Com a expansão do home office as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, sobretudo dentro do quarto, não é mesmo? Por isso, nesse momento, apostar em uma decoração diferente para o seu cantinho pode ser fundamental não apenas para ter rendimento no trabalho, mas para alcançar a satisfação de modo geral.
Foto: Rawpixel.com/ Freepik
Mas antes de iniciar uma reforma completa para deixar o seu ambiente mais aconchegante, vale a pena conferir os estilos que estão em alta no mercado. Assim você vai conseguir fazer a mudança do seu quarto de maneira mais simples e rápida, sem medo de errar.
Para te inspirar, falaremos da decoração tropical, que com sua energia harmoniosa e natural vem ganhando espaço nas casas brasileiras, seja nas matérias-primas dos móveis, nas estampas de edredom ou em tantos outros artigos decorativos usados para compor o ambiente. Acompanhe a leitura e descubra opções.
1. Pense bem nas cores
É impossível falar em decoração tropical sem pensar nas cores. Elas são essenciais para levar a energia bucólica desse estilo para dentro do seu cantinho, por isso é preciso ter muita atenção para escolher as tonalidades certas que vão refletir esse clima.
Azul, lilás, verde, bege e branco são os principais tons encontrados na decoração tropical. Para que o seu quarto fique bacana, aposte em uma paleta de cores combinando mais de uma dessas opções. Apenas tome cuidado para não misturar demais, pois isso pode deixar a aparência do espaço cansativa e extravagante.
2. Abuse das estampas
Outro aspecto obrigatório na decoração tropical são as estampas diferentes, repletas de elementos como animais, folhagens, frutas e até mesmo formas geométricas específicas, que podem ser usadas, por exemplo, tanto nas capas de almofadas quanto em papéis de parede.
Você é livre para escolher os modelos da sua preferência, então pense bem em que elemento a estampa será usada. Enquanto figuras menores dão equilíbrio a ambientes bem coloridos, estampas maiores podem se tornar o foco da atenção naquele espaço. Pensando nisso, reflita bastante antes de selecionar uma opção.
3. Plantas não podem faltar!
Sem dúvidas, um dos principais objetivos da decoração tropical é reconectar as pessoas a uma vida mais próxima da natureza. Por isso, as plantas se tornaram itens indispensáveis na composição de ambientes desse estilo, justamente por conferirem esse ar bucólico.
Geralmente, as pessoas preferem lírios, bromélias e palmeiras na decoração, mas como o espaço disponível nos quartos é bem limitado, opte por espécies de folhagens menores, que venham também com flores coloridas. Assim o ambiente fica mais alegre e descontraído.
4. Escolha os materiais com atenção
Ao montar um quarto de estilo tropical, outro ponto que você deve obedecer é em relação à matéria-prima utilizada nos móveis, tecidos e demais acessórios. A recomendação é não inserir nada sintético no ambiente.
Então, o ideal é que você invista em peças feitas a partir de elementos naturais, como bambu, vime, algodão e palha. Todos esses materiais são muito resistentes, bem acessíveis e capazes de levar o clima da natureza para dentro do seu cantinho, como o estilo tropical propõe.
5. Faça combinações
Esta última dica é para você que ficou interessado em incluir a decoração tropical no seu quarto, mas não queria mexer nos elementos que já fazem parte do ambiente. Saiba que não existe problema nenhum em unir duas tendências decorativas diferentes em um mesmo espaço: basta saber fazer isso.
Uma ideia bacana é, por exemplo, manter o mobiliário já existente no cômodo, unindo-o a objetos decorativos bem estampados com elementos da natureza. Assim, você vai conseguir o clima bucólico do estilo tropical sem precisar fazer mudanças radicais no espaço.