Por Renatata Camurça
No dia 5 de março, é celebrado o Dia Nacional da Música Clássica. A data homenageia Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), um dos mais importantes compositores brasileiros do gênero, nascido neste dia.
O Dia Nacional da Música Clássica foi criado no segundo semestre de 2005, quando a revista Viva Música, propôs a criação de uma data que homenageasse a música clássica no Brasil. A ideia era criar um dia especial para valorizar e comemorar as produções musicais brasileira e para decidir qual seria a melhor data, foi lançada uma consulta dirigida a profissionais atuantes do setor.
Foram sugeridos os nascimentos dos compositores, José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro), Antônio Carlos Gomes (11 de julho) e Heitor Villa-Lobos (5 de março). Com quase metade dos 7 mil votos totais, a data do nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos foi escolhida.
A partir de 2006, após vencer a enquete, Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro mais conhecido compositor sul-americano de todos os tempos, tornou-se patrono da música clássica do Brasil.
Em 2009, um decreto do governo federal instituiu a data nacionalmente. Desde então, o Dia Nacional da Música Clássica, ajuda a promover a música clássica e aumenta a visibilidade nos meios de comunicação.
A homenagem é justa, o compositor Heitor Villa-Lobos tem mais de mil obras, entre elas as mais conhecidas: “O Trenzinho do Caipira”, “Bachianas Brasileira”, “Melodia Sentimental”, “Rosa Amarela” e “Rasga Coração”.
O News Rondônia valoriza e parabeniza todos os compositores e musicistas brasileiros!
Para comemorar playlist de clássicos da música clássica brasileira:
- Heitor Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
https://www.youtube.com/watch?v=BB_Xas4C10A
- Padre José Maurício Nunes Garcia – Requiem
https://www.youtube.com/watch?v=fbjGmWmEoxY
- Waldemar Henrique – Uirapuru
https://www.youtube.com/watch?v=qdbJEDQ-b6w
- Edino Krieger – Canticum Naturale