QUARTA-FEIRA, 04/12/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Rondônia discute aplicação da escuta especializada para atender crianças e adolescentes em situação de violência

O Encontro segue até o final da tarde desta quinta-feira (8).

Publicado em 

Rondônia discute aplicação da escuta especializada para atender crianças e adolescentes em situação de violência - News Rondônia

Autor – Veronilda Lima

A aplicação da escuta especializada no atendimento da rede de proteção à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de uma situação de violência, com base na Lei n° 13.431, de 4 de abril de 2017, regulamentada pelo Decreto n° 9.603, de 10 de dezembro de 2018, é o foco do Encontro que o Governo do Estado realiza durante dois dias, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, no Hotel L’ Acordes, em Porto Velho, com a participação de cerca de 200 agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Rondônia. O Encontro segue até o final da tarde desta quinta-feira (8).

Rondônia discute aplicação da escuta especializada para atender crianças e adolescentes em situação de violência - News Rondônia
Fotos: Thaíssa Brandão e Veronilda Lima

Representando a secretária Luana Rocha na abertura do evento na manhã desta quarta-feira (7), o diretor de Políticas Públicas da Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento para a troca de experiências para que cada agente do sistema de garantia de direitos compreenda melhor o seu papel diante de uma situação de violência.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações voltadas para atender crianças e adolescentes são fundamentais e reforça as atenções para o assuntos que objetivam acolher a vítima ou testemunha de violência, para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados. “O Governo do Estado tem atuado firme nessa questão de proteção às crianças e adolescentes. Estamos fortalecendo políticas públicas voltada ao público-alvo, em situação de vulnerabilidade, a exemplo do programa “Criança Protegida”, visando aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção deles. As pontuações são destacadas por estabelecer mecanismos e princípios, que garantem maior proteção para crianças e adolescentes”, reforçou o governador Marcos Rocha.

Bruno Afonso fez, ainda, uma ressalva ao Dia Nacional da Assistência Social, celebrado neste dia 7, data da promulgação da Lei Orgânica Nacional de 1993, citando avanços da área em Rondônia, que até 2019 ocupava as últimas colocações em nível nacional, e que hoje desponta com iniciativas socioassistenciais do governo estadual voltadas à melhoria do atendimento às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

AMBIENTE MELHOR

Como representante da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, o adjunto Hélio Gomes enfatizou a atuação da Seas, em especial da secretária Luana, no sentido de preparar os agentes para um atendimento mais humanizado, visando combater ou pelo menos amenizar as práticas que possam causar dor e sofrimento à criança ou ao adolescente, resguardando, também, as testemunhas. “É importante que cada um busque orientar as crianças para um ambiente melhor, assim como fazemos com nossos filhos”, pontuou.

Para a coordenadora-geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos, vinculada ao Ministério da Cidadania, Márcia Pádua Viana, que abriu o Encontro com a palestra magna: “Os Parâmetros de Atuação da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social – Suas”, o diálogo e a troca de experiências, além da assistência social, ou seja, envolvendo agentes de forma intersetorial, é importante e desafiador para que a proteção seja efetiva e não revitimizante. Segundo ela, o público mais afetado pela violência física ou abandono, são as crianças de 0 a 6 anos.

DIREITOS

No ano de 2018, de acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, as principais denúncias de violações de direitos humanos recebidas foram de situações envolvendo crianças e adolescentes, representando uma média de 209 denúncias por dia e 55,28% do total das denúncias realizadas aos canais, como o Disque 100. A situação se agrava com a frequente revitimização dessas crianças e adolescentes durante o atendimento nas instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, que constituem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGD.

Aspectos como o despreparo de alguns profissionais para lidar com essas situações, a falta de fluxos instituídos formalmente para compartilhamento de informações, a dificuldade de estabelecer ações articuladas entre os órgãos do SGD, a limitação de recursos financeiros, estruturais, materiais e humanos, entre outras questões, também contribuem para expor crianças e adolescentes à repetição do relato sobre a violação sofrida e, ainda, para a morosidade e descontinuidade do atendimento e à baixa qualidade dos serviços.

A expectativa de encontros como este, que debatem a lei, a qual normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente é evitar o reavivamento de momentos traumáticos de violência, assegurando às crianças e aos adolescentes uma acolhida cuidadosa e respeito à dignidade com a escuta especializada e o depoimento especial, com métodos adequados.

COMPROMISSO

A lei reforça ainda,  o compromisso na coordenação de esforços e na sinergia entre os diferentes atores que integram o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente; para a adoção de melhores medidas, procedimentos e práticas à garantia do superior interesse deste público.

Conforme lembrou a coordenadora de Políticas de Direitos Humanos da Seas, Ana Carolina Marques, no âmbito do Estado de Rondônia, em 2019, foi instituído o Programa “Criança Protegida”, por meio da celebração do acordo de cooperação n° 5/2019/MMFDH, entre o governo Estadual e a União, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com vistas ao fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e ao aprimoramento do atendimento, da assistência e proteção da criança e do adolescente com direitos violados. “Por meio desse programa, a Seas ratifica o compromisso com a implementação de estratégias que promovam a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Rondônia”, reforçou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

SENAI Rondônia lança novos cursos para 2025

As vagas estão disponíveis nas unidades de Porto Velho (CEET e CETEM), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
L

Rondônia é o estado que mais contribui com a conquista do menor índice histórico de desemprego do Brasil

Rondônia entra para história da economia do Brasil como o estado que mais conseguiu combater o desemprego.
L

Coluna Opinião de primeira – dependendo de quem é “amigo”, governo e ambientalistas apoiam vender as riquezas da Amazônia

PERGUNTINHA – No atual estágio de parte das cortes superiores da Justiça brasileira, você acha que vai dar em alguma coisa, a decisão da Justiça Eleitoral de Brasília em denunciar Marcelo Odebrecht, Jão Vacari Neto, Renato Duque e outros 36 envolvidos no escândalo de propinas de mais de 68 milhões de reais para o PT, entre 2009 e 2016, caso descoberto pela Lava Jato?
L

Porto Velho Shopping lança sua campanha de natal com Chocottone da Casa Bauducco

Promoção presenteia clientes com o tradicional Chocottone® Casa Bauducco; saiba como participar.
L

Karla Irigon revela segredos dos sabores da Trilhas da Amazônia Porto Velho no Agenda News

Proprietária da sorveteria compartilha detalhes sobre a inauguração, sabores exclusivos e planos futuros em entrevista com Renata Camurça.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MAIOR FRENTE DO CONGRESSO: Jaime Bagattoli é eleito vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Senado

Parlamentar já é vice-presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal.
L
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (04/12) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (04/12) para seu signo

Confira as previsões de hoje, 04/12/2024, para o seu signo no horóscopo 2024. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde.
L

Braquioplastia: o caminho para braços firmes e contornados

A braquioplastia é indicada para quem apresenta excesso de pele entre a axila e o cotovelo.
L

#Momento Empresarial – Galdiana Silva

O programa Momento Empresarial recebe Galdiana Silva para uma conversa esclarecedora sobre assédio moral no ambiente de trabalho.
L

DAF Caminhões lança nova linha CF na Fenatran 2024

Novos modelos visam expandir presença em segmentos de fora-de-estrada
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L

Últimos dias de inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

Oportunidade para Técnico e Analista Judiciário com salários de até R$ 17 mil.
L

Últimos dias para inscrições no concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia

Dia 5 de dezembro termina o prazo.
L
Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Empregos com carteira assinada e informais batem recordes

Destaques foram indústria, construção e outros serviços
L

Prefeitura divulga resultado de homologação final do processo seletivo simplificado de contratação temporária para a Semasf

Contratação é temporária e imediata e visa atender as demandas da Semasf
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes busca defesa ao produtor rural em reunião do Parlamento Amazônico

Deputado Pedro Fernandes busca defesa ao produtor rural em reunião do Parlamento Amazônico

Pedro Fernandes destacou a importância do evento e reforçou a necessidade de uma ação coordenada dos estados amazônicos para enfrentar os desafios regionais e globais
L

Câmara de Porto Velho decide futuro de projeto sobre “paredões” em eventos oficiais

Vereador Everaldo Fogaça (PSD) autor do projeto que regulamenta os “PAREDÕES” de som.
L

Marcelo Cruz prestigia abertura da UNALE e destaca integração entre Assembleias e Parlamento Amazônico

A UNALE 2024 acontece entre os dias 03 e 05 de novembro, no Rio de Janeiro, promovendo debates e palestras voltados a temas fundamentais para o futuro do país.
L

Silvia Cristina exalta os três anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Ji-Paraná

Em discurso em plenário, deputada destacou os mais de 137 mil atendimentos realizados.
L

Projeto RECA recebe emenda parlamentar da deputada Cláudia de JESUS

Recurso aplicado é para compra de calcário no valor total de R$ 155 mil.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF mira organização criminosa transnacional por lavagem de dinheiro

PF mira organização criminosa transnacional por lavagem de dinheiro

Ação cumpre 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza
L
Batida entre motos deixa três vítimas na zona leste

Batida entre motos deixa três vítimas na zona leste

A batida acontece quando o idoso que estava sozinho, tentou fazer a conversão na Avenida 7 de Setembro, e não se atentou a outra moto ocupada pelos jovens que seguia no sentido contrário.
14
Morador de rua é esfaqueado durante briga por causa de dívida

Morador de rua é esfaqueado durante briga por causa de dívida

O rapaz contou que foi atacado com uma facada na perna por um indivíduo e a motivação seria por conta de uma dívida, no entanto, não passou mais informações sobre o suspeito.
16

Motociclista morre após batida na traseira de caminhão na BR-364

A PRF isolou o local até a finalização dos trabalhos da perícia.
18
TJRO mantém condenação de homem que matou criança e feriu outras três pessoas ao dirigir embriagado

TJRO mantém condenação de homem que matou criança e feriu outras três pessoas ao dirigir embriagado

Ficou registrado no processo, ainda, que o réu fugiu do local do crime, sem pedir ajuda para socorrer as vítimas.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença de Operação: CHUPINGUAIA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 031/2024/SEMMA/PMV
L
Segunda tem churrascada e show do Mistura Sertaneja no Mercado Cultural

Segunda tem churrascada e show do Mistura Sertaneja no Mercado Cultural

Empresário Sinésio Tapajós, permissionário do box Dourado do Madeira, disse que vai ter promoção de chopp Brahma (copo de 300ml), das 18h às 20h, por apenas R$ 7,99.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Nossa Farmácia LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L

Governo lança Plano de Comunicação para promover igualdade racial na administração pública

Iniciativa inédita foi construída a partir de escuta qualificada e recebeu mais de 400 contribuições de movimentos sociais, mídias negras e especialistas.
L
Dólar cai pela primeira vez em quatro dias e fecha a R$ 6,05

Dólar cai pela primeira vez em quatro dias e fecha a R$ 6,05

Bolsa de valores sobe 0,72% e volta a superar os 126 mil pontos
L
Plano busca promover a igualdade racial na administração pública

Plano busca promover a igualdade racial na administração pública

Grupo de trabalho recebeu 400 contribuições em consulta pública
L
Regulamentação de bioinsumos é aprovada no Senado e vai à sanção

Regulamentação de bioinsumos é aprovada no Senado e vai à sanção

Medida vai garantir avanço para produtores agrícolas, diz relator
L
Programa de economia solidária vai contratar 1 mil pessoas até 2025

Programa de economia solidária vai contratar 1 mil pessoas até 2025

Presidente Lula sanciona lei no próximo dia 11 para criar a política
L
AGU pede revisão de parte da decisão de Dino que liberou emendas

AGU pede revisão de parte da decisão de Dino que liberou emendas

Órgão quer alteração de trecho sobre plano de trabalho para pagamentos
L
Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência

Macaé Evaristo participou de audiência em comissão da Câmara
L