impacto é muito baixo sobre o conjunto de medidas
L
Brasil registra queda de 12,4% em acidentes com rede elétrica em 2024, mas mortes aumentam para 257

Brasil registra queda de 12,4% em acidentes com rede elétrica em 2024, mas mortes aumentam para 257

Número de mortes, no entanto, subiu de 250 para 257
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.