Assessoria de Comunicação Institucional
Minicurso relacionado à temática socioeducativa encerra a programação do V Congresso Estadual do Judiciário "O Adolescente e a Socioeducação", realizado pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), nesta sexta-feira (18). O congresso acontece no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado, com palestras, mesas de debate e minicursos. O minicurso começa a partir das 14h, e será ministrado pelo pedagogo Alfredo Carlos da Costa.
O evento põe atenção à infância e à juventude, aos operadores(as) do Direito, técnicos(as), psicólogos(as) e assistentes sociais e deve servir para a aplicação desses conhecimentos na prestação jurisdicional.
A palestra magna foi ministrada pelo procurador do Ministério Público do Estado do Paraná, Murillo José Digiácomo, que abordou os planos de atendimento socioeducativo. Na segunda parte da manhã, o procurador participou de uma mesa de debate com a juíza de Direito Juliana Paula Silva da Costa, da Vara Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas de Porto Velho, e com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcelo Tramontini.
O desembargador Isaías Fonseca Moraes, coordenador da Infância e Juventude, apresentou os adolescentes que participam do projeto "Se a vida ensina, eu sou aprendiz", do TJRO e Emeron, que promove uma primeira oportunidade de trabalho aos jovens que cumprem medidas socioeducativas.
O evento conta com a participação presencial de mais de 200 pessoas, dentre magistrados(as) e servidores(as) do TJRO, membros do Ministério Público, trabalhadores(as) em educação, além de um grupo composto por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e seus responsáveis.
Uma parte do público também assiste ao evento pela transmissão simultânea realizada no auditório da Emeron no canal de YouTube.