Autora: Renata Camurça
O primeiro grande veículo de comunicação de massas, que até hoje faz companhia, leva informação e diversão ao povo brasileiro, é oficialmente celebrado na data de 25 de setembro, estabelecido como Dia Nacional do Rádio.
Segundo a história, no dia 7 de setembro de 1922, centenário da independência brasileira, ocorreu a primeira transmissão radiofônica, na ocasião, uma estação de rádio foi montada no Corcovado, Rio de Janeiro, para transmitir o discurso do então presidente Epitácio Pessoa e também veiculação de músicas. No ano seguinte, Roquete Pinto, fundou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Brasil.
Parabéns a todos os profissionais encarregados por criar e produzir programações diárias para o rádio!
Essa é uma oportunidade para valorizar, reconhecer a importância desse veículo que consegue levar cultura para toda sociedade, em qualquer lugar e também para conhecer um pouco mais sobre a sua história. Para celebrar o Dia Nacional do Rádio, a Coluna Leitura Finalizada selecionou os melhores livros que contam a história desse meio de comunicação. Confira!
Um livro sobre a história da construção da notícia no rádio brasileiro, abordando as origens e principais transformações pelas quais passou o gênero radiofônico.
A obra traz depoimentos biográficos de seis ilustres profissionais renomados do rádio: Joseval Peixoto, Milton Parron, Salomão Ésper, Saulo Gomes, Vida Alves e Wilson Matos. O livro conta a história da fase de ouro do rádio, quando o veículo reinou absoluto no Brasil.
O livro é um panorama da época de ouro do rádio no Brasil, desde a primeira transmissão até o surgimento da televisão.
Boa leitura!