SÁBADO, 22/03/2025
Publicidade

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil

Plano decenal prevê entrada em operação de duas novas usinas até 2031.

Publicado em 

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia

Por Vitor Abdala 

Na última semana, a Eletronuclear, estatal brasileira responsável pela geração de energia nuclear no país, foi multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O motivo da autuação foi o despejo, pela usina Angra 1, de água contaminada com substâncias radioativas no mar, em setembro do ano passado.

Especialistas divergem sobre uso da energia nuclear no Brasil - News Rondônia
Imagem PAC

O incidente, que virou alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), na última terça-feira (21), reacende o debate sobre os custos e benefícios da geração de energia elétrica por meio de termelétricas nucleares no país. A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país.

As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país. Nesta semana, a Eletronuclear, estatal responsável pela administração das usinas de Angra, no Rio de Janeiro, divulgou uma nota informando que Angra 1 havia batido seu recorde de geração de energia em um mês, atingindo 485 gigawatts-hora (GWh) em janeiro deste ano.

Em 2022, Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto sua irmã Angra 2 produziu 9.686 GWh. No total, ambas geraram 14.558 GWh que, segundo a Eletronuclear, seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.

Há, ainda, a previsão de dobrar a produção até 2031, com a inclusão de duas novas usinas no parque gerador no país.

Uma delas, Angra 3, com capacidade instalada de 1,4 GW, está em construção, com 65% das obras concluídas e previsão de entrada em operação em 2028. Outra usina deverá ter 1 GW de potência até 2031, segundo o Plano Decenal de Energia 2022/2031, divulgado no ano passado.

Segurança energética

Segundo o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), o engenheiro eletricista Celso Cunha, a energia nuclear é uma fonte importante para manter a estabilidade da oferta e garantir a segurança do abastecimento.

Isso porque fontes de energias renováveis, como a hidrelétrica, eólica e solar dependem do clima para que possam abastecer o sistema elétrico nacional.

“Elas [as usinas nucleares] estão sempre ali, com capacidade de produção contínua, independentemente se chove mais ou se chove menos, se venta ou se faz sol. Elas garantem uma estabilidade do sistema”, afirma Cunha.

Segundo ele, além de garantir a estabilidade do sistema, as usinas nucleares – que são um tipo de termelétrica que usa o urânio como combustível –, também são uma fonte de energia limpa, porque não emitem gases do efeito estufa em seu processo de geração, diferente de outras térmicas como aquelas que usam carvão, óleo ou gás natural como combustíveis.

Além disso, ele aponta que as nucleares têm um fator de aproveitamento do potencial gerador melhor do que as eólicas e solares, ou seja, elas conseguem produzir mais energia em relação à capacidade nominal da usina.

Cunha também define como ponto positivo, a possibilidade de construí-las próximas aos centros consumidores de energia, evitando custos elevados com linhas de transmissão.

Argumentos divergentes

O doutor em energética e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Heitor Scalambrini Costa, no entanto, discorda da avaliação da Abdan. Para ele, o Brasil não precisa de usinas nucleares, pois é possível abastecer o país com fontes como energia eólica, hidrelétrica e solar.

“O Brasil, com toda sua diversidade, de água, sol, vento e biomassa, realmente não precisa de uma fonte tão polêmica. O argumento de que as energias eólica, solar e outras fontes seguem ciclos naturais, é inconsistente, do ponto de vista técnico. É possível fazer sistemas híbridos, complementares. Se, à noite, você não tem o sol para fornecer energia, aqui no Nordeste, em particular, os ventos são mais fortes durante a noite. No Sul, se você tem um período de poucas chuvas, é o período que coincide com a colheita da cana, em que você pode queimar o bagaço e produzir energia elétrica”.

Além disso, segundo ele, dizer que a energia nuclear é limpa é um mito, já que os processos de produção do combustível emitem gases do efeito estufa.

“Você tem emissão de gases do efeito estufa na mineração [do urânio], no transporte, nos processos de enriquecimento e produção das pastilhas”.

Há ainda uma questão mais grave, que é a destinação do combustível já usado, o chamado lixo nuclear, que continua emitindo radiação durante anos e apresenta um risco para os seres humanos e o meio ambiente, segundo Scalambrini.

Para Celso Cunha, no entanto, esse combustível não é lixo e pode ser reutilizado, através de um reprocessamento. Segundo ele, o Brasil decidiu não fazer uso desse material, mas poderia gerar recursos vendendo para países que fazem o reprocessamento, como a França e o Japão.

Scalambrini diz que esse resíduo é ainda mais perigoso que o combustível novo, já que contém plutônio e pode ser usado militarmente na produção de bombas atômicas sujas.

Outro ponto destacado por Scalambrini é o risco de acidentes nucleares, como aconteceu em Chernobyl e Fukushima. Para ele não há como garantir que não ocorram novos acidentes, por mais avançados que sejam a tecnologia e os protocolos de segurança.

Já Cunha afirma que os acidentes foram pontuais e explica: Chernobyl aconteceu em uma época em que os protocolos de segurança não eram tão exigentes quanto hoje e Fukushima foi vítima de uma sucessão de incidentes derivados de um terremoto e um consequente tsunami.

Custo

Scalambrini explica ainda que a geração da energia nuclear é cara, o que impacta no seu custo.

“O custo é muito mais caro. Chega a ser três a cinco vezes mais caro que a energia eólica, a solar e a que vem das hidrelétricas. E quem pagaria isso seríamos nós na conta”, afirma.

Para Cunha, no entanto, o custo deve ser analisado sob o ponto de vista de estabilidade já que, apesar de ser mais cara, a energia nuclear garantiria a oferta da energia.

“Tem um custo agregado para alguém garantir a estabilidade do sistema”, justifica o presidente da Abdan.

Pequenas usinas

A Abdan aposta que os pequenos reatores nucleares representam o futuro da geração de energia termelétrica nuclear.

“Serão reatores que você produz e homologa nas fábricas e traz direto para o site [local onde será instalado para gerar energia]. O problema de construção, que leva um tempão, reduz muito. O volume de investimentos no empreendimento é muito menor”, explica Cunha.

Os pequenos reatores também prometem resolver o problema de inflexibilidade da quantidade de energia das grandes usinas nucleares, já que eles permitem aumentar e reduzir carga mais rapidamente do que grandes reatores.

Segundo Cunha, por isso, os pequenos reatores podem ser complementares aos parques geradores eólicos e solares. “Você pode trabalhar junto com a solar e eólica e compensar a flutuação que existe”.

Scalambrini diz que esses pequenos reatores apresentam os mesmos riscos que os grandes reatores, incluindo os resíduos radioativos e a possibilidade de acidentes.

Angra 3

Sobre a construção de Angra 3, que se arrasta por quatro décadas, os dois especialistas também divergem. Cunha diz que o custo para a conclusão da obra está hoje em torno de R$ 21 bilhões. No entanto, segundo ele, suspender as obras e desmontar a estrutura já construída custaria algo em torno de R$ 15 bilhões.

“Não tem o menor sentido você paralisar aquilo. O custo daquela energia não será o custo de uma obra normal. É uma obra que já parou três vezes. Esse é o custo Brasil, da famosa ponte que você constrói mas não tem a cabeceira nem a estrada. Você precisa de continuidade: começo, meio e fim”, afirma Cunha, que defende que o governo ceda espaço à iniciativa privada na geração de energia nuclear.

“Deixa a iniciativa privada construir e operar. E a gente vai manter regulação e controle desse projeto, através da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, que foi criada para fazer isso”.

Já Scalambrini defende a paralisação das obras de Angra 3 e que a estrutura já erguida seja desmontada. Segundo ele, isso não custará tanto, uma vez que a usina nunca entrou em operação e, por isso, não precisará ser descontaminada.

Além disso, ele defende que seja estabelecido um cronograma para que as usinas de Angra 1 e 2 sejam desativadas.

“É óbvio que não se faz isso do dia para a noite, mas que se coloque isso como uma meta. Se é para fazermos termelétricas, vamos fazer com biomassa, vamos utilizar resíduos da agricultura”.

Segundo ele, é importante que o governo envolva a sociedade na discussão sobre os rumos da matriz energética no futuro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeito Léo Moraes marca presença em caminhada pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da luta por direitos igualitários, pelo bem-estar e pela inclusão
L

Jirau Energia reúne mais de 600 pessoas em evento comemorativo ao dia mundial da água

Programação realizada pela Jirau Energia contou com atividades educativas, culturais e interativas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
L

Dia Mundial da Água: cuidar da água é cuidar da vida

Preservar hoje para garantir o amanhã — o compromisso que começa em cada atitude
L
Consulta pública sobre privatização do saneamento pela SEDEC começa com preocupação do SINDUR

Consulta pública sobre privatização do saneamento pela SEDEC começa com preocupação do SINDUR

A entidade critica o formato da consulta, realizada exclusivamente online, e defende um debate mais amplo, com audiências públicas presenciais em todas as regiões do estado.
L
AAMMAT celebra 45 anos de trajetória em Manaus

AAMMAT celebra 45 anos de trajetória em Manaus

A celebração reuniu autoridades, advogados e convidados, que prestigiaram o discurso da presidente da entidade, Juliana Coimbra Garcia.
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

[AO VIVO] Campeonato Rondoniense SICREDI Série A 2025 movimenta o fim de semana em Porto Velho

GENUS e Ji-Paraná se enfrentam neste sábado (22), às 16h, no estádio Aluízio Ferreira
L
Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025

Prazo para contribuinte prestar contas vai até 30 de maio
L

#Sintonia360 | Entrevista Larissa Costa Leite, psicóloga do Instituto Iamar

Neste sábado, às 09h, vamos conversar com Larissa Costa Leite, psicóloga do Instituto Iamar. Vamos falar sobre saúde mental, bem-estar e o impacto da psicologia na vida das pessoas.
L

Mostra permanente de Arqueologia na UNIR desperta interesse e valoriza identidade ancestral de Rondônia

“Impressiona-me saber que o estado de Rondônia tem uma história própria, que foge um pouco do estereótipo do colonialismo e da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.”
L

Política e religião mais unidas: ALE-RO cria Frente Parlamentar Católica Romana

A Frente Parlamentar será composta por até sete deputados estaduais, escolhidos de acordo com as normas regimentais da ALE-RO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Inscrições para novo concurso ainda não estão abertas
L
Concurso Internacional de Redação de Cartas

Concurso Internacional de Redação de Cartas: Última chance para jovens talentos

Inscrições abertas até 28 de março para estudantes de até 15 anos.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

O cronograma completo, com as datas de cada fase, pode ser conferido no Anexo I do edital.
L
Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Retificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de evento do PL Mulher em Cacoal e realiza vídeo chamada com Bolsonaro

Encontro político das mulheres data o aniversário da primeira-dama, Michelle Bolsonaro
L

Coronel Chrisóstomo se reúne com mulheres e acompanha campeonato de futebol em Pimenta Bueno

Durante o evento, o parlamentar anunciou o envio de R$ 1 milhão para o tratamento de pessoas autistas.
L
Lebrinha solicita recuperação da RO-135 para melhorar tráfego entre Novo Horizonte e Castanheiras

Lebrinha solicita recuperação da RO-135 para melhorar tráfego entre Novo Horizonte e Castanheiras

As más condições da estrada, com trechos deteriorados e irregulares, têm dificultado a mobilidade e colocado em risco a segurança de quem transita pelo local.
L

Deputada Gislaine Lebrinha solicita recuperação da RO-010

Deputada faz indicação para recuperação da RO-010, visando melhor trafegabilidade e desenvolvimento dos municípios.
L
Deputado Ribeiro e Sargento Eliel discutem melhorias para Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro e Sargento Eliel discutem melhorias para Guajará-Mirim

Ao final da reunião, ambos reafirmaram o compromisso de buscar recursos e parcerias para viabilizar essas melhorias e atender às demandas da população de Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Enfermeira passa mal e sofre acidente de moto em Porto Velho

O caso aconteceu na Avenida Amazonas, no bairro Cuniã, zona leste de Porto Velho.
12

Homem é encontrado morto próximo à ponte do Rio Machado

O corpo apresentava múltiplas perfurações pelo corpo, um corte profundo no pescoço e um ferimento extenso na cabeça.
18
Militar da Base Aérea fica ferido depois de bater em moto com reboque

Militar da Base Aérea fica ferido depois de bater em moto com reboque

Segundo testemunhas, o militar da Base Aérea seguida de moto sentido centro, quando bateu na traseira de um reboque puxado por outra motocicleta.
14
Pedestre morre após ser atropelado por moto na zona sul

VÍDEO: Câmera registra atropelamento fatal de pedestre na zona sul

O acidente ocorreu na Rua Três e Meio, bairro Floresta, zona sul de Porto Velho.
18
Conselheiro do CV e genro são presos com drogas e arma na capital

Conselheiro do CV e genro são presos com drogas e arma na capital

A prisão foi realizada por policiais da PATAMO, BPTAR e FTICCO, após investigação que apontava a dupla como responsável pelo comércio de drogas local.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO abre cadastro de apicultores e meliponicultores para fortalecer programa sanitário

Governo de RO abre cadastro de apicultores e meliponicultores para fortalecer programa sanitário

A atuação conjunta de produtores, associações, sindicatos, instituições públicas e privadas tem sido fundamental para esse avanço.
L
STD Best Trick agita Porto Velho com campeonato de skate e shows de rock

STD Best Trick agita Porto Velho com campeonato de skate e shows de rock

Evento acontece neste sábado (22) e reúne skatistas das categorias Iniciante, Amador e Feminino
L
Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho

Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser obtidos pelo Instagram oficial @nauru_poetadasguerras
L

Rondônia avança na construção do Código de Vigilância em Saúde

O seminário abordou diversas temáticas relacionadas à construção integrada de um modelo nacional de código sanitário
L
TJRO e Cremero alinham preparativos para a Semana Nacional da Saúde

TJRO e Cremero alinham preparativos para a Semana Nacional da Saúde

A transmissão será feita pelo canal do MPRO no YouTube: https://www.youtube.com/@mprobr.
L

Jovem talento de Porto Velho busca apoio para teste no Flamengo

Mãe do atleta, Raquel Mendes, busca apoio financeiro para custear a viagem e despesas do filho durante 22 dias no Rio de Janeiro .
L
Campus Calama abre seleção para bolsistas no sistema UAB

Campus Calama abre seleção para bolsistas no sistema UAB

O processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pela Portaria nº 68/PVCAL-CGAB/IFRO, de 26 de fevereiro de 2025.
L
IFRO abre inscrições para curso gratuito de artesã em biojoias pelo projeto mulher de fibra em Porto Velho

IFRO abre inscrições para curso gratuito de artesã em biojoias pelo projeto mulher de fibra em Porto Velho

A iniciativa busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente chefes de família que complementam sua renda por meio de programas como o Bolsa Família.
L
IFRO abre inscrições para curso gratuito de assistente em administração pelo projeto mulher de fibra em Porto Velho

IFRO abre inscrições para curso gratuito de assistente em administração pelo projeto mulher de fibra em Porto Velho

A capacitação é voltada para mulheres a partir de 16 anos, que tenham concluído o ensino médio.
L