Autora: Renata Camurça
Oficialmente o aparelho televisivo foi criado pelo escocês John Logie Baird, em 1925, porém o invento só foi apresentado aos cientistas em Londres, no ano de 1926 e nesse mesmo período aconteceu a primeira transmissão televisiva. A televisão chegou ao nosso país somente no ano de 1950, através da TV Tupi, primeira emissora brasileira, fundada pelo grande jornalista Assis Chateaubriand.
No Brasil, o Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto desde 1958. A data é uma homenagem à Santa Clara de Assim, padroeira da Televisão.
- Quando aconteceu a primeira transmissão televisiva no país, apenas 200 aparelhos de TV estavam instalados em São Paulo.
- No dia da primeira transmissão, Assis Chateaubriand convidou primeiramente Hebe Camargo, já conhecida como a estrela do rádio em São Paulo, a cantora faltou e foi substituída por Lolita Rodrigues.
- O primeiro telejornal brasileiro se chamava “Imagens do dia” e era transmitido pela TV Tupi.
- A primeira telenovela brasileira se chamava “25499 Ocupado”, transmitida pela TV Excelsior, no ano de 1953.
- Em março de 1972 foi realizada a primeira transmissão em cores da televisão brasileira.
Hoje a televisão, também conhecida como caixinha mágica, é o principal meio de comunicação, presente em quase todos os lares, e cumpre um papel importantíssimo na sociedade, mas do que um meio de entretenimento é um elemento de informação e formação de opinião.
A nossa televisão tem programas de excelência e serve de referência para o mundo todo. Por isso, a Coluna Leitura Finalizada selecionou alguns títulos que contam um pouco da história da TV brasileira. Tenho certeza que os apaixonados pelo poder da telinha vão adoras as dicas. Confira!
O livro reúne uma série de histórias inéditas de sua vida e profissão. Fala também de sua trajetória, de encontros com grandes nomes da televisão brasileira, dos desafios ultrapassados e sucesso alcançado. Tudo isso, narrado com bom humor e riqueza de detalhes.
No livro, um dos maiores diretores e produtores da televisão brasileira, conta alguns segredos dessa máquina. Como são feitos os programas de TV? Quem são os profissionais que trabalham na televisão? Como funciona essa engrenagem? Essas e muitas outras perguntas, são respondidas ao longo das páginas.
São dois volumes que fazem uma viagem pelo mundo das novelas, telejornais, programas humorísticos e esportivos.
Uma biografia única e inspiradora, quase uma autobiografia, narrada pelo próprio dono do baú. Relatos pessoais e episódios emocionantes mostram a coragem e ousadia do grande comunicador que ajudou a construir a história da TV brasileira.
Boa leitura!