Autor – Assessoria
No próximo dia 14 de dezembro será entregue no auditório do IFRO os PMSBs de 19 municípios do estado de Rondônia, ferramenta única de gestão nas ações de saneamento, o plano municipal foi elaborado pela FUNASA de Rondônia em parceria com IFRO e 19 comitês dos municípios contemplados.
Esse projeto teve início em dezembro de 2017 com a assinatura do termo de execução, em julho a Funasa fez seu primeiro repasse para projeto avaliado na ordem de 3 milhões de reais, no ano de 2019 iniciou se o trabalho de campo de conscientização e capacitação dos técnicos nos municípios somado com eventos de mobilização social para divulgação do Projeto. No ano de 2020 com a pandemia, o projeto teve redução de suas atividades, em 2021 após uma reestruturação no plano de trabalho para adaptação, foi implementado programas em forma de laives, e foram retomadas as atividades afim de cumprir seu cronograma, o projeto correu um sério risco nesta fase visto a adaptação. No ano de 2022 em junho iniciou se a fase conclusiva de relatório final de forma presencial de contou inclusive com a participação do superintendente da Fundação em quase todas as audiências de forma presencial nos municípios, para divulgação deste importante trabalho.
‘’Sem dúvida nenhuma o estado de Rondônia entra para história do saneamento no dia 14 próximo, seremos o primeiro estado do Brasil aonde todos os municípios terão seus planos de saneamento e também serão os primeiros planos do Brasil em consonância com a lei federal 14.026, que visa a universalização do serviço, estamos deixando um legado para o estado que pela primeira vez tem a oportunidade de ter este planejamento feito em todos os municípios, muito orgulhos de todos envolvidos neste projeto e com a certeza de que até a data de 2033 teremos executado uma parcela importante deste serviço para população do estado de Rondônia’’. Afirma o superintendente de Fundação João Siqueira.
O evento contará com a presença de muitas autoridades, como prefeitos, servidores publicos, governo do estado, agencias, órgãos de controle e toda população interessada em participar.
Saneamento básico faz parte da política pública social e sem dúvida abrange uma serie de eixos que atingem diretamente a população, como saúde púbica preventiva, meio ambiente, inclusão social, infraestrutura além dos quatro eixos, água tratada, coleta e destinação de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta e destinação de resíduos sólidos, sem dúvida nenhuma este evento terá uma repercussão não só para nosso estado mais para todo Brasil.