Autor – Assessoria
O CREFITO 18 está atuando para que o pleno exercício das profissões de Fisioterapia e terapia ocupacional sejam respeitadas, conforme determina a Lei. Em Vilhena, desde março de 2022, foi denunciado à Polícia Civil, leigo exercendo atividade privativa de fisioterapeuta. Mesmo existindo diversas empresas e o poder público oferecendo o serviço, é imperioso que o cidadão fique atento.
Foto – Delegado André Roberto (Polícia Civil) e o Presidente do CREFITO 18, Dr. Rodrigo Moreira Campos
As profissões são regulamentadas pela Lei 938/69 e as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional onde define os atos privativos de cada uma.
Conforme a Lei, a atividade de executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente é uma atribuição exclusiva do fisioterapeuta, assim como executar métodos e técnicas terapêuticas e recreacional com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade mental do paciente é exclusiva do terapeuta ocupacional.
Os profissionais são de primeiro contato, ou seja, o paciente pode buscar livremente uma avaliação para diagnóstico e condutas próprias das profissões.
Dr. Rodrigo Moreira Campos, Presidente do CREFITO 18 destaca que: "A sociedade deve ter cuidado em confiar sua vida e sua saúde à profissional não habilitado, que muitas das vezes prometem terapias infalíveis e com resultados garantidos em detrimento das atividades informadas por evidência científica. Em Vilhena inclusive já denunciamos o exercício ilegal da fisioterapia ao Ministério Público Federal e Polícia Civil.
A população em geral pode garantir que o profissional que lhe atende seja realmente registrado no conselho, exigindo à qualquer tempo a identidade profissional e conferindo se as clínicas e consultórios estão registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional"
A sociedade pode consultar o registro do profissional no botão área do profissional no site www.crefito18.com.br