Você gostaria de se tornar um autônomo e está procurando o modelo de negócios certo? Seu próprio negócio online seria um sonho que você gostaria de finalmente realizar? Mas a ideia brilhante ainda não se realizou? Que bom que você encontrou esse artigo.
Foto: Vectorjuice/ Freepik
Aqui são apresentados e comparados dois dos modelos de negócio mais lucrativos do setor online. Nosso objetivo: ajudá-lo a decidir sobre o modelo de negócios certo. Então vamos começar.
Antes de chegarmos à pergunta: "Marketing de Afiliados x Dropshipping – Qual modelo de negócios é o melhor?" Primeiro iremos mostrar os dois modelos de negócios e explicar como eles funcionam e como você pode ganhar dinheiro com ambos.
Definição: Dropshipping
Para resumir brevemente: você pode chamar o dropshipping de um tipo de comércio eletrônico. Isso ocorre porque os varejistas on-line oferecem vários produtos em sua loja que eles realmente não têm em estoque, como tênis femininos e roupas.
Se os clientes gostarem de um produto e quiserem comprá-lo, o vendedor não será o responsável por enviar o produto, mas sim o fornecedor. O vendedor acaba não tendo contato com o produto final.
O dropshipping oferece uma vantagem decisiva sobre o varejo: com este modelo de negócios, você não tem mais o problema de estoque e não precisa se preocupar com a logística. Muito melhor ainda: você nem precisa enviar seus itens e ainda ganha dinheiro por isso.
Dropshipping: quem faz o quê?
Na verdade, existem três partes principais no dropshipping:
● Os vendedores: Como vendedor, você gerencia sua loja e tenta gerar o maior número possível de clientes em potencial. Quando um pedido chegar, você entra em contato com os fornecedores e repassa o pedido. Seu lucro é a diferença entre o valor que os atacadistas cobram pelo produto e o valor cobrado dos clientes.
● Os clientes finais: eles compram o produto em sua loja online e não sabem se receberão uma entrega dropshipping ou não. Traduzindo, isso significa: Ninguém sabe que você não armazena as mercadorias.
● Os fornecedores de dropshipping: Eles recebem o pedido real e providenciam o envio do produto. O melhor disso: você não precisa se preocupar com formalidades como frete, alfândega (se sua loja for internacional) e custos de distribuição. Tudo isso é cuidado pelos fornecedor
Definição: marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia de marketing relevante e um modelo de negócios realmente lucrativo e funcional. Para aqueles que ainda não tiveram contato com ele, vamos resumir: Como afiliado você vende produtos – mas não os seus.
Em princípio, trata-se da cooperação de parceiros de vendas com o objetivo de vender produtos e ganhar dinheiro. Os chamados afiliados anunciam produtos de fabricantes ou varejistas e recebem uma comissão em troca.
Simplificando: os afiliados ajudam a vender produtos ou serviços de terceiros. E quando os afiliados recomendam outros produtos, esse modelo de negócios também é chamado de marketing de referência.
Marketing de afiliados: quem faz o quê?
Também no marketing de afiliados, existem diferentes partes que assumem tarefas diferentes:
● Afiliado: Um afiliado é frequentemente usado quando se trata de alguém que anuncia um produto de terceiros e ganha dinheiro dependendo da comissão se o negócio for bem-sucedido. Alguns também chamam um afiliado de editor. Se você iniciar seu próprio negócio de afiliados, você é o editor.
● Anunciante: O afiliado se opõe a parceiros de vendas que desejam vender seu próprio produto. Estes podem ser fabricantes, mas também revendedores. No marketing de afiliados, esses parceiros também são chamados de anunciantes. Muitas marcas atuam como anunciantes, oferecendo programas de afiliados e pagando comissões quando você promove seus produtos.
● Rede de afiliados: Às redes de afiliados são plataformas nas quais afiliados e anunciantes podem se registrar e se encontrar. Assim, as redes de afiliados atuam como intermediárias entre as duas partes e lidam com todos os assuntos de pagamento.
Marketing de afiliados x dropshipping: prós e contras
Antes da comparação direta, queremos mostrar também as principais vantagens e desvantagens dos dois modelos. Como mencionado no início: Queremos mostrar um passo decisivo no seu processo de tomada de decisão.
Prós e contras do dropshipping: um resumo curto
Uma das maiores vantagens do dropshipping é definitivamente o baixo risco. Nesse modelo você não se preocupa muito com estoque ou entregas. Além disso, você pode focar mais nos preços dos seus produtos porque eles são seus produtos.
Por isso que há uma margem relativamente alta aqui. Mas a falta de contato físico com seus produtos também pode ser vista como uma desvantagem. Desta forma, você não tem influência sobre a qualidade e embalagem dos produtos.
Vantagens e desvantagens do marketing de afiliados: um resumo curto
Dificilmente qualquer outro modelo de negócios é tão flexível quanto o marketing de afiliados. Não importa onde você esteja, seu negócio online pode ser facilmente gerenciado de qualquer lugar.
Além disso, os custos de entrada são realmente muito baixos. Porque para um negócio online de sucesso nessa área, você não precisa de muito mais do que seu computador ou notebook e um site, um blog ou suas redes sociais.
Mas às vezes, dependendo do anunciante, as comissões podem ser muito baixas, de modo que primeiro você precisa atrair muitos visitantes para os sites de vendas externas para gerar uma renda lucrativa e regular.
Marketing de afiliados vs Dropshipping: critérios de comparação
Como você escolhe seu modelo de negócios? Quais são os critérios de avaliação que você usa para decidir sobre um ou outro negócio? Foi exatamente isso que nos perguntamos e selecionamos cinco critérios que analisam os dois modelos de negócio.
● Know-how técnico: É aqui que se avalia a quantidade de conhecimento técnico necessário. Refere-se, por exemplo, a conhecimentos nas áreas de web design, gráficos, produção de vídeo ou programação.
● Gasto de tempo semanal: Qual é o consumo de tempo dos modelos de negócios individuais em termos de desenvolvimento e manutenção? Em quais modelos de negócios você tem que investir tempo regularmente ou semanalmente e quais são executados “por si mesmos”?
● Yield: Aqui o valor do lucro é definido em relação ao risco e também o capital inicial necessário é avaliado como um todo como retorno.
● Renda passiva: Existem, por exemplo, produtos que você pode criar uma vez e depois vender várias vezes? Você consegue ser pago não pelo tempo gasto, mas pelo benefício obtido? Você pode automatizar processos?
● Flexibilidade: Quão flexível você pode trabalhar? Quão reguladas e fixas são as estruturas corporativas? Quão dependente você é de outros parceiros e prestadores de serviços?
Conclusão: A escolha depende da personalidade do seu fundador
Neste artigo você aprendeu todas as principais diferenças e semelhanças entre os dois modelos de negócios. Marketing de afiliados vs Dropshipping: qual é melhor? A questão não é qual modelo é melhor, mas qual desses modelos de negócios combina melhor com você e sua personalidade de fundador.
Afinal, todos nós colocamos valores diferentes em fatores diferentes. Para alguns, o negócio online deve ser o mais flexível possível, para outros o maior lucro possível deve ser alcançado.