QUARTA-FEIRA, 22/05/2024

Renato Mimessi desabafa + Sorriso só nas fotos + Debates têm poucas propostas

Para Renato Mimessi, "estamos vendo cada vez mais o medo sendo instaurado e o cerceamento das liberdades, vindos exatamente a partir de quem nós deveríamos estar esperando proteção".

Publicado em 

Renato Mimessi desabafa + Sorriso só nas fotos + Debates têm poucas propostas - News Rondônia

Autor: Sérgio Pires

MIMESSI, UM DOS MELHORES EXEMPLOS DA VERDADEIRA JUSTIÇA, DESABAFA "CONTRA OS ATOS INCONSTITUCIONAIS DO STF"

Ele não é voz isolada. O desembargador aposentado Renato Mimessi é apenas um dos que vivem ou viverão longas vidas no Judiciário, defendendo a verdade, a Justiça, o amor pelo país, o respeito irrestrito pela Constituição, nosso conjunto de leis, que, infelizmente, nos últimos tempos, tem sido pisoteada por decisões inacreditáveis de alguns ministros do STF, mas, principalmente, do ministro Alexandre de Moraes. Mimessi, como um exemplo de representante da verdadeira Justiça, é mais um que se levanta contra o que está acontecendo no Brasil, contra as liberdades, contra o direito à opinião, com a livre manifestação do pensamento. No início do mês, ele divulgou, nas redes sociais e no you tube, um longo vídeo, protestando contra o que está havendo na mais alta corte do Judiciário, contra os princípios constitucionais. O vídeo começou a ter milhares de acessos. Um dos resultados do depoimento incisivo e de grande valia para que o brasileiro pense sobre o que está  acontecendo em seu país, Mimessi foi convidado a participar do programa Papo de Redação, que tem a maior audiência da TV rondoniense no seu horário. Durante cerca de 40 minutos, o agora desembargador aposentado reafirmou sua indignação contra várias decisões do STF e, muito destacadamente, do ministro Alexandre de Moraes. Perguntado se sua posição é pessoal e isolada, Mimessi foi claro: na verdade, há uma imensa maioria de magistrados brasileiros que não consegue aceitar o que está sendo feito contra a Constituição. Segundo Mimessi, o vídeo foi feito "num momento de agonia, de grande preocupação". Repetindo o que disse no vídeo que está bombando na internet, o desembargador, agora fora da ativa, destacou que "há muito tempo" tem acompanhado uma série de acontecimentos que, segundo ele, "cada vez mais, representam um cerceamento das liberdades". Para Renato Mimessi, "estamos vendo cada vez mais o medo sendo instaurado e o cerceamento das liberdades, vindos exatamente a partir de quem nós deveríamos estar esperando proteção".

Renato Mimessi desabafa + Sorriso só nas fotos + Debates têm poucas propostas - News Rondônia
Foto: Sérgio Pires

Num longo desabafo, MImessi relembrou uma série de decisões vindas do STF. Segundo ele, estamos vivendo em tempos de medos, vindos de onde não se esperava, "porque cada vez mais vejo o cerceamento das liberdades, cada vez mais o medo sendo instaurado nas pessoas". Para ele, algumas medidas tomadas pela Suprema Corte, através de alguns ministros e especialmente de um deles (Moraes), "surpreendem e assustam", porque, alega, "alguns dos ministros do STF não têm encontrado limites para seus atos e, a falta desses limites, nos coloca numa situação de total insegurança e de falta de defesa". O desabafo de um dos luminares do Judiciário rondoniense de todos os tipos merece ser assistido na íntegra. Você, caro leitor, pode fazê-lo através do link https://youtu.be/flLkM1elYFo.  Não deixe de ver…

SORRISO SÓ NAS FOTOS: FORA DELAS, SUOR FRIO E NERVOS À FLOR DA PELE, ESPERANDO AS PESQUISAS DESTA QUINTA

Nas fotos, sorrisos e tranquilidade. Fora delas, nervos à flor da pele! Os candidatos ao Governo estão contando as horas, os minutos e os segundos para saberem os resultados de duas pesquisas eleitorais que terão seus números anunciados nesta quinta-feira, dia 15, provavelmente no final da tarde ou já à noite, nos telejornais. Uma delas será o Ipec, o substituto do falecido Ibope, aquele que nunca acertou em cheio o resultado de uma eleição em Rondônia mas que, agora renovado e sem aqueles interesses todos que envolviam o antigo instituto, está chegando para ter alguma credibilidade. A outra será do instituto Real Time-Big Data, ligado à Rede Record de TV (aqui, a SICTV/Rondônia). A Real Time, que tem feito pesquisas com boa precisão, país afora e também aqui, principalmente à audiência das emissoras, vai apresentar seu primeiro resultado da opinião dos rondonienses sobra a sucessão estadual. Na única pesquisa feita até agora, depois do início da campanha, o governador Marcos Rocha liderava, com Ivo Cassol empatado com ele, tecnicamente. Para onde migraram os eleitores de Cassol, agora fora da disputa? Concentraram-se em alguma candidatura ou estão pulverizados entre os concorrentes que sobraram? Rocha se manterá bem à frente? Ou o quadro mudou? Que números as duas pesquisas trarão?  Suor frio dos candidatos, esperando por estas respostas…

TRE AUTORIZA CINCO A DISPUTAREM O GOVERNO E UM CONCORRE SUB JUDICE. AO SENADO, HÁ SEIS CONCORRENTES

Só o Comendador Queiroz, do nanico Agir, está impugnado para a disputa do Governo de Rondônia. A decisão do TRE foi por unanimidade. Ele concorre sub judice, pois está entrando com recurso. Não se sabe ainda se o Comendador conseguirá reverter o caso. Os demais candidatos já estão autorizados pela Justiça Eleitoral para concorrem. O governador Marcos Rocha, o senador Marcos Rogério, o deputado federal Léo Moraes, o ex-governador Daniel Pereira e o empresário Pimenta de Rondônia, têm o aval para prosseguirem com suas campanhas. No caso dos senadores, a única impugnação foi dada à postulação do senador Acir Gurgacz, embora a candidatura dele ainda se mantenha graças a recurso impetrado junto ao TSE. Os demais candidatos podem concorrer normalmente. Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol, Expedito Júnior, Jaime Bagattoli, os que são considerados os com mais chance de tomar a única vaga, estão na batalha. Mais dois nomes, dos considerados partidos nanicos, também estão OK, : Rosângela Lázaro, do Agir e Jozinélio Muniz, do PMB. Oito nomes, incluindo Acir, o deputado Jair Montes e o ex-presidente da Assembleia, ex-deputado Hermínio Coelho, também foram impugnados. Todos recorreram e estão disputando a eleição sub judice.

DEBATES TÊM POUCAS PROPOSTAS E MUITOS ATAQUES CONTRA O ATUAL GOVERNADOR. VAI FUNCIONAR?

O que tem tido de importante os debates entre os candidatos ao governo de Rondônia, até agora? No primeiro deles, da Band, o governador Marcos Rocha não compareceu e se tornou alvo de todos os demais concorrentes. Poucas propostas, pouca conversa direta com o telespectador/eleitor, mas, de parte de todos os demais concorrentes, a maior parte do tempo foi tomada por ataques duros ao governador, como se essa fosse a prioridade de todos. Na RedeTV! (igualmente, a organização e apresentação do debate foram impecáveis, de parte das emissoras e suas equipes), o tom continuou o mesmo. Poucas propostas, mas a voz única dos concorrentes era sentar o cacete no governo. Houve exageros, como abrir a caixa preta (?) do governo e, outra, denunciando corrupção que, na vida real, até agora não há qualquer caso concreto que se possa citar, embora aqui e ali tenha havido denúncias e, aqui e ali, investigações que, ao menos até agora, a nada levaram. Marcos Rocha, por tudo isso, só irá no próximo debate na SICTV/Record, no próximo dia 23, nove dias da eleição, quando deverá ocorrer o debate decisivo da disputa. Teremos o mesmo do mesmo? Obviamente que se isso acontecer, o telespectador vai ficar se questionando se a grande proposta de governo dos adversários de Rocha é tirá-lo da cadeira, a qualquer custo.  Ainda dá tempo de se repensar as estratégias, porque, este clima organizado de muitos ataques e poucas propostas, certamente não é o que o eleitor quer ouvir. Esperemos para ver no que dá.

CANDIDATOS ENFRENTAM OS DINOSSAUROS, NO PROGRAMA CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA NO ESTADO

Começou na segunda-feira a série de entrevistas/sabatinas com os candidatos ao governo do Estado. Os questionamentos são feitos pelos Dinossauros Everton Leoni, Beni Andrade, Jorge Peixoto e Sérgio Pires. O primeiro a ser ouvido em todo o Estado, pelas emissoras da Parecis FM, foi o Comendador Valcleir Queiroz. Para ele não há dificuldade alguma para resolver todos os problemas, da liberação total do garimpo; da construção rápida do Hospital Heuro, até o projeto do trem-bala, ligando Porto Velho a Vilhena que, segundo o candidato, é perfeitamente viável. Nesta terça, foi a vez de Daniel Pereira, o ex-governador que, do alto da sua experiência, saiu-se bem, como sempre o faz quando tem a chance de falar. Destacou suas ações como ex-governador, criticou o atual governo, informou que a construção do Heuro será prioridade para ele e, ainda, destacou as realizações do ex-presidente Lula em benefício do Estado. Nesta quarta-feira, foi a vez do governador Marcos Rocha, que disputa a reeleição. Ele falou sobre as realizações do seu mandato, falou na parceria com a Capital e cutucou seus adversários, dizendo que eles não têm propostas, mas só ataques. Nesta quinta, o candidato que conversará com os Dinos, será Pimenta de Rondônia. Não haverá a sabatina na sexta, já que a data estava, por sorteio, destinada a Ivo Cassol. Na semana que vem, as entrevistas continuam com Léo Moraes, na segunda-feira e Marcos Rogério na terça, dia 20.

INGRESSO DE CARLOS MAGNO EM APOIO A ROCHA É RECEBIDO COM COMEMORAÇÃO NO GRUPO PALACIANO

O grupo palaciano anda comemorando o que considera uma importante adesão: a de Carlos Magno, nome muito respeitado na região central do Estado, que já foi deputado, chefe da Casa Civil e um político que tem seu nome colado à recente história do nosso Estado. Por que essa chegada de Magno no grupo que quer a reeleição de Rocha é importante? Primeiro: ele seria candidato a deputado estadual pelo Podemos, de Léo Moraes, mas acabou ficando de fora da relação, por exigência de outros postulantes do partido, que achavam que, com Magno, uma vaga do partido seria dele, deixando todos os demais correndo risco de não eleição. Ficou uma tristeza profunda do quase candidato, porque quando a decisão lhe foi informada, ele não tinha mais como buscar abrigo em outra sigla. Segundo: o poderoso Ivo Cassol, que acabou saindo da corrida estadual pela decisão do STF contra ele, o que muita gente lamentou no Estado, tinha escolhido exatamente seu especial amigo e fiel companheiro político, Carlos Magno, como o comandante geral da sua campanha. Ou seja, Magno é muito próximo de Cassol e o ex-governador, que até agora não anunciou se apoiará algum candidato (ele tem dito que ficará fora da campanha, com exceção do apoio à sua irmã, Jaqueline Cassol, candidato ao Senado) pode ao menos considerar positiva a participação de Magno no grupo governista. Será que isso mudaria a posição de Cassol? É difícil, mas não impossível, como nada é impossível na política.

ADEUS ÀS URNAS: BENEDITO DESISTIU DE DISPUTAR VAGA AO SENADO, MESMO COMO SUPLENTE

Foi um vai e vem que, no final, não foi. O professor, advogado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves, surgiu como um nome novo e poderoso, na corrida pelo Senado. Lançado pelo PDT, já que, à época, havia muitas dúvidas se Acir Gurgacz pudesse concorrer, Benedito seria suplente, mas com a questão jurídica de Acir, passou a ser titular na corrida senatorial. Semanas depois, quando ele já percorria o Estado atrás de votos e andava feliz com os resultados obtidos, veio o primeiro aviso: o titular da vaga seria o atual senador. Benedito voltou à condição de primeira suplente. Não protestou, ao menos publicamente. Pouco tempo depois, nova reconvocação, na andança por municípios rondonienses, novos horizontes na corrida pela única vaga em disputa. O PDT chegou a anunciar que a primeira suplente de Benedito será a empresário Ana Gurcacz, esposa de Acir. Não deu outra: num comunicado pela imprensa, o atual senador mais uma vez voltou à cena, avisando que seria o candidato e que recorreria até a última instância. O balde então transbordou. Elegante, Benedito Alves publicou uma carta aberta em que renuncia à condição de suplente do PDT e está deixando a disputa política, ao menos este ano. É uma pena, porque seria uma opção bastante viável para a corrida pelo Senado.

O PODEROSO TRÁFICO DE DROGAS PERDEU 74 MILHÕES DE REAIS EM BENS APREENDIDOS E LEILOADOS, SÓ NESTE ANO

O tráfico de drogas ainda é poderosíssimo! Mantém o crime organizada cada vez mais na ativa; elimina quem se atravessa em seu caminho; põe comunidades e favelas inteiras sob seu jugo e expande seus domínios, inclusive com apoio de políticos que ajuda a eleger. Claro que isso não ocorre só no Brasil, mas é um triste exemplo que afeta povos de todos os continentes. Contudo, no nosso país, apesar de toda a sua imensa grandeza e do seu poder que não há como medir, os traficantes têm registrado pesadas perdas. Neste ano, apenas como exemplo, já foi confirmado que a União arrecadou nada menos do que 74 milhões de reais, em cerca de 250 leilões, somando-se todos os bens apreendidos dos criminosos que atuam no tráfico. Aviões, carros importados e de última geração, além de dezenas de carros nacionais, casas, apartamentos, fazendas e outros imóveis, centenas de celulares e joias, essas em profusão, foram apreendidas, nas dezenas de prisões feitas pela Polícia Federal, mas também pelas polícias dos Estados. Nunca se prendeu tanto traficante quanto nos últimos anos. Claro que não resolve o problema, que é insolúvel, mas ao menos se comprova que, de vez em quando, a polícia ganha dos bandidos. 

PERGUNTINHA

Você sabia que o horário de votação em Rondônia, em 2 de outubro e em 30 de outubro, se houver segundo turno para o Governo e Presidência, começará uma hora mais cedo (7h da manhã) e se encerrará uma hora mais cedo (16 horas) em relação ao horário de Brasília?

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Transmissão ao Vivo: 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Não Perca! Acompanhe agora a apresentação de Bruno Eduardo ao vivo diretamente do maior evento de agronegócios da região Norte!
L

Rondônia tem a 4ª maior taxa de internações por Leptospirose da região Norte, aponta CLP

Os casos são relativamente baixos; geralmente estão relacionados ao acúmulo de água parada e à precariedade dos serviços de saneamento básico.
L

Marcos Rocha cria relações internacionais sólidas com outros países e gera possibilidade de mais negócios para Rondônia

As pontes comerciais e de relacionamento criadas pelo governador Marcos Rocha com outros países, convergem para a Rondônia Rural Show.
L

UNIR sugere, mas conselheiros rejeitam cancelar o ano letivo de 2024

Com “não” da maioria, proposta foi negada. Greve é mantida.
L
Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na Rua Raimundo Barreto; serviço integra obras pavimentação da via

Prefeitura de Jaru constrói rede de drenagem na Rua Raimundo Barreto

O serviço integra obras pavimentação da via
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quase 40 cidades de Rondônia estão liberadas para que empresas ativem a faixa do 5G

O Estado de Rondônia foi contemplado nesta leva com 39 municípios.
L

Na RRS Internacional, Marcos Rocha anuncia a antecipação do salário dos funcionários públicos de Rondônia

O dinheiro já vai entrar nas contas dos servidores na próxima sexta-feira (24)
L
Rio Grande do Sul precisará de R$ 1 bilhão para recuperar turismo

Rio Grande do Sul precisará de R$ 1 bilhão para recuperar turismo

Governador volta a pedir benefício para empresas afetadas pelas cheias
L

#InFoco | Entrevista Giovanny A. Oliveira e Felipe Rosell, estudantes de direito

Marcelo Régis conduzirá a conversa, explorando a trajetória acadêmica e as atividades na Atlética.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Publicidade

POLÍTICA

CORONEL CHRISOSTOMO: Deputado se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições municipais de RO.

Deputado se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições municipais de RO

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores.
L

Deputado Alan Queiroz participa da entrega de equipamentos hospitalares no Hospital Santa Marcelina

Emenda parlamentar destinada foi de quase R$ 500 mil para aquisição dos novos aparelhos.
L

Dra Taíssa destaca que Rondônia Rural Show Internacional mostra evolução do agronegócio no estado

Feira traz o tema: “Agricultura da Amazônia”, que representa o progresso na produção de alimentos em Rondônia.
L
Ieda Chaves participa da Rondônia Rural Show e destaca investimento no setor turístico

Ieda Chaves participa da Rondônia Rural Show e destaca investimento no setor turístico

Feira voltada potencializa setores do agronegócio e promove negócios no estado.
L
Dra. Taíssa fomenta agronegócio em Rondônia com mais R$ 2 milhões em emendas parlamentares

Dra. Taíssa fomenta agronegócio em Rondônia com mais R$ 2 milhões em emendas parlamentares

Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distrito de Nova Dimensão, Nova Califórnia e União Bandeirantes foram beneficiados em 2023.
L
Publicidade

POLÍCIA

Urgente: PM salva homem que era torturado e prende suspeito no Morar Melhor

Urgente: PM salva homem que era torturado e prende suspeito no Morar Melhor

Em seguida, foi socorrido para o Hospital João Paulo II.
12
Estava de boa: Integrante do “Novo Cangaço” é preso comprando peixe na zona leste

Estava de boa: Integrante do ‘Novo Cangaço’ é preso comprando peixe na zona leste

O foragido estava com dois mandados de prisão.
10

Professora é agredida por autista, registra BO e família é intimada

A aluna tem 12 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível de suporte 3, não oralizada (não fala).
10

Carro bate de frente com bicicleta e deixa criança ferida no centro de Porto Velho

O fato aconteceu no cruzamento das ruas Benjamin Constant com Rafael Vaz e Silva, no bairro São Cristóvão, em Porto Velho.
10
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Operação Ciclo da Morte mobilizou 14 policiais e foi comandada por dois delegados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CASA DA ROCADEIRA E SERVICOS MULTIMARCAS LTDA

Licença Ambiental Simplificada SUL 247°
L

Recebimento da Licença Ambiental: ELIAS DIESEL TRUCK LTDA

Licença Ambiental de Operação SUL 105
L

Requerimento da Licença Ambiental: LUIZ MORAES DE SOUSA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: F1 CONSTRUCOES E NAUTICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇAO
L
Ventosa ajuda a coletar sangue de quem tem medo de agulha

Ventosa ajuda a coletar sangue de quem tem medo de agulha

Os pesquisadores criaram o dispositivo inspirados no comportamento de sanguessugas.
L
Homem que varria tapete vermelho de Cannes estreia como cineasta no festival

Homem que varria tapete vermelho de Cannes estreia como cineasta no festival

Desde então, David foi crescendo até decidir registrar oficialmente o primeiro documentário.
L
Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes; veja como usar

Receita Federal lança sistema para proteger CPF contra golpes; veja como usar

Um dos golpes aplicados por criminosos no Brasil é a inserção do CPF de vítimas em sociedades e empresas.
L
Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST

Projeto aprovado na Câmara criminaliza luta por terra, critica MST

Proposta ainda precisa passar pelo Senado
L
Governo começa a reestruturar saúde digital no Rio Grande do Sul

Governo começa a reestruturar saúde digital no Rio Grande do Sul

Núcleo do estado terá 1.500 equipamentos substituídos
L