SEXTA-FEIRA, 01/12/2023

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania

Pesquisa sobre antepassados auxilia na recuperação de informações de familiares nascidos em outros países

Publicado em 

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania - News Rondônia

Por redação

O Brasil é um país miscigenado. Não à toa, muitas famílias apresentam diferentes ascendências, carregando histórias e culturas de diversos lugares do mundo. Esse fator, somado ao desejo de morar em outra nação, faz com que alguns indivíduos busquem pela dupla cidadania. 

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania - News Rondônia
Foto: Divulgação/Miro

Segundo dados divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil, em 2021 os cartórios emitiram 693 mil documentos para quem deseja estudar fora ou tirar a dupla cidadania. Esse número representa um aumento significativo, já que no ano anterior as emissões somaram 299,5 mil, metade do obtido no período seguinte.

Conseguir a dupla cidadania, porém, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, é preciso comprovar a ancestralidade do requerente — um processo que, na maioria das vezes, pode levar tempo. A construção de uma árvore genealógica pode ser feita para facilitar o levantamento necessário sobre os familiares. 

Entenda o processo de dupla cidadania

Segundo o governo federal, a dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois ou mais estados nacionais. Essa posição concede os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão de um país estrangeiro. Além disso, pessoas com dupla nacionalidade têm a integração facilitada à comunidade, com a entrada permitida no país sem a necessidade de visto. 

Pela Constituição Federal, todo brasileiro pode ter esse status. Há duas possibilidades para que o processo seja feito: quando há origem nacional reconhecida pela lei do outro país ou imposição da nacionalidade pelo processo de naturalização. 

De acordo com as informações divulgada pelo Colégio Notarial do Brasil, Portugal e Itália lideram o ranking de cidadanias mais procuradas pelos brasileiros, seguidos por Espanha e Alemanha. No panorama asiático, a liderança do é do Japão. 

Para dar entrada nesse processo, é preciso apresentar uma série de documentos, como certidão de nascimento, casamento e histórico escolar. No entanto, cada nação tem exigências específicas para a solicitação de cidadania.

De modo geral, filhos e netos de europeus podem dar entrada no processo em um país da Europa. Já os bisnetos só podem ter cidadania europeia caso os avós ainda estejam vivos. 

Assim como a naturalização por direito de sangue (jus sanguinis), pessoas casadas com estrangeiros também podem solicitar a dupla cidadania, mas devem conferir as exigências do país em questão. Além disso, quem mora fora do território brasileiro legalmente também consegue dar entrada no processo depois de alguns anos. 

Indivíduos que buscam a cidadania por jus sanguinis precisam reunir documentos dos ancestrais, como certidão de nascimento, casamento e óbito, e levá-los ao consulado no Brasil ou diretamente no próprio país onde há o desejo por dupla cidadania. 

Cabe ressaltar que o tempo para reconhecimento da solicitação varia conforme o processo, podendo demorar até anos. 

Como a árvore genealógica pode auxiliar

Diante da necessidade de reunir nomes e documentações de familiares de outras gerações, a elaboração de uma árvore genealógica ajuda a organizar todas as informações encontradas. Utilizada por muitos brasileiros no processo de identificação da própria ancestralidade, a pesquisa pode ser feita de diferentes formas. 

Geralmente, a árvore genealógica é um gráfico que traça a linha de ascendência de uma pessoa, começando por ela e seguindo pelas gerações anteriores. Esse documento pode conter diversas informações sobre os antepassados, como nome, profissão, data e local de nascimento, data e local do óbito.

Para quem busca por dupla cidadania, focar no nome completo, data e local de nascimento é o principal. A elaboração pode ser feita de diferentes formas, e a tecnologia otimiza esse processo. 

Como fazer uma árvore genealógica

Antes de começar, determine um ponto de partida — que, na maioria das vezes, é a própria pessoa que busca por dupla nacionalidade. Com um documento em mãos, como certidão de nascimento ou identidade, deve-se traçar uma linha e informar o nome completo e nacionalidade ao lado da data de nascimento. Em seguida, faça o mesmo com o nome dos pais, que também aparecerão no documento. 

Reúna a documentação e faça o mesmo movimento com as informações dos avós e bisavós até chegar no antepassado nascido no país estrangeiro. 

Atualmente, existem plataformas que disponibilizam modelos para a criação de uma árvore genealógica. Elas permitem o compartilhamento do arquivo com outros familiares que possam colaborar com a pesquisa de ancestralidade. Além disso, algumas ferramentas na internet possibilitam anexar arquivos, o que pode auxiliar a guardar as imagens dos documentos e acessá-los sempre que necessário, inclusive no processo se solicitação de dupla cidadania. 

Embora o processo possa parecer cansativo, criar uma árvore genealógica ajuda a entender mais sobre a história da família, fortalecendo a cultura e identificação com os ancestrais.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU lamenta retomada "catastrófica" dos combates em Gaza

ONU lamenta retomada “catastrófica” dos combates em Gaza

E pede às duas partes um cessar-fogo duradouro.
L
COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

COP28: em vez de unir forças, o mundo trava guerras, diz Lula

Presidente defendeu o desmatamento da Amazônia até 2030.
L
Governo reconhece situação de emergência em Maceió

Governo reconhece situação de emergência em Maceió

Ministério da Integração acompanha situação e providências adotadas.
L
Audiência Pública: Prefeitura de Jaru apresenta Propostas Preliminares do processo de revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura de Jaru apresenta Propostas Preliminares do processo de revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ e contou com a participação da sociedade civil e autoridades locais.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

A entrevista, transmitida no newstv.tv.br, focará no “Natal Solidário Cristal 2023” organizado pela AMACC.
L

Concurso Público Nacional Unificado: quatro cidades de Rondônia receberão as provas em março

De Rondônia, três cidades foram anunciadas: Porto Velho, Ariquemes, Vilhena e Ji-Paraná.
L

Deputado repudia indicações de Lula para o STF, a DPU e a PGR: ‘Cadê as mulheres que fizeram o L?’

Vale lembrar que para serem aprovados, eles precisam do apoio da maioria dos senadores, ou seja, mais de 41 votos favoráveis. As sabatinas estão previstas para o dia 13 de dezembro.
L

Coordenador da Bancada de RO dispara contra ministra de Lula: ‘Visão limitada, está desconectada da realidade’

Silva defendeu que a pavimentação da BR-319, entre Porto Velho a Manaus, é para uma simples conexão terrestre  
L

Asfalto chega ao Distrito de Vista Alegre, muda cenário do lugar e Hildon comemora: ‘Dia de Festa!’

O investimento agitou a região, motivo de comemoração por todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

Com plenário lotado, Alan Queiroz promove audiência pública sobre o 1º Plano Geral de Outorgas Hidroviário

Discussão sobre a licitação da hidrovia aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa.
L

Assembleia de Rondônia realiza audiência pública sobre a hidrovia do Rio Madeira

Evento contou com a participação de representantes do setor de mineração e dos órgãos envolvidos com a questão no Estado.
L
Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa celebra aprovação do Projeto de Lei de sua autoria criando o Dia Estadual do Idoso em Rondônia

Deputada Estadual Dra. Taissa Sousa celebra aprovação do Projeto de Lei de sua autoria criando o Dia Estadual do Idoso em Rondônia

Lei visa impulsionar políticas públicas em prol desta população.
L
Valtinho Canuto faz Pedido de Providência para aprimorar iluminação no Campo de Futebol 1º de Maio

Valtinho Canuto faz Pedido de Providência para aprimorar iluminação no Campo de Futebol 1º de Maio

O servidor, que anteriormente liderou esforços para implantar iluminação no campo, identificou a urgência de mais estruturas de iluminação.
L
Dra. Taíssa firma parceria que viabiliza atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa firma parceria que viabiliza atendimentos de orientações jurídicas em Guajará-Mirim

Parceria é com deputado federal Maurício Carvalho e Defensoria Pública da União. Atendimentos acontecem na próxima terça-feira (5), a partir das 8h.
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Dupla executa foragido com mais de 30 tiros e deixa idoso baleado na zona sul

As informações indicam que o jovem estava sentado no sofá da casa onde morava, quando dois homens chegaram de moto e efetuaram vários disparos na vítima, em seguida fugiram.
18

Caminhoneiro que atropelou pessoas em protesto é condenado por tentativa de homicídio duplamente qualificada após denúncia do MP

Segundo a versão reconhecida pelos jurados, o acusado assumiu o risco de produzir o resultado morte e se utilizou de meio que resultou em perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima.
10

Afastamento de Gladson Cameli depende agora da ministra Nancy Andrighi, do STJ

Governador acreano é acusado de chefiar uma Orcrim e incluir praticamente todos do clã Cameli.
L
RED WAVE: FICCO/RO realiza operação para combater furto em veículos

RED WAVE: FICCO/RO realiza operação para combater furto em veículos

Foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão na capital.
10
Câmera registra homem morrendo afogado no Rio Candeias - Assista

Câmera registra homem morrendo afogado no Rio Candeias – Assista

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento que o rapaz está nadando no rio, em seguida, afunda e desaparece nas águas na tarde de ontem (30).
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.
L
Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação

Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação

Queda de R$ 0,26 já está em vigor nas distribuidoras.
L
Brasil apresenta na COP proposta para manter florestas tropicais em pé

Brasil apresenta na COP proposta para manter florestas tropicais em pé

Sugestão é de aporte inicial de U$S 250 bi vindo de fundos soberanos.
L
Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

Provas serão aplicadas em março do ano que vem.
L
Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro

Safra recorde de soja e queda nas importações puxaram resultado.
L
Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social

Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social

Objetivo da mudança é deixá-lo totalmente alinhado à lei, diz estatal.
L

Governo do Estado fomenta economia com Feira de Empreendedores “Natal de Luz”

A 2ª edição da Feira dos Empreendedores Natal de Luz, que acontece, das 7h às 21h nesta sexta-feira, 1, e se estende até o sábado, 2
L