Autor: Decom/PMA
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, realizou nos dias 08, 09 e 10, capacitação para profissionais da rede pública de saúde, para inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Foto: Arquivo PMA
A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 09, e teve como objetivo, garantir o direito da mulher a ter um planejamento familiar eficaz.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, que por não ter hormônios, ser eficaz e gerar comodidade à mulher, é altamente recomendado pelos médicos.
Antes do Dia "D", que ocorreu no dia 10, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros e médicos, passaram por uma capacitação, voltada para os métodos de inserção do DIU.
No município é utilizado o DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, que é introduzido no útero em uma aplicação simples e rápida que dura cerca de 15 a 30 minutos. O método apresenta eficácia superior a 99%, e tem validade de até 10 anos.
Ao todo, 164 mulheres que estavam na fila de espera do SUS foram atendidas. Vale lembrar que o DIU está disponível na rede pública de saúde de Ariquemes. Para as mulheres que queiram utilizar o método contraceptivo, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse em colocar o dispositivo. Vale lembrar que todos os casos serão avaliados e agendados pelo Sisreg.