Autor: Gerência de Comunicação Integrada
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Consumidor e da Saúde (GAECIV), realizou, nos dias 2, 4 e 8 de agosto de 2022, reuniões com a Polícia Técnico-Científica – POLITEC, Delegacia Geral da Polícia Civil e Instituo Médico Legal – IML, com o objetivo de instalar o Programa Local de Identificação de Desaparecidos do Ministério Público do Estado de Rondônia – PLID-RO.
Foto: Gerência de Comunicação Integrada
Nas reuniões, a equipe do GAECIV, coordenada pelo Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, fez um resumo do que é o Banco de Dados do Cadastro Nacional de Desaparecidos, conhecido como SINALID, e destacou a importância do envolvimento de todas as instituições participarem do curso de capacitação para utilização do sistema.
O curso, com data a ser definida, será ministrado pela equipe do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público (PLID), com a inclusão de servidores como usuários do sistema, habilitando-os a abastecer com informações atinentes a cada área de atuação, as quais poderão ajudar a solucionar os casos de desaparecimento de pessoas.
O Promotor de Justiça explicou que o PLID-Rondônia é um programa local alimentado com informações do banco de dados do Cadastro Nacional de Desaparecidos, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos e estados, ajudando na busca e localização de pessoas desaparecidas. Além disso, o programa visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento do desaparecimento de pessoas, a fim de auxiliar na solução de casos de natureza policial ou social.