Por Renata Camurça
O Dia Internacional da Língua Materna ou International Mother Language Day é comemorado anualmente no dia 21 de fevereiro. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por iniciativa de Bangladesh, em 1999.
A data lembra a importância da diversidade linguística e cultural para a sociedade. Segundo a UNESCO, mais de 500 idiomas correm risco de serem extintos, 45 só no Brasil. A preservação da língua materna está ligada a elementos como a transmissão entre gerações, o acesso à educação e investimento em políticas públicas.
A língua portuguesa não faz parte desse grupo que corre risco de extinção. Felizmente, o português é a língua oficial de oito países e ocupa a 6ª posição na lista dos idiomas mais falados no mundo, com mais de 200 milhões falantes.
Outro objetivo da data comemorativa é sensibilizar a sociedade para a tolerância, o respeito e a preservação do patrimônio cultural e linguístico dos diversos povos do mundo. Considrando que a língua materna é o primeiro idioma que aprendemos, é parte da nossa identidade, devemos consagrá-la e sentir orgulho da língua que falamos.
Em 2023, o tema a ser discutido é sobre a “Educação Multilíngue” para transformar a educação. A educação multilíngue é baseada na língua materna, visando facilitar a inclusão de grupos populacionais que falam línguas não dominantes, línguas de grupos minoritários e línguas indígenas.
No dia Internacional da Língua Materna, o News Rondônia reforça que a preservação da língua materna é essencial para a autoestima de vários povos e para o desenvolvimento social.