Autor: Redação News Rondônia
O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia finalizou na manhã desta quarta-feira, 10, os procedimentos de interligação do Detran/RO ao serviço de Venda Digital, atendendo com mais eficiência seus usuários.
Os diretores do Detran Rondônia comemoram o novo serviço, que desburocratiza a venda dos veículos que possuem aautorização para Transferência de Propriedade do Veículo – ATPV-e, título que substitui o Documento Único de Transferência – DUT.
O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que a Venda Digital é um serviço oferecido no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT para a realização da transação de compra e venda do bem entre pessoas físicas, proprietários ou futuros proprietários de veículos, de forma virtual.
“No sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam venda e assinam a autorização de transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. Sem burocracia” – explica Paulo Higo Ferreira de Almeida.
“Acessando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT, o vendedor do veículo informa os dados do comprador e registra a intenção da venda. O comprador será notificado e precisa repetir o processo” – destacou o diretor geral.
O diretor Técnico de Veículos – DTV, Tiago Luis Veloso da Costa, destaca que a nova funcionalidade permite a assinatura digital da ATPV-e pelo vendedor e comprador e possibilita a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT.
“A venda é concretizada totalmente por meio digital” – destacou Tiago Luis Veloso da Costa. O diretor de veículos também ressalta que a venda também pode ser desfeita, desde que vendedor e comprador estejam acordados, realizando o processo também no aplicativo CDT.
Tiago Luiz enfatiza que a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo DUT foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
O diretor Técnico de Veículos agradece a participação dos gestores da Autarquia, destacando o diretor-geral, Paulo Higo Ferreira de Almeida, da diretora geral adjunta, Benedita Oliveira, do – coordenador CTI, Paulo Eduardo da Silva Vasconcelos, e da coordenadora de Renavam, Élida Regina Montecino Marques, que coletivamente trabalharam para a adesão do Detran Rondônia ao serviço de Venda Digital.
“Esse trabalho faz com que sejamos o 10º estado a aderir ao serviço, e traz para o nosso usuário agilidade e economia na hora de vender seu veículo. O objetivo deste trabalho é prestar o melhor atendimento ao nosso público" – encerrou Tiago Luis Veloso da Costa.
PASSO A PASSO CNH-e – DETRAN-RO
1. Atualizar gratuitamente o cadastro (celular e e-mail) nos postos do Detran-RO;
2. Baixar no celular o aplicativo, CNH Digital, na (App store ou Play store);
3. Acessar o link abaixo (CNH Digital) no site do Detran/RO, que direcionará diretamente à página de cadastro do Senatran;
4. No site de cadastro do Denatran, na opção usuário, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no e-mail pessoal do condutor;
5. No e-mail, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do Senatran para efetuar o login na página;
6. Após efetuado o login, ir na opção usuário, clicar em meus dados e inserir as informações de sua CNH e confirmar;
7. Ir na opção, CNH Digital e clicar em ativar CNH Digital;
8. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserido no aplicativo instalado do celular;
9. Após, será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.
10. Pronto! Agora é só acessar a CNH Digital em seu celular a qualquer momento. Não é necessário possuir internet para abrir a sua CNH Digital. O aplicativo funciona off-line.