Autor – Assessoria
O Ministério Público de Rondônia definiu estratégias objetivando uma atuação articulada pelos diversos órgãos da Instituição no exercício de atividades voltadas para pautas de gênero, raça e diversidade. As proposições, estabelecidas para o ano de 2023, foram deliberadas em reunião realizada na última terça-feira (13/12), entre integrantes de unidades com atribuições convergentes sobre os temas.
A atividade teve a presença do Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar (Diretor do Centro de Apoio Operacional Unificado); das Promotoras de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel (Ouvidora-Geral do MPRO); Flávia Barbosa Shimizu Mazzini (Presidente da Comissão de Equidade de Gênero); Tânia Garcia Santiago (Coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Infância); Lisandra Monteiro dos Santos (Coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica); Tâmera Padoin Marques Marin (Promotora de Justiça com atuação no Combate à Violência Doméstica, Familiar e Feminicídio); Edna Capeli de Oliveira (Promotora de Justiça de Combate ao Racismo) e, ainda, do Promotor de Justiça Julian Imthon Farago (Coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível).
O encontro teve como propósito alinhar ações previstas para o calendário do próximo ano, com o objetivo de identificar confluências de atuação das Promotorias e órgãos especiais, intensificando as atividades e seu poder de alcance junto à sociedade.
Como resultado, ficou estabelecida uma agenda de trabalho, a ser desenvolvida em datas referências, para temas como combate à violência contra a mulher; consciência negra; luta da pessoa com deficiência; promoção e defesa dos direitos humanos, entre outros.
A reunião oportunizou, ainda, um balanço das campanhas e projetos realizados em 2022, com a participação do assessor de Comunicação e Publicidade da Gerência de Comunicação Integrada, Felipe Araújo.