TERÇA-FEIRA, 29/04/2025

Chegou a hora da decisão: não há como ficar em cima do muro sobre em que tipo de País queremos viver

Neste domingo, não tem como ficar em cima do muro. Ou a maioria do povo brasileiro vai escolher um futuro ou vai investir no passado.

Publicado em 

Chegou a hora da decisão: não há como ficar em cima do muro sobre em que tipo de País queremos viver - News Rondônia

Autor – Sergio Pires

Agora não tem mais tempo para pensar, repensar, analisar. Chegou a Hora H. Aquela em que os brasileiros vão às urnas para decidir que tipo de mundo querem viver. Que tipo de Nação querem. Qual o Brasil que vamos ter não só nos próximos quatro anos, mas, quem sabe, por toda uma geração. De um lado, temos a defesa da liberdade de pensamento, de expressão, não à censura; não ao controle estatal sobre a vida da população; por uma economia liberal, calcada no sucesso do capitalismo em várias partes do mundo. De outro, o controle da mídia; a estatização e a volta da obsoleta legislação trabalhista; da economia controlada pelo Estado, com resultados como vemos hoje em países vizinhos como a Venezuela, a Argentina e o Chile e onde a vizinha Bolívia é, ainda, rara exceção. Vamos escolher entre a possibilidade de criação de milhões de novos empregos ou, de outro lado, o risco de quebradeira geral de empresas, por não terem como suportar pagar tantos benefícios trabalhistas, que impedem que novos postos de trabalho sejam criados. Vamos optar sobre as escolas de ensino militar, que têm formado milhares de estudantes campeões nos concursos públicos e no ingresso às universidades ou na política do ensino aparelhado, onde a formação educacional fica em segundo plano, porque o que importa é ensinar os fundamentos do socialismo, da ideologia de gêneros, dos banheiros comuns entre meninas e meninos, do ensino do sexo para crianças. A opção é clara: vamos dar um voto de apoio ao agronegócio, base da grande expansão da economia brasileira, hoje uma ilha de crescimento dentro da crise mundial ou daremos carta branca para as invasões e destruições de propriedades no campo?

Chegou a hora da decisão: não há como ficar em cima do muro sobre em que tipo de País queremos viver - News Rondônia
Foto – Sergio Pires

Neste domingo, não tem como ficar em cima do muro. Ou a maioria do povo brasileiro vai escolher um futuro ou vai investir no passado. Vai aceitar passivamente que grupos políticos envolvidos em denúncias, prisões, Lava Jatos e Petrolões tomem o comando da Nação ou vão preferir enfrentar imensas dificuldades, mas sem a vergonha de se ver condenados assumindo o comando das nossas vidas. Não há meio termo. Ou vamos assumir de vez que aceitamos uma ditadura de parte do Judiciário; que se use a democracia como falsa escada para impor atos contra nossa Constituição ou vamos, nas urnas, dar um basta a isso. Não temos como ficar neutros quando é o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos que está em jogo. A urna deste domingo certamente será a última defesa contra um Brasil que estão tentando nos impor na marra. O voto é nossa única defesa. É muito mais do que decidir entre Bolsonaro e Lula. É escolher sobre uma Pátria livre ou o tacão sobre nossas cabeças. Não há como ficar isento, nessa hora!

EM RONDÔNIA, OS DOIS BOLSONARISTAS CHEGAM ÀS URNAS NUM EMPATE INÉDITO PARA O GOVERNO DO ESTADO

E em Rondônia? Na verdade, temos aqui uma questão completamente diferente da disputa nacional, já que os dois candidatos são de direita, são conversadores e ambos apoiam a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro. Os discursos, neste quesito, são muito parecidos. O que diferencia é que um lado quer mostrar que é mais ligado ao Presidente do que o outro. Mas o que importa mesmo, nesta eleição disputada voto a voto, em que as pesquisas não encomendadas dão empate entre Marcos Rocha e Marcos Rogério, são as questões locais. O governador quer a reeleição para avançar com os projetos que realizou, tendo resultados bastante positivos em várias áreas, mesmo tendo enfrentado em mais da metade do seu mandato, uma violenta pandemia. Já o senador do PL tem feito uma campanha bastante crítica, informando o eleitor que vai mudar muito e corrigir o que, para ele, está totalmente errado. A campanha tem alguns resquícios de ataques mais baixos apenas nas redes sociais. Na última semana, Rocha conseguiu apoios importantes, como os senadores eleitos Sérgio Moro e General Mourão e, em nível local, de Léo Moraes e Jaqueline Cassol, entre outros. Na programação do horário eleitoral, poucas farpas mais agudas. Rocha quer ficar para completar o que começou. Rogério quer governar começando de novo em vários setores. O eleitor está dividido. Só por volta das sete da noite saberemos, enfim, quem vai sentar na principal cadeira do Palácio Rio Madeira/CPA, a partir deste janeiro de 2023, já que o debate da Globo, na quinta, não trouxe nada tão importante que pudesse ser decisivo na hora do voto.

NO PRIMEIRO TURNO, 303 MIL RONDONIENSES DEIXARAM DE VOTAR. FOMOS CAMPEÕES NO PAÍS EM ABSTENÇÃO

O que farão, no segundo turno da eleição em Rondônia, os 303.025 eleitores que não apareceram para votar no primeiro turno da eleição? É toda essa multidão, que representa 24,6 por cento de todo o eleitorado do Estado (1.228.788 aptos a votar) que, caso decida mudar de plano e ir às urnas neste segundo turno, quem decidirá, certamente, entre Marcos Rocha ou Marcos Rogério, que será o novo Governador. Com toda essa gigantesca abstenção, Rondônia foi o Estado brasileiro onde houve o maior percentual de ausência nas urnas, no turno inicial da disputa deste ano. Infelizmente, a tendência para este segundo turno, no domingo, é de que, ao contrário de diminuir, ainda aumente a abstenção. Em nível nacional, a média foi de 21 por cento de abstenções. Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro foram os estados com maior abstenção. Roraima, Paraíba e Ceará foram as unidades da Federação com a maior quantidade proporcional de votantes. É importante destacar, contudo, que quem não compareceu na sua seção eleitoral, no turno inicial deste 2022, pode fazê-lo normalmente neste domingo.

MAIORIA DOS INSTITUTOS DE PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE BOLSONARO E LULA

Com exceção do Ipec, o ex-Ibope, aquele que mais errou no primeiro turno da disputa presidencial e que é contratado pela Rede Globo (ou seja, credibilidade perto do zero), a maioria dos institutos de pesquisa está dando empate técnico entre o atual Presidente, Jair Bolsonaro e seu opositor, o ex-presidente Lula. Bolsonaro já teria ampla maioria em grandes colégios eleitorais, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, assim como no centro-oeste e extremo sul. Mas Lula teria ainda a imensa maioria do eleitorado em todos os Estados do Nordeste. Não há dúvida de que a diferença dos seis milhões de votos a mais que Lula tirou no primeiro turno, já tenha sido tirada, segundo não só as pesquisas nacionais, como as internas, dos dois lados. Neste domingo, o que decidirá então uma disputa tão acirrada? Certamente os indecisos, caso tenham tomado partido em massa para um dos lados. E, mais que tudo, os que se abstiveram de votar no turno inicial. Se a abstenção cair, para um lado ou outro lado, é absolutamente certo que esse fator será decisivo. Os corações estão pulsando forte, nos dois grupos que querem o poder no país.

UM DOMINGO TAMBÉM DECISIVO PARA O FUTURO DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Nesta reta final da eleição, infelizmente, o TSE se tornou notícia negativa em todo o país. Afetou sim a imagem do Judiciário, mesmo que os TREs tenham agido corretamente (o de Rondônia é exemplo nacional, por sua competência e pela isenção com que conduz as eleições). As ações parciais, sempre beneficiando um dos lados da disputa, tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes, mas também geralmente com apoio dos seus companheiros de tribunal, deixam um rastro de dúvidas em relação ao pleito deste domingo. No último evento, que ainda vai ser mote de enormes discussões, o TSE negou rever petição dos advogados do presidente Bolsonaro sobre a questão de que 154 mil inserções a que tinha direito, que não foram ao ar, como ainda criminalizou quem fez a acusação. Algo perto do surreal. Certamente o ministro Alexandre de Moraes sabe muito bem o que está fazendo, para ter tomado partido na eleição. Deve estar jogando todas as suas fichas, porque sabe que se Bolsonaro ganhar a eleição, o mandato dele no STF e no TSE não tem futuro algum. O domingo também vai ser vital para Moraes.

GABINETE ON LINE DE NEGREIROS ATENDE MAIS DE 150 SOLICITAÇÕES, APENAS EM OUTUBRO

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros, tem conseguido avanços cada vez maiores, criando sempre inovações para ter linha direta com a população. Para se ter ideia da atuação do parlamentar, uma das formas de atendimento ao porto-velhense, o "Gabinete On Line", atendeu, apenas neste mês de outubro, nada menos do que 150 solicitações da população. Desde abril de 2021, o vereador Edwilson Negreiros, do PSB, começou a atender cidadãos e cidadãs de Porto Velho através do "Gabinete Online". O contato virtual foi estabelecido a distância justamente por conta dos efeitos da pandemia do Coronavírus. Agora, para que as pessoas enviem demandas como denúncias, sugestões, reclamações e/ou elogios, a ferramenta virtual de atendimento ao público via WhatsApp pode ser acessada através do telefone (69) 9 9293-7097. O funcionamento segue em janeiro de 2022, e é feito de segunda à sexta-feira das 09h às 14h.

ROSANI DONADON E DELEGADO FLORI DISPUTAM PREFEITURA DE VILHENA JUNTO COM A ELEIÇÃO DO DOMINGO

Os mais de 65 mil e 600 eleitores de Vilhena vão ter uma eleição diferenciada. Além da escolha do governador do Estado e Presidente da República, os vilhenenses vão escolher seu Prefeito, para um mandato tampão de aproximadamente dois anos. Desde a cassação do último prefeito eleito, o empresário Eduardo Japonês e da vice dele, Patrícia da Glória, por abuso do poder econômico, a Prefeitura tem sido comandada pelo presidente da Câmara, Ronildo Pereira Macedo. Tanto Macedo quanto outros quatro candidatos desistiram no meio do caminho e a disputa será apenas entre dois candidatos: a ex-prefeita Rosani Donadon e o delegado da Polícia Federal, Flori Miranda Júnior. Rosani, aliás, foi Prefeita da cidade até 2018, quando também perdeu seu mandato igualmente por abuso do poder econômico. Mas, como não perdeu os direitos políticos, pode concorrer novamente. O delegado Flori é uma espécie de cara nova na política da maior cidade do extremo sul do Estado e Rosani representa a família Donadon, tradicional na política da cidade e da região. Não houve, até agora, pesquisa que pudesse indicar que um ou outro esteja à frente na corrida pela Prefeitura.

TRE CONFIRMA MANDATO DE THIAGO FLORES E DÁ AVAL PARA CANDIDATURA DE FLORI, EM VILHENA

Por falar na eleição de Vilhena, mas também ainda da disputa pela Câmara Federal, o TRE rondoniense tomou duas importantes decisões nesta semana, ambas por unanimidade dos votos dos desembargadores. O primeiro caso foi o que envolveu a eleição do ex-prefeito de Ariquemes, o delegado Thiago Flores, para ocupar uma das cadeiras no Congresso. O Podemos queria recontagem de votos, alegando que ela poderia tirar a vaga de Thiago, para ser ocupada por um dos seus representantes. Deu 7×0 pró Thiago, que, por óbvio, tem sua posse garantida em 1º de fevereiro do ano que vem. O próprio Thiago acompanhou a sessão e produziu vídeo para as redes sociais, comemorando a decisão, amplamente favorável a ele. No segundo caso, envolvimento direto com a disputa pela Prefeitura de Vilhena, neste domingo. A coligação comandada por Rosani Donadon tentava impugnar a candidatura do seu único adversário, o delegado Flori Miranda Júnior. O caso foi colocado em pauta pelo desembargador Clênio Amorim e votado nesta última sexta. Outro resultado unânime. Com a decisão, Flori pode concorrer normalmente, já que,  caso ela não houvesse sido tomada, ele disputaria sub judice. Como sempre, o TRE rondoniense cumpriu exemplarmente sua missão. Agora, vai coordenar toda a eleição do Estado, que, certamente, será realizada em paz e tranquilidade.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

29 de abril, Dia Internacional da Dança

A expressão que fala mais que palavras
L

UNAMA realiza evento sobre o Transtorno do Espectro Autista

Estudantes do curso de Psicologia expandiram seus conhecimentos sobre o assunto
L

A responsabilidade pela saúde em Rondônia, por José Hiran da Silva Gallo

A intenção é avaliar com rigor se o quadro atual justifica essa medida e se houve falhas em seu planejamento, desrespeitando princípios da concorrência.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fies termina hoje

Resultado da classificação e da pré-seleção sairá dia 6 de maio
L

Agenda News: Um presente inesquecível – Revitalização e conexão com o Soluna Med SPA no Dia das Mães

Celebre o amor materno com momentos de relaxamento e autocuidado no Soluna, criando memórias afetivas e fortalecendo laços em um ambiente acolhedor.
L

Zona Sul: ignoradas por motoristas, faixas de pedestres representam temor diante de semáforos em vias de cruzamento

Se a todo momento o semáforo está aberto para uma pista, quando seria a prioridade do pedestre?
L

Resquícios do tempo intenso no Amazonas chegam a Rondônia

Porto Velho será a região mais afetada, com chuvas fortes principalmente no período da tarde
L

Ibama: em mais uma ofensiva contra o garimpo de ouro ilegal dentro da Amazônia, órgão destrói 16 dragas

A operação “causou um duro golpe às atividades criminosas que ameaçam a Amazônia e, principalmente, os povos indígenas”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves propõe isenção de taxa para substituição de placas veiculares perdidas em enchente na BR-425

Deputado Edevaldo Neves propõe isenção de taxa para substituição de placas veiculares perdidas em enchente na BR-425

Sensível à situação enfrentada pelos condutores, parlamentar argumenta que a cobrança da taxa em um momento de dificuldade se torna injusta.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo lidera mobilização por CPI do Roubo dos Aposentados na Câmara

Deputado Coronel Chrisóstomo lidera mobilização por CPI do Roubo dos Aposentados na Câmara

Com mais de 150 assinaturas, proposta busca apurar esquema que desviou R$ 6,3 bilhões do INSS entre 2019 e 2024, afetando milhares de beneficiários.
L

Deputado Pedro Fernandes participa de entrega de colchões para policiais penais em Ariquemes

Ação atende demanda da categoria e beneficia servidores de 17 municípios rondonienses
L

Deputada Cláudia de Jesus participa de plantio de árvores em homenagem ao Papa Francisco

Ação aconteceu no Assentamento Padre Ezequiel, reforçando a defesa da ecologia.
L

Deputada Dra. Taissa defende melhorias no zoneamento durante audiência pública em Alta Floresta do Oeste

Parlamentar reforça compromisso o desenvolvimento sustentável e a organização territorial de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é agredido a pauladas e marteladas na zona sul

Ferido e nu, o rapaz conseguiu escapar pulando o portão da casa e caindo em uma vala na rua.
14

Servidor público federal sofre tentativa de homicídio durante briga de trânsito na capital

O suspeito então emparelhou os veículos e efetuou um disparo na direção da vítima.
12

Polícia Militar Mirim de Itapuã do Oeste marca presença em solenidade do 5º BPM em Porto Velho

Jovens da PM Mirim participaram da cerimônia de passagem de comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, representando com orgulho a cidade de Itapuã do Oeste
L

Ação integrada do governo combate organizações criminosas em Rondônia e regiões fronteiriças

A força-tarefa representa um marco no combate ao crime organizado, mantido nos últimos anos pela atual gestão, garantindo proteção da sociedade, da justiça e da ordem pública
L
Foragido flagrado furtando em residência é amarrado e surrado na zona leste

Foragido flagrado furtando em residência é amarrado e surrado na zona leste

Informações apuradas dão conta que uma jovem de 19 anos ao chegar em casa, se deparou com o suspeito realizando o furto e gritou por ajuda.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova proposta da Prefeitura de Porto Velho para reativar cargos técnicos extintos em 2021

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 07/2025
L
Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Outro grande diferencial deste ano é o retorno do Pavilhão da Piscicultura, iniciativa que reafirma o compromisso do estado com o fomento da cadeia aquícola, um setor estratégico para a diversificação econômica de Rondônia.
L
Porto Velho sedia nesta quarta (30) o Fórum Integrado de Gestão de Trânsito em Rondônia

Porto Velho sedia nesta quarta (30) o Fórum Integrado de Gestão de Trânsito em Rondônia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3,5 mil pessoas morrem diariamente em sinistros de trânsito no mundo, e a situação é reconhecida como um grave problema de saúde pública.
L

Lady Gaga já está no Rio e mobiliza 5 mil policiais e drones em megaesquema de segurança; veja

O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, disse que a segurança é o “principal vetor para permitir que os artistas incluam o Rio como destino de turnês”. Daí tanto empenho para que tudo seja uma perfeição no show de Lady Gaga.
L

Requerimento da Licença Ambiental: HM COMERCIO E SERVIÇOS DE AUTOMOVEIS LTDA

LAMP – Licença Ambiental de Médio Porte, Licença Ambiental Prévia, Instalação e Operação
L

Homem revitaliza lago poluído; converte infestação de algas em fertilizante orgânico e gera empregos

Formado em Direito, Maninder começou a trajetória empreendedora na área de tecnologia.
L
Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Presidente dos EUA também influenciou outros líderes, diz documento
L

Mês Nacional de Combate à Hipertensão: a pressão alta é uma doença silenciosa que pode ser prevenida, alerta especialista

Alimentação equilibrada, sono regular, exercícios e pausas no dia a dia são hábitos simples que ajudam a prevenir a hipertensão.
L
Troféu do Super Mundial de Clubes da FIFA inicia tour no Brasil pelo Rio de Janeiro com visita a clubes cariocas

Troféu do Super Mundial de Clubes da FIFA inicia tour no Brasil pelo Rio de Janeiro com visita a clubes cariocas

Taça passará por três clubes cariocas e depois seguirá para SP
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.