Por Renata Camurça
No dia 4 de abril é comemorado o Dia Mundial dos Animais de rua. A data foi lançada por organizações holandesas visando conscientizar a população sobre o sofrimento e dificuldades enfrentadas por milhões de animais de rua, na tentativa de diminuir os números do abando.
Apesar de não ser uma data oficial, muitos lugares utilizam o Dia Mundial dos Animais de rua para chamar atenção para causa em busca de ações para ajudar os animais. Algumas organizações aproveitam o período para promover campanhas educativas e feiras de adoções.
Dados do Instituto Pet Brasil revelam que o país possui hoje 184,960 animais abandonados ou resgatados por maus tratos, sob a tutela das ONGs e Grupos protetores. O levantamento apurou também a existência de 400 ONGs atuando na proteção animal.
Números como esses mostram a importância do Dia Mundial dos Animais de rua em conscientizar a população sobre os casos de abandono e também como ajudar os animais que sofrem vagando pelas ruas em busca de alimentação e abrigo.
Por isso, antes de decidir ter um animal de estimação, seja por compra ou adoção, é preciso considerar todas as necessidades e características do animal, espaço físico necessário, condições econômicas para custear alimentação e assistência veterinária. Prezar pela qualidade de vida do animal é sinônimo de guarda responsável.
É importante ressaltar que abandonar e mau tratar animais além de ser uma crueldade é crime. Segundo a Lei n.º 9.605/98, artigo 32, a pena prevê três meses a um ano de detenção, e recentemente a pena para a violência contra cães e gatos, aumentou de 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal.
No Dia Mundial dos Animais de rua, saiba como ajudar essa causa:
· Adote um animal abandonado;
· Ajude em resgates (apoio financeiro ou lar temporário);
· Coloque ração de qualidade e água limpa para animais de rua;
· Ajude uma ONG de animais (saco de ração);
· Apadrinhe um animal de rua (vacina, castração);
· Divulgue fotos de animais que estão para adoção;
· Denuncie casos de abandono ou maus-tratos.
Apoiar ONGs que acolhem animais de rua, promover campanhas de conscientização sobre maus-tratos e abandono ou mesmo adotar um animal são atos de amor e cidadania que ainda colaboram com a qualidade do meio ambiente e com a saúde humana. Faça sua parte, toda ajuda é sempre bem-vinda!