Autor – Jéssica Souza
O primeiro astronauta com deficiência – parastronauta – do mundo foi indicado pela ESA (Agência Espacial Europeia) para sua equipe. O escolhido foi o inglês John McFall, medalhista paralímpico de 41 anos e cirurgião ortopédico.
O primeiro astronauta com deficiência fará parte de nova geração de 17 recrutas que passarão a treinar na ESA – Fotos: Reprodução/Internet
Ele fará parte de nova geração de 17 recrutas que passarão a treinar na ESA para se tornarem astronautas no futuro.
“Tem sido experiência bastante turbulenta, já que, como amputado, nunca pensei que ser astronauta fosse uma possibilidade, então, minha empolgação foi enorme emoção”, disse McFall ao site da ESA.
O projeto
No ano passado, a ESA convidou pessoas com deficiências físicas para concorrer à vaga de astronauta – e McFall se destacou entre os 257 candidatos.
Isso foi parte de um processo seletivo maior: no total 22,5 mil pessoas.
O ex-atleta fará parte de um estudo de viabilidade da agência para compreender quais são as condições necessárias para que pessoas com deficiência participem de missões espaciais e até vivam fora da Terra.
“A ESA tem o compromisso de enviar ao espaço um astronauta com deficiência física. É a primeira vez que uma agência se esforça para se aventurar em um projeto desse porte. E envia uma mensagem muito, muito forte para a humanidade”, concluiu ele.