Por Wanglézio Braga
Parte do Acre está em alerta por causa das fortes chuvas que estão caindo desde a noite de quarta-feira (22) e perdura nesta quinta-feira (23). Na capital, Rio Branco, dezenas de bairros ficaram alagados provocando inúmeros transtornos aos moradores. Comunidades ficaram isoladas, carros alagados por algumas avenidas e dois trechos da BR-364 inundados.
As imagens que são compartilhadas nas redes sociais a todo instante impressionam. Entre uma e outra, o News Rondônia dá destaque para um vídeo em especial, gravado hoje, do exato momento em que um igarapé, do famoso Balneário Quinauá, rompe e abre uma gigantesca fissura na BR-364. O local é bastante frequentado por locais para banhos e pesca.
O ponto rompido fica na divisa das cidades de Senador Guiomard e a capital Rio Branco. Um trecho alternativo vem sendo usado para que os veículos possam trafegar com total segurança. Motoristas que vão para o estado, tanto pela BR-317 em Boca do Acre (AM) quanto de Porto Velho precisam de cautela e muita atenção.
O ponto do desvio é na BR-317 na altura do posto de gasolina das Quatro Bocas. O trecho é conhecido por funcionar uma cadeia pública. Para chegar em Rio Branco, os motoristas vão precisar passar pelo perímetro urbano de Senador Guiomard e seguir normalmente.
O Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) no Acre foi acionado e ainda não se manifestou sobre os trabalhos de restauração. A Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF-AC) está no local resguardando curiosos e orientando o tráfego de veículos.