Por Renata Camurça
O Dia Mundial do Acupunturista é comemorado anualmente no dia 23 de março. A data foi oficializada nesse mesmo dia, no ano de 1996, durante o I Congresso Brasileiro de Acupuntura, visando reconhecer a importância dos profissionais que tantos benefícios trazem para a saúde.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a acupuntura foi introduzida em 2006, com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, após a Organização Mundial de Saúde estimular diversos países a aderirem a práticas medicinais chinesas no sistema público saúde.
A acupuntura é um tratamento terapêutico, que utiliza agulhas filiformes metálicas, em pontos precisos pelo corpo para tratar diversas doenças e melhorar a qualidade de vida. Para a Medicina Tradicional Chinesa, esses pontos constituem regiões vitais dos indivíduos, que são essenciais para a manutenção do equilíbrio energético, funções físicas e mentais do ser humano.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura pode ser aplicada no tratamento de mais de 40 doenças, como doenças crônicas, dores, doenças pulmonares, ansiedade, depressão, enxaqueca, entre outras.
No Brasil, a acupuntura tem crescido progressivamente tanto no meio dos usuários de serviço de saúde como no meio acadêmico. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, foram realizados mais de 5 milhões de sessões de intervenções por meio da acupuntura no SUS.