DOMINGO, 08/12/2024

Brasil fora da copa do mundo de 2022? – por Artur Moret

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs.

Publicado em 

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia

Autor: Artur Moret 

No dia 09/12 a seleção brasileira foi desclassificada da copa do mundo porque perdeu para a seleção da Croácia, uma situação lamentável, mas precisamos tirar lições para frente; não necessariamente para a próxima copa, porque pelo jeito vai ser a mesma cantilena de que “agora vem o hexa”.

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia
Foto: Tânia Rêgo/Agência BrasilFoto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Antes de entender um pouco da Croácia temos que lembrar da Iugoslávia, uma república comunista que ficava na área dos Bálcãs. A Iugoslávia se desintegrou com a morte de Tito e dali surgiram (mesmo que não pacificamente) cinco países: Eslovênia (1991), Croácia (foi resultado de um plebiscito em 25 de junho de 1991), Macedônia (1992), Bósnia e Herzegovina (1996), e Sérvia (2003), também surgiu Montenegro cindindo-se da Sérvia em 2006; pra quem não lembra a guerra dos Bálcãs foi um horror com vidas ceifadas e líderes sanguinários punidos pelo tribunal Penal de Direitos Humanos.

Mas, a Croácia depois de 1991 seguiu seu caminho, tem IDH de 0,858 e o 40o no mundo, expectativa de vida de 77,6 anos, média de escolaridade de 12,2 anos, renda bruta US$30mil, mortalidade infantil de 6 por mil nascidos, índice de desigualdade de 29,2 e em 25o lugar no mundo.

A história contada do Brasil foi de calmaria, com poucos conflitos, poucas guerras, poucas desavenças, não perdeu território, mas fez guerra com o Paraguai e ganhou o Acre da Bolívia. Entretanto não é bem assim, como exemplo, uma das fases da história brasileira que tinha tudo para dar certo e deu errado foi a abolição da escravatura, porque os escravos libertos foram abandonados a sua própria sorte para que a elite brasileira, como esperta que é, mantivesse o modelo da Casa Grande, mas sem correntes, com exploração absoluta dos brancos da casa grande. Jessé de Sousa diz que a Elite Brasileira foi cunhada na escravidão, não se livra deste modelo porque é o modus operandis para se manter no poder se reproduzindo e acumulando.

Depois da escravidão, o país passou de império para república, navegou por ditaduras, golpes de estados aqui e acolá, eleições indiretas e diretas, mas seguimos o caminho e onde estamos, IDH de 0,754 e o 87o no mundo, expectativa de vida de 72,8 anos, média de escolaridade de 8,1anos, renda bruta US$14,4mil, mortalidade infantil de 20,5 por mil nascidos e índice de desigualdade de 48,9 e em 152o lugar no mundo.

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia

*   https://static.poder360.com.br/2022/09/idh-2021-2022-8set-2022.pdf
**  https://news.un.org/pt/tags/mortalidade-infantil
*** https://pt.countryeconomy.com/demografia/indice-de-gini

Mas onde está a relação com a Copa do Mundo?  Não sei se há relação, mesmo assim vou me atrever a falar que as diferenças entre os dois países definiram que um seguiria e o outro voltaria para casa (só poucos vieram para o Brasil, a maior parte só fez um pequeno trajeto entre o Catar e a Europa), além do que ficou visível para mim que pouco sei de futebol (sou torcedor do Bangu Atlético Clube do Rio de Janeiro) que Croácia jogou com o coração e o Brasil não.

Mas vamos lá, o IDH, a escolaridade, a expectativa de vida, a renda per capita são maiores que do Brasil, além da mortalidade infantil ser de 6 mortes por mil na Croácia e no Brasil ser de 20,5, e pior ainda é que a desigualdade medida pelo Índice de GINI no Brasil é de 29,2- 152o lugar no mundo – e da Croácia é de 48,9 – 25o lugar no mundo, ou seja, na Croácia se estuda mais, se tem menos pobreza e a qualidade de vida é maior. Assim, por consequência, proponho que você olhe alguns pontos fundamentais que tem e não tem relação com a copa do mundo: a Croácia lutou para se transformar num país autônomo e a Croácia jogou como equipe sem ter a idolatria por um jogador.

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia
Foto Lucas Figueiredo/CBF

A sociedade no Brasil é tão desigual porque a elite mantém essa situação. No futebol, os jogadores não são da elite até porque a maioria saiu das periferias esquecidas e o futebol os resgatou, mas se comportam como se da elite fossem. Mas as relações do futebol refletem as relações de exploração das elites, vejam como se comportam os empresários dos jogadores, vejam as irregularidades nas transferências, os altíssimos salários de poucos e os baixos salários da maioria que fica por aqui no Brasil, ainda se observarmos que os técnicos são os “comandantes” e a eles é dado o poder discricionário para a escolha de jogadores e, por fim, reparem que estes escolhidos quando ainda estão no Brasil saem para receber grandes salários fora do Brasil, ou seja, o estrelato do futebol não é para todos e sim, para poucos.

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia
Foto: EBC

Os jogadores estrelas da seleção postam carros, relógios, jantares opulentos, mas é interessante observar que quem os vê torcendo febrilmente pelo hexa aqui no Brasil por vezes não tem certeza se vai ter a próxima refeição, são realidades chocantes e distintas que demonstram a distância que há entre os jogadores estrelas e a realidade brasileira, ou seja, confirma o que disse Paulo Freire, porque fica claro que as nossas desigualdades não comovem os jogadores. Mais ainda é possível olhar com mais detalhes o comportamento específico dos jogadores na copa – se não fosse trágico seria cômico – que vários jogadores tenham deixado o cabelo “loiro” e não era para confundir os jogadores adversários, mas sim, para se tornarem iguais ao ídolo, ou seja, é o complexo de vira lata (criado por Nelson Rodrigues na derrota da copa de 1950); sem a necessidade de ser um especialista, podemos concluir que apenas o investimento em Educação por salvar o país desse comportamento; veja só uma diferença entre nós e a Croácia, lá o nível de escolaridade é maior 50% que no Brasil.

Acho que o comportamento do time croata reflete a garra do povo que lutou para ser um país, que é diferente dos nossos jogadores que estão na seleção porque foram agraciados para estarem lá, mas não se dão conta que a sorte esteve ao lado deles e que não agraciou os milhões de desvalidos brasileiros que por aqui permanecem. Não temos no nosso espírito o sentido de brasilidade, porque todos os jogadores que são estrelas tiveram que sair do país para serem estrelas.

Por outro lado, a nossa desigualdade dá aqueles que estão na Casa Grande a capacidade de olhar diferente e de forma superior para aqueles que não estão no mesmo patamar, como foi o caso do “comandante” Tite, que depois da derrota simplesmente abandonou os jogadores no campo e foi para o vestiário: se comportou como um falso comandante que abandona sua tropa, mas não se pode esquecer que ele é apenas um “comandante” futebolístico que foi enriquecido pelo futebol, mas que se comportou como a Elite que abandonou os escravos à sua própria sorte após a abolição.

Por outro lado, melhor assim que o Brasil tenha perdido, porque nós brasileiros já podemos voltar a pensar nos nossos problemas e no natal, ano novo, nas férias e no carnaval, isso sim é voltar ao normal.

Brasil fora da copa do mundo de 2022? - por Artur Moret - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cuidados com os pets para enfrentar as chuvas do verão

Conheça algumas orientações práticas para proteger os animais de estimação durante o período chuvoso
L

O futuro da Engenharia é verde e conectado

À medida que o segmento tem a necessidade de abraçar novas realidades, o setor se reinventa com um propósito claro: tornar-se mais conectado e verde.
L

Resultado da Lotofácil de ontem e próximos sorteios: Como acompanhar as datas

De segunda a sábado, há sorteios diários, e os participantes aguardam ansiosamente os resultados e planejam o futuro.
L

O lugar da casa e a natureza do lugar – parte II

Nessa peculiar relação com o mundo há um encantador prazer dos sentidos, uma fé e exaltação das divindades mitológicas que preenche de forma sobrenatural a alma das coletividades do lugar.
L

Molion, o herege? Ele condena o catastrofismo e diz que se floresta sumir, não afeta em nada clima do planeta

Dizendo ser contra o desmatamento, Molion destaca, contudo, que a questão tem que ser analisada de forma científica e não com teorias da catástrofe, criada a partir de estudos que ele considera errados.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

JAC Hunter chega ao Brasil com diferenciais de mercado

Nova picape promete robustez e inovação no segmento médio
L

Nota de pesar pelo falecimento do servidor Mário Rodrigues Leite

Neste momento de dor e luto, a Alero se solidariza com a família enlutada, desejando que encontrem forças para enfrentar essa perda irreparável.
L

Sábado iluminado: Natal Porto Luz 2024 continua encantando no Parque da Cidade

Aproveite o fim de semana para vivenciar a magia natalina em Porto Velho com atrações imperdíveis!
L

#TalkNews | Entrevista Sidnei de Souza – Advogado

O programa Talk News, com Victor Marques, recebe Sidnei de Souza, um advogado com quase 8 anos de experiência e uma trajetória de vida inspiradora!
L

MERCADO CULTURAL – Especial Raça Negra na Feijoada; domingo tem transmissão do Brasileirão

Hoje, dia 07, na tradicional ‘Feijoada Com Samba e Pagode’, vai ter show do músico Nilson do Cavaco, onde vai rolar um mini especial Raça Negra, na sequência, show do grupo Pagode Na Veia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois parabeniza diplomação dos eleitos em Cacoal e celebra força do PSD

Essa bancada reforça o compromisso do PSD com a população de Cacoal, garantindo que as demandas da cidade sejam devidamente representadas no Legislativo.
L

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Assessor parlamentar morre após ficar preso às ferragens em grave acidente

O grave acidente ocorreu na noite deste sábado (07), na altura do km 33 da BR-364, sentido Jaci-Paraná, em Porto Velho.
18

Homem é atacado com paulada na cabeça em frente ao Mercado do km 01

O rapaz que estava desorientado disse que foi atacado por um indivíduo que usava um pedaço de madeira com prego na ponta.
16

Vigilante acusado de matar empresário é preso em Porto Velho

Um vigilante acusado de cometer o crime foi preso pela PM.
12
Polícia identifica jovem morto a tiros no Parque Amazônia

Homem é executado a tiros após briga por causa de mulher em bar

Reginaldo teria se envolvido em uma briga supostamente por ter passado a mão nas nádegas de uma mulher na frente do marido dela, que não gostou, sacou uma arma e atirou várias vezes na vítima que morreu no local, em seguida, o suspeito fugiu.
18
BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

Durante buscas pelo terreno da casa, foi localizado um recipiente de plástico contendo dentro, 16 tabletes de maconha, balanças de precisão e máquinas de passar cartão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO avança na recuperação da RO-257, no Vale do Jamari, com pavimentação em CBUQ

A ação chega em aproximadamente 104 quilômetros, entre recuperação do pavimento, asfalto novo, limpeza da vegetação e drenagem superficial.
L

Projetos educacionais de Rondônia são apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em porto Velho

Expocitec 2024 promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência.
L
VoltaPorCima

Expectativa e decisões cruciais movem o próximo episódio de Volta por Cima

Triângulos amorosos, reviravoltas empresariais e decisões de vida prometem agitar a quinta-feira na trama
L
Garota do Momento

Segredos e conflitos prometem sacudir o episódio de quinta-Feira em Garota do Momento

Beatriz enfrenta uma crise, Clarice esconde sua verdadeira identidade, e as tensões aumentam entre os personagens
L
Mania de Você

Intrigas e conflitos acirram as emoções em Mania de Você

Moema faz revelações, Mavi se impõe, e Mércia toma uma atitude ousada no episódio desta quinta-feira
L

Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do Governo do estado na preservação do meio ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresenta resultados da OVR 24 aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas.
L

Café de Rondônia ganha destaque em Londres em busca de expansão no mercado global

Evento Prove e Sinta Rondônia leva vivência rondoniense para Londres.
L

Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas

As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais.
L

Feirão Limpa Nome inicia na quarta-feira,11, e oferece negociações com desconto em Porto Velho

Procon dá oportunidade para população finalizar 2024 com o nome limpo e retornar ao mercado de consumo com equilíbrio financeiro.
L

Nova geração do Peugeot 2008 prioriza tecnologia e conectividade

SUV compacto recebeu atualizações de design, motor e sistemas de segurança para ampliar competitividade
L