Por Renata Camurça
O Dia dos Povos Indígenas é comemorado anualmente no dia 19 de abril. Primeiramente, a comemoração foi instituída como Dia do Índio e posteriormente, em 2022, o nome foi alterado para o Dia dos Povos Indígenas, visando celebrar a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil.
O Dia do índio, foi criada pelo presidente Getúlio Vargas através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943. Em 2022, no governo de Jair Bolsonaro, através da Lei n.º 14.402, de 8 de julho, ocorreu a mudança do nome da celebração para o Dia dos Povos Indígenas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Informou que o Censo Demográfico já registra 1.652.876 pessoas indígenas em todo país, incluindo a coleta concluída na Terra Indígena Yanomami, dividida entre os de Roraima e Amazonas.
Segundo grupos que defendem os direitos indígenas, a data além de ser comemorativa, deve ser um momento de reflexão a respeito das condições dos indígenas no Brasil e da preservação dessa cultura e dos modos de vida dessas populações, é algo que deve ser prezado.
O povo indígena junto com seus costumes, alimentação e língua, fazem parte faz parte da formação cultural no Brasil, por isso nessa data chamamos a sua atenção para:
· celebrar os povos indígenas de formas não estereotipadas;
· combater preconceitos;
· conhecer mais sobre os diferentes povos e culturas indígenas;
· lutar pelos direitos indígenas;
· denunciar o genocídio indígena que aconteceu ao longo da história brasileira;
· pressionar o governo para acelerar o processo de demarcação de terras indígenas;
· denunciar crimes e abusos cometidos contra os povos indígenas, em especial por mineradores e madeireiros;
· lutar por mais políticas públicas em defesa dos povos indígenas.
Feliz Dia dos Povos Indígenas!