QUARTA-FEIRA, 04/12/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Maioria da população brasileira acredita na ciência, aponta pesquisa

Entre os mais citados estão os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.

Publicado em 

Maioria da população brasileira acredita na ciência, aponta pesquisa - News Rondônia

Autor – Cristina Indio do Brasil

A maioria dos brasileiros (68,9%) declarou confiar ou confiar muito na ciência. Ainda que o percentual não seja baixo, é menor do que indicam pesquisas recentes, como o Índice do Estado da Ciência, feito pela empresa 3M (EUA) em 2022, que apontou um índice de 90% na afirmação "eu confio na ciência". O número faz parte do estudo Confiança na Ciência no Brasil em tempos de pandemia, conduzido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (INCT-CPCT), com sede na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Maioria da população brasileira acredita na ciência, aponta pesquisa - News Rondônia
Peter ilicciev

O trabalho divulgado ontem (12) teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Para os pesquisadores, um dos fatores que podem ter influenciado o recuo, se refere as campanhas organizadas de desinformação, que cresceram em quantidade e impacto durante a pandemia de covid-19. No entanto, recomendam cautela com comparações desse tipo, que podem não ser precisas “devido as diferenças na formulação das perguntas ou na apuração dos resultados”.

Cientistas

Entre as fontes de informação que mais inspiram confiança nos brasileiros e brasileiras, conforme a pesquisa, estão os cientistas, identificados pelos entrevistados como honestos e responsáveis por um trabalho que beneficia a população. As escolhas mais frequentes dos entrevistados como fontes confiáveis de informação foram médicos (60,1%), seguidos pelos cientistas (47,3%), dos quais 30,6% são de universidades ou institutos públicos de pesquisa e 16,7% que trabalham em empresas, e jornalistas (36,4%). “Artistas e políticos são citados com menor frequência, com 1,5% cada”, indicou.

Quanto aos nomes de cientistas e instituições de ciência no Brasil mais lembrados pelos entrevistados, 8% disseram conhecer o nome de um cientista brasileiro. Entre os mais citados estão os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. As médicas Jaqueline Goes, da Universidade de São Paulo (USP), e Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), também se destacaram durante o período da pandemia por suas atividades de comunicação e divulgação da ciência.

Apesar de acreditarem que os cientistas permitiram que ideologias políticas influenciassem suas pesquisas sobre o novo coronavírus durante a pandemia, os entrevistados parecem não ter dúvidas sobre os benefícios associados ao desenvolvimento científico. Somente 3,5% revelaram que a ciência não traz “nenhum benefício” para a humanidade.

Instituições

O percentual dos entrevistados que se lembraram de alguma instituição dedicada à pesquisa científica no Brasil, superou os 25%. Dentre as instituições mais citadas estão o Instituto Butantan, a Fiocruz e a USP.

Vacinas

De um modo geral, os entrevistados têm percepções e atitudes positivas sobre vacinação, mas especialmente em relação aos imunizantes contra a covid-19. A avaliação é que são seguros, eficazes e importantes para proteger a saúde pública e acabar com a pandemia.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.

A pesquisa apontou que 86,7% dos entrevistados consideram as vacinas importantes para proteger a saúde pública, 75,7% como seguras e 69,6% como necessárias. Apesar disso, 46,4% acham que elas produzem efeitos colaterais que são um risco. Outros 40% desconfiam que as empresas farmacêuticas esconderiam os perigos das vacinas. Para 46,7% dos entrevistados, o governo federal forneceu informações falsas sobre a vacina contra a covid-19.

Mesmo com o patamar de confiança nas vacinas, cerca de 13% dos entrevistados indicaram que não pretendem tomar doses de reforço da vacina contra a covid-19 e quase 8% dos que têm filhos ou menores sob sua responsabilidade declararam não ter a intenção de vaciná-los. Conforme a pesquisa, o perfil dessas pessoas é que além do acesso ao conhecimento, eles são profundamente diferentes por sexo e valores. Os pesquisadores observaram que a chance de recusar vacinas aos filhos é muito maior entre os homens e cresce entre as pessoas que declaram que “o crescimento econômico e a criação de empregos devem ser prioridades máximas, mesmo quando a saúde da população sofra de algum modo”.

Prioridade

Segundo a pesquisa, pessoas que “declaram que os avanços econômicos devem ter prioridade sobre políticas de combate à desigualdade, ou que o mercado deve ter prioridade sobre a saúde, têm maiores chances de considerar elevado o risco das vacinas”. Outro fator apontado está entre as que participam menos da política, ou que expressam valores de tipo sexista, como os homens são melhores que as mulheres na política, ou na ciência, ou devem ter prioridade nos empregos. Este grupo inclui também os que têm maiores chances de expressar cautela ou medo sobre a vacinação ou segurança das vacinas, mesmo controlando pelo efeito da renda e da escolaridade, conforme indicou o estudo do INCT-CPCT.

De acordo com a pesquisa, a hesitação vacinal está associada, “em parte, à escolaridade, à familiaridade com conceitos científicos e ao conhecimento de instituições científicas, sendo fortemente influenciada pelo grau de engajamento dos entrevistados na sociedade civil e na política, pelos posicionamentos econômicos e pelos valores”.

Pesquisa

Segundo a Fiocruz, entre agosto e outubro deste ano, foram entrevistadas 2.069 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é 2,2%, em um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram domiciliares, pessoais e individuais. O estudo apontou ainda que a maioria dos brasileiros acredita que as mudanças climáticas estão acontecendo e têm como causa a ação humana.

O trabalho foi coordenado pelos pesquisadores Luisa Massarani, da COC/Fiocruz, Vanessa Fagundes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Carmelo Polino, da Universidade de Oviedo (Espanha), Ildeu Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Yurij Castelfranchi, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Isso indica um cenário de desafios para gestores, cientistas, educadores e profissionais de comunicação, que precisam desenhar estratégias de comunicação pública da ciência que levem em consideração as especificidades de local, perfil de público e contexto”, chamaram a atenção, os pesquisadores no resumo executivo do estudo Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia.

Na visão dos pesquisadores, “a percepção majoritariamente positiva do público sobre a ciência e os cientistas, bem como a falta de evidências da existência de um movimento organizado de negacionistas da ciência no país, são achados importantes para orientar estratégias mais efetivas de combate à desinformação, direcionadas a grupos específicos de pessoas, que reagem de forma diferente aos diversos tipos de comunicação”, apontaram, destacando que “o interesse pelo tema e a expectativa de benefícios para a população a partir da ciência, como qualidade de vida, oportunidades de emprego, equidade social, podem facilitar processos de aprendizado e apropriação social do conhecimento.”

Mudança climática

A maioria da população brasileira (91%) acredita que estão ocorrendo as mudanças climáticas, enquanto que para menos de 6% elas não existem. Nesta última parcela, há diferenças significativas. “Modelos de regressão mostram que a chance de um entrevistado declarar que não há mudança climática aumenta muito entre pessoas que também dizem não confiar na ciência ou cuja confiança na ciência diminuiu durante a pandemia”.

Os brasileiros e brasileiras também acreditam que as mudanças climáticas estão prejudicando a qualidade de vida no Brasil (78,3%),  elas podem prejudicar a si e a suas famílias (81%) e, também, as próximas gerações (82,8%).

Para 85,8% dos que acreditam na existência das mudanças climáticas, a causa é a ação humana, enquanto 12,4% acreditam que elas são provocadas por mudanças naturais do meio ambiente. O estudo apontou também que “é mais forte a sensação de consenso na comunidade científica sobre a causa das mudanças climáticas do que de divergências: 68% dos entrevistados afirmam que a maior parte dos cientistas concorda sobre a relação causal com a ação humana”. Mas quando se trata da opinião sobre os esforços nacionais para preservação do meio ambiente a avaliação se divide: 30,6% concordam que o Brasil é um dos países que melhor preserva o meio ambiente e 42,8% discordam da afirmação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cremero realiza visita institucional no Cremesp para conhecer novas dinâmicas

Cremero realiza visita institucional no Cremesp para conhecer novas dinâmicas

O Cremero agradece a receptividade do Cremesp que abriu suas portas para inclusive receber futuramente colaboradores de Rondônia para conhecer a rotina e se capacitar nas inovações implantadas pela regional de São Paulo.
L

Gestão administrativa da Prefeitura de Porto Velho trabalha pela revitalização e infraestrutura do município

Programa “Semad em Ação” realizou 380 ações neste ano, de manutenção, conservação, reparos e ordens de serviço de revitalização.
L
Prognóstico aponta chuva acima da média em Rondônia e no Amazonas

Prognóstico aponta chuva acima da média em Rondônia e no Amazonas

Previsão para os próximos dez dias coloca estes estados no epicentro das tempestades. Volumes podem variar entre 100 e 150 milímetros.
L

Produtores de Rondônia são destaque no concurso Florada Premiada na Semana Internacional do Café

O objetivo foi promover o grão produzido no estado e abrir novas oportunidades de negócios para os 30 produtores rondonienses que estiveram presentes.
L

Avanços em obras de infraestrutura viária e municipalista são promovidos durante o ano pelo governo de RO

O governo de Rondônia tem investido na  melhoria da infraestrutura urbana dos 52 municípios rondonienses
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Karla Irigon revela segredos dos sabores da Trilhas da Amazônia Porto Velho no Agenda News

Proprietária da sorveteria compartilha detalhes sobre a inauguração, sabores exclusivos e planos futuros em entrevista com Renata Camurça.
L

MAIOR FRENTE DO CONGRESSO: Jaime Bagattoli é eleito vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Senado

Parlamentar já é vice-presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal.
L
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (04/12) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (04/12) para seu signo

Confira as previsões de hoje, 04/12/2024, para o seu signo no horóscopo 2024. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde.
L

Braquioplastia: o caminho para braços firmes e contornados

A braquioplastia é indicada para quem apresenta excesso de pele entre a axila e o cotovelo.
L

#Momento Empresarial – Galdiana Silva

O programa Momento Empresarial recebe Galdiana Silva para uma conversa esclarecedora sobre assédio moral no ambiente de trabalho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L

Últimos dias de inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

Oportunidade para Técnico e Analista Judiciário com salários de até R$ 17 mil.
L

Últimos dias para inscrições no concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia

Dia 5 de dezembro termina o prazo.
L
Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Destaques foram indústria, construção e outros serviços
L

Prefeitura divulga resultado de homologação final do processo seletivo simplificado de contratação temporária para a Semasf

Contratação é temporária e imediata e visa atender as demandas da Semasf
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois celebra avanços do Proampe e destaca Cacoal como vencedora do ano 

O deputado também fez questão de reconhecer o trabalho dos agentes de crédito, que são peças-chave no sucesso do programa. Marinês Cardoso Leite, de Cacoal, foi destaque com 278 contratos assinados.
L

Cássio Gois entrega secador de alta capacidade para impulsionar o setor cafeeiro na Linha 14 do Distrito de Divinópolis, em Cacoal

Equipamento reflete o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento do setor agrícola e a valorização dos produtores rondonienses.
L

Deputada Cristiane Lopes e Dr. Alan Queiroz entregam 320 mil em equipamentos agrícolas para produtores rurais de Jaru (RO)

Segundo a parlamentar, o recurso foi destinado a partir de uma solicitação de Vanda Mamedio, que representa as demandas dos trabalhadores rurais da região.
L
Deputado Pedro Fernandes busca defesa ao produtor rural em reunião do Parlamento Amazônico

Deputado Pedro Fernandes busca defesa ao produtor rural em reunião do Parlamento Amazônico

Pedro Fernandes destacou a importância do evento e reforçou a necessidade de uma ação coordenada dos estados amazônicos para enfrentar os desafios regionais e globais
L

Câmara de Porto Velho decide futuro de projeto sobre “paredões” em eventos oficiais

Vereador Everaldo Fogaça (PSD) autor do projeto que regulamenta os “PAREDÕES” de som.
L
Publicidade

POLÍCIA

Pedreiro fica em estado grave após queda de telhado na zona sul

Pedreiro fica em estado grave após queda de telhado na zona sul

De acordo com testemunhas, o rapaz que trabalha como pedreiro foi contratado para fazer reparos no telhado, quando acabou caindo de uma altura de aproximadamente cinco metros.
16
PF mira organização criminosa transnacional por lavagem de dinheiro

PF mira organização criminosa transnacional por lavagem de dinheiro

Ação cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza
L
Batida entre motos deixa três vítimas na zona leste

Batida entre motos deixa três vítimas na zona leste

A batida acontece quando o idoso que estava sozinho, tentou fazer a conversão na Avenida 7 de Setembro, e não se atentou a outra moto ocupada pelos jovens que seguia no sentido contrário.
14
Morador de rua é esfaqueado durante briga por causa de dívida

Morador de rua é esfaqueado durante briga por causa de dívida

O rapaz contou que foi atacado com uma facada na perna por um indivíduo e a motivação seria por conta de uma dívida, no entanto, não passou mais informações sobre o suspeito.
16

Motociclista morre após batida na traseira de caminhão na BR-364

A PRF isolou o local até a finalização dos trabalhos da perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Talentos do Futuro beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes

Programa Talentos do Futuro beneficia mais de 2 mil crianças e adolescentes

Iniciativa da atual gestão oferece oportunidade mediante a prática de esportes.
L

Atendimentos em saúde são realizados em ação na Zona Leste de Porto Velho, até esta quinta-feira, 5

A ação tem como objetivo a promoção de saúde pública e levar serviços essenciais diretamente à população.
L

SENAI Rondônia lança novos cursos para 2025

As vagas estão disponíveis nas unidades de Porto Velho (CEET e CETEM), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
L

Rondônia é o estado que mais contribui com a conquista do menor índice histórico de desemprego do Brasil

Rondônia entra para história da economia do Brasil como o estado que mais conseguiu combater o desemprego.
L

Coluna Opinião de primeira – dependendo de quem é “amigo”, governo e ambientalistas apoiam vender as riquezas da Amazônia

PERGUNTINHA – No atual estágio de parte das cortes superiores da Justiça brasileira, você acha que vai dar em alguma coisa, a decisão da Justiça Eleitoral de Brasília em denunciar Marcelo Odebrecht, Jão Vacari Neto, Renato Duque e outros 36 envolvidos no escândalo de propinas de mais de 68 milhões de reais para o PT, entre 2009 e 2016, caso descoberto pela Lava Jato?
L

Porto Velho Shopping lança sua campanha de natal com Chocottone da Casa Bauducco

Promoção presenteia clientes com o tradicional Chocottone® Casa Bauducco; saiba como participar.
L

Marcelo Cruz prestigia abertura da UNALE e destaca integração entre Assembleias e Parlamento Amazônico

A UNALE 2024 acontece entre os dias 03 e 05 de novembro, no Rio de Janeiro, promovendo debates e palestras voltados a temas fundamentais para o futuro do país.
L

Requerimento de Renovação da Licença de Operação: CHUPINGUAIA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 031/2024/SEMMA/PMV
L
Segunda tem churrascada e show do Mistura Sertaneja no Mercado Cultural

Segunda tem churrascada e show do Mistura Sertaneja no Mercado Cultural

Empresário Sinésio Tapajós, permissionário do box Dourado do Madeira, disse que vai ter promoção de chopp Brahma (copo de 300ml), das 18h às 20h, por apenas R$ 7,99.
L

Silvia Cristina exalta os três anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Ji-Paraná

Em discurso em plenário, deputada destacou os mais de 137 mil atendimentos realizados.
L