QUARTA-FEIRA, 29/11/2023

Mulheres no climatério estão entre as que mais abusam do álcool

"Elas costumam beber isoladamente e com frequência", diz especialista.

Publicado em 

Mulheres no climatério estão entre as que mais abusam do álcool - News Rondônia

Por Alana Gandra e Heloisa Cristaldo

Um dos principais perfis de mulher que abusa do álcool são aquelas em fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, o chamado climatério. O dado faz parte de pesquisa do Programa Saúde Mental da Mulher (ProMulher), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Este sábado (18) é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

Mulheres no climatério estão entre as que mais abusam do álcool - News Rondônia
Imagem Marcello Casal Jr

“Elas costumam beber isoladamente e com frequência, como forma de enfrentamento das alterações hormonais, psicológicas e comportamentais”, explica o ginecologista Carlos Moraes, especialista em infertilidade e ultrassom em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Para as mulheres que já adoeceram devido ao alcoolismo, a presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Alessandra Diehl, destacou a dificuldade de acesso a tratamentos. “Hoje, por exemplo, se você precisar de grupos específicos para as mulheres, nós vamos ter dificuldade, quer seja no ambulatório, quer seja em internação exclusiva para mulheres. São pouquíssimos os serviços no Brasil”.

Por essa razão, dois movimentos cresceram muito durante a pandemia da covid-19, e continuam a crescer. Um é o Colcha de Retalhos, braço do Alcoolicos Anônimos (AA), que envolve grupos temáticos exclusivos para mulheres.

“E isso tem dado muito certo porque uma mulher, junto com outras mulheres, se sente muito mais à vontade para poder partilhar coisas que são da sua intimidade, do universo feminino, e que, em um grupo misto, seria mais difícil de falar”.

O outro movimento é a Associação Alcoolismo Feminino (AAF), criado por uma alcoolista em recuperação e que iniciou a atividade na pandemia organizando grupos online para mulheres que não conseguiam acessar grupos presenciais. “Isso foi crescendo e, hoje, se tornou uma associação que tem acolhido mulheres nas suas especificidades: mulheres bariátricas, mulheres lésbicas, mulheres com problemas com álcool e medicamentos”.

Pandemia

Segundo o psiquiatra e presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), Arthur Guerra, algumas pessoas mudaram o hábito de ingestão de álcool durante a pandemia de covid-19.

“Pessoas que só bebiam no final de semana, durante a pandemia começaram a beber todos os dias à noite. A pandemia trouxe ainda uma sensação de que muitas pessoas ficavam isoladas, depressivas, angustiadas, com medo de contrair o vírus, de serem intubadas, de morrer. Por essa razão, algumas pessoas que tinham esses medos começaram a beber mais para tentar diminuir o medo, a angústia. Isso [aconteceu] de forma geral, mas foi mais acentuado para as mulheres porque ela continuou tendo na pandemia, as funções que tinham antes como cuidar da casa, da educação dos filhos. A mulher ficou sobrecarregada durante a pandemia e não tinha com o que extravasar”, afirmou Guerra.

De acordo com administrador Fábio Quintas, colaborador do Alcóolicos Anônimos (AA), o perfil dos membros do grupo mudou em virtude da pandemia de covid-19.

"Na pandemia, quando começamos o processo por videoconferência, vimos que metade dos pedidos de ajuda vinha de mulheres. Isso dissonava, era diferente do que tínhamos antes da pandemia. Ou seja, os contatos que eram feitos antes da pandemia eram muito menores, de 5 a 13% de mulheres que pediam ajuda. Já no primeiro ano da pandemia, os contatos feitos por mulheres chegaram a 45%".

A vendedora D.C.A., de 43 anos, conta que usou a bebida alcóolica para aliviar o conjunto de sentimentos negativos, como ansiedade, medo e solidão durante o período de pandemia.

“O afastamento social limitou muito o convívio com os amigos e familiares. O medo do futuro, a incerteza sobre tudo que estávamos vivendo, a morte de muitos amigos e parentes, me levaram a uma grande tristeza e acabava bebendo mais e por mais dias. O que era somente nos fins de semana, passou a ser durante a semana também. O álcool era uma válvula de escape nesse período sombrio que estávamos passando”, descreveu.

Complicações

A psiquiatra Alessandra Diehl lembra que o alcoolismo também envolve dependência química. De acordo com a médica, as mulheres têm, primeiro, depressão ou transtorno alimentar, e, depois, desenvolvem alcoolismo.

A médica relata que a associação entre bariátrica e alcoolismo tem sido muito vista na prática clínica em consultório. E que, na mulher, o uso de substâncias em geral é precedido por um quadro psiquiátrico de depressão ou transtorno alimentar, ou uma bipolaridade, transtorno de ansiedade ou de humor, ou, ainda, por um trauma.

Fertilidade

Segundo o estudo Multicêntrico, divulgado pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), no período ovulatório o consumo elevado de álcool está associado a menores taxas de concepção. Normalmente, a chance de engravidar espontaneamente em um ciclo é 25%. Caso a mulher consuma álcool moderadamente, essa chance cai para 20%, mas se o consumo é alto, a redução é quase pela metade, atingindo 11%.

O ginecologista e obstetra Carlos Moraes esclareceu que “o álcool pode afetar a concentração de hormônios endógenos, prejudicando a ovulação e a receptividade do endométrio, o que diminui as chances de fixação do embrião e, portanto, da gravidez”.

O álcool também pode aumentar o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. É o que aponta a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC). De acordo com a agência, o risco de desenvolver câncer de mama aumenta de 7% para 10% a cada dose de álcool consumida diariamente, levando em conta que uma dose padrão de álcool equivale a 14 g de álcool puro, o que corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose pequena de bebida concentrada (shot) de destilado.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Audiência pública acontece dia 5 para prestação de contas de 2023 e relatório de governança na previdência

Na ocasião, serão apresentados relatório de governança, contendo o quantitativo de servidores ativos, aposentados e pensionistas, assim como resumo da folha de pagamento de benefícios e outras despesas.
L
STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

Tese jurídica abre brecha para retirada de conteúdos nas redes sociais.
L

Flávio Dino no STF fortalece democracia, por Andrey Cavalcante

Dono de invejável carreira pública, Flávio Dino é natural de São Luís/MA, onde nasceu em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino.
L
Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Lista de aprovados inclui cinco mulheres e cinco homens.
L

Eleições e Fake News: Márcio Nogueira aborda desafios e necessidade de regulação durante palestra na Conferência Nacional de Advocacia

O líder da advocacia rondoniense foi incisivo ao apresentar a necessidade uma abordagem regulatória no ambiente democrático, considerando a atual realidade de uma nas redes sociais.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original Pub traz shows de rock para animar o final de semana

O pub terá descontos em petiscos e chopp, feijoada com rock, e noite de especiais com bandas que homenageiam Nirvana, Avenged Sevenfold e Red Hot Chili Peppers.
L

MARINA SILVA: Rondônia tem 48 dos 52 municípios em estado de emergência pela seca

‘Ou nós vamos enfrentar o problema do desmatamento, da mudança do clima, ou isso que nós estamos vendo agora é apenas o começo’
L

Coluna do Simpi – R$ 2 bi para avanços digitais nas pequenas indústrias

O MDIC prevê que, em três anos, mais de 93,1 mil empresas terão atendimento direto para conseguir passar por essa transformação digital.
L
FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

Foram cumpridos 62 mandados judiciais, simultaneamente, em Rondônia e Goiás. 12 pessoas foram presas.
10

Momento empresarial entrevista: Alex Nunes – Eco Vibe, Circo da Meia Noite e Winner Mídia PVH

Nesta quarta-feira, dia 29, às 09h, o programa “Momento Empresarial” promete trazer insights valiosos para o público interessado no mundo dos negócios.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Iluminação e Lazer: Valtinho Canuto trabalha por melhorias para o Baixo Madeira

No mesmo sentido, o vereador está comprometido com a implementação de iluminação no campo de futebol de Brasileira.
L

Linha 78 em São Miguel do Guaporé recebe manutenção após indicação da deputada Lebrinha

Indicação parlamentar atende solicitação do vereador GuiGui.
L

Assembleia e Defensoria Pública estreitam laços em projetos para a população

Presidente da Alero, deputado Marcelo Cruz, recebeu o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima.
L

Decisão Nacional do Partido Renovação Democrática para Fortalecimento Regional

Esta decisão é parte de uma estratégia mais ampla da Renovação Democrática para consolidar sua presença e influência em nível estadual.
L

Deputado Cássio Gois destaca as comemorações dos 46 anos de Cacoal

Parlamentar destacou o aniversário do município durante sessão.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Idoso é encontrado morto dentro de rio em distrito

O idoso estava desaparecido e foi encontrado pelo próprio filho.
18

Homicida do Amazonas é preso enquanto trabalhava com refrigeração em Porto Velho

De acordo com a Polícia Civil, Taylles estava com mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido no dia 28 de abril deste ano. O crime teria ocorrido na cidade de Autazes no estado do Amazonas.
12
Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

As apreensões ocorreram na última semana.
10
Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Populares espancaram e amarraram o indivíduo no poste de iluminação pública até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante.
16

ASSISTA: Ladrão é filmado furtando central de ar em clínica de psicologia na zona leste

De acordo com testemunhas, o ladrão já teria furtado outras três centrais de ar na região.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura dos Jogos da Juventude Universitária de Rondônia acontece nesta quarta-feira em Porto Velho

As competições acontecem até o dia 3 de dezembro
L
Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Ouro no Pan de Santiago, seleção enfrenta Cazaquistão às 14h de sexta
L

Mãe atípica: advogada Luzinete Xavier é nomeada como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Antes de assumir a presidência da comissão, Luzinete Xavier já era uma membra ativa da comissão, além de ser participativa de grupos como ‘Marias’.
L
Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Antônio Luís Almeida Costa – ME

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 26/sol/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental:  FONSECA & MUNIZ LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE (LAPP) LICENÇA AMBIENTAL OPERAÇÃO (LAO) LICENÇA AMBIENTAL PREVIA (LAP) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LAI)
L
Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Meta do Programa Manuel Querino é qualificar 100 mil pessoas em um ano.
L
Dados são a base para políticas em direitos humanos, avaliam ministras

Dados são a base para políticas em direitos humanos, avaliam ministras

Assunto foi debatido no Fórum Global contra o Racismo e Discriminação.
L

OABRO entrega moção de aplausos ao presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor

Márcio Nogueira, presidente da AOBRO, ressaltou que ações que visam unificar e fortalecer o sistema de justiça beneficiando advocacia e a sociedade devem ser reconhecidos.
L
Comunicado: OABRO suspende atendimento na sexta-feira, dia da advocacia

COMUNICADO DE CHAMAMENTO PÚBLICO: Ações Voluntárias de Melhorias Ambientais no Estado de Rondônia.

Através da plataforma gratuita Google Meet, por meio do link https://meet.google.com/zkg-yvph-mbx, com acesso liberado a qualquer cidadão interessado
L