SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

ANIVERSÁRIO – Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação

Cidade muito diferente de outras do Norte brasileiro, Porto Velho nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da Madeira-Mamoré Railway Company.

Publicado em 

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

A visão futurista de Porto Velho é antiga, desde quando viu circular na selva amazônica ocidental o trem que ligava a estação central à estação de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. Aos 107 anos comemorados neste dia 24 de janeiro, a Capital do Estado de Rondônia vê a população aumentar para mais de 548,9 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como o crescimento de oportunidades de trabalho. O dia 24 de janeiro de 1915 ficou marcado com a instalação do município de Porto Velho, então pertencente ao Estado do Amazonas, com posse do superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense e os intendentes (vereadores).

Cidade muito diferente de outras do Norte brasileiro, Porto Velho nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da Madeira-Mamoré Railway Company.

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

Conforme os arquivos do Museu da Memória, que digitalizou uma série de documentos e jornais antigos, a área não industrial das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) tinha uma concepção urbana bem estruturada, onde moravam os funcionários mais qualificados da empresa, onde estavam os armazéns de produtos diversos.

Desta maneira inédita na história amazônica, existiam de fato duas cidades: a área de concessão da ferrovia e a área pública. “Duas pequenas povoações, com aspectos muito distintos”, registra-se. “Eram separadas por uma linha fronteiriça denominada Avenida Divisória, a atual Avenida Presidente Dutra. Na área da Railway predominavam os idiomas inglês e espanhol, usados inclusive nas ordens de serviço, avisos e correspondência da Companhia. Apenas nos atos oficiais, e pelos brasileiros era usada a língua portuguesa.”

O jornalista e pesquisador Lúcio Albuquerque seleciona quatro temas que na visão dele marcaram a vida municipal: a EFMM, cujo canteiro fora instalado em 1907; a visita do presidente Getúlio Vargas; o movimento civil pela manutenção da Capital; e o agronegócio.

Na época município do Estado do Amazonas desde outubro de 1914, Porto Velho foi desbravado a partir de 1907 pela EFMM, durante a construção da lendária ferrovia pelo norte-americano Percival Farquhar.

“Em sua história, Porto Velho teve momentos marcantes porque influenciaram a formação social e econômica de cada povo; não poderia ser diferente que os quatro fatos são historicamente importantes e superam muitos outros pela importância dos seus resultados”, analisa Lúcio.

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

O primeiro prefeito (na época o cargo era superintendente) foi o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, que administrou de 24 de janeiro de 1915 a 1º de janeiro de 1917. Seu nome foi dado a uma escola estadual no Bairro São João Bosco.

Ele foi nomeado pelo então governador do Amazonas, Jônatas Pedrosa, que esteve no cargo de 1913 a 1917. Superintendente era cargo equivalente a prefeito. 

Lembra o jornalista que a decisão da empresa construtora da Estrada de Ferro em trazer o principal canteiro de obras para outro ponto a jusante de Santo Antônio.

No local “novo” Porto Velho tomaria suas feições. “Surgia a cidade que, 74 anos depois, seria sagrada capital do Estado de Rondônia, iniciando ali o processo que levou à Lei Complementar nº 41 em 1981. “Foi inquestionável a importância que a ferrovia teve para se chegar à Gamma Canis Majoris, 23ª estrela no Pavilhão Nacional”, enfatiza Lúcio.

Anteriormente, Santo Antônio atraía a atenção dos estudiosos e projetistas ferroviários. Desde meados do século XIX aconteciam os primeiros movimentos para construir a EFMM, que iria superar o trecho encachoeirado do rio Madeira [cerca de 380 quilômetros] e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim.

Seria Santo Antônio, a localidade mato-grossense escolhida para construção do porto onde o caucho seria transportado para os navios rumo aos Estados Unidos e Europa. Aí é que vem a explicação diante das dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio: construtores e armadores tiveram que utilizar o pequeno porto amazônico 7 km abaixo, em local muito mais favorável.

Percival Farquhar, proprietário da Madeira Mamoré Railway Company foi quem conseguiu concluir a ferrovia em 1912. Desde 1907 sua empresa usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele [já na província do Amazonas], tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembleia Legislativa do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho.

VISITA DE VARGAS

Talvez tenha sido o convite feito ao presidente Getúlio Vargas para aproveitar sua ida a Manaus (AM) e “esticasse” sua estada amazônica, a razão dele conhecer uma ferrovia em plena selva. Convencido a visitar a região, ele viera para apenas três horas em Porto Velho para inaugurar uma usina de energia elétrica.

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

Autor do convite, o então capitão Aluízio Ferreira, primeiro administrador brasileiro da Madeira-Mamoré, tratou de aumentar a estada presidencial – segundo relata o jornalista e escritor Manoel Ferreira da Silva no livro A Ferrovia do Diabo.

Getúlio chegou no dia dia 11 e ficou até dia 13 de outubro de 1940. “Foram três dias muito intensivos, tudo porque, pela primeira vez a cidade, então sede do município de Porto Velho, hospedava ninguém menos que o presidente Getúlio Dorneles Vargas”, comentava o então garoto de oito anos Abnael Machado de Lima, futuro professor e historiador.

O relato de Abnael Machado: “Aluízio cercou o presidente de todo tipo de apoio e arrumou programa para encher o tempo, desde saraus, desfiles, visitas a sítios e reuniões de caráter político, uma delas com o governador do Território do Acre, Epaminondas de Oliveira Martins. Desde a metade da década de 1930 comerciantes do vale dos rios Mamoré e Guaporé defendiam a criação do território, mas com sede em Guajará-Mirim, estendendo-se desde as terras de Vila Bela da Santíssima Trindade até Santo Antônio do Madeira”.

Foi nessa reunião com o governador do Acre, conforme contava relatava o historiador Esron Penha de Menezes – então funcionário da Madeira-Mamoré e presente ao encontro – que o presidente perguntara a opinião de Epaminondas, dele ouvindo que o território era importante e, devido à sede da EFMM ser em Porto velho, a Capital deveria ficar nesta cidade.

Dois anos e 11 meses depois, Getúlio Vargas criaria vários territórios, incluindo o do Guaporé, com sede em Porto Velho.

CAPITAL 

Em 1989, devido à nova Constituição Federal, o Estado de Rondônia também teria nova Carta, promulgada seis anos depois da primeira. Naquela ocasião, incentivado pelo então governador Jerônimo Santana, um grupo de deputados pretendia apresentar um artigo à Constituição, transferindo a Capital para uma área que seria construída nas proximidades da cidade de Ji-Paraná, a 378 quilômetros de Porto Velho.

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

O deputado Edison Fidélis, morador naquele município, era o maior defensor da proposta. “Comentava-se que a mudança da Capital seria de interesse de 16 dos 24 deputados constituintes representantes de regiões entre Jaru e Vilhena”, lembra Lúcio.

“Tecnicamente, a matéria estava definida, porque o assunto seria votado em maioria simples. Foi quando entraram em cena dois deputados: o presidente da Assembleia Constituinte, Osvaldo Piana, e o relator Amizael Silva, e, por 18 votos a 6, o plenário manteve o artigo 9 da Carta, com a Capital em Porto Velho. Foi de grande valia o movimento cívico articulado por empresas, associações e a comunidade, que superlotaram o pequeno espaço da Assembleia [ainda no prédio original, no Bairro Arigolândia]. Na berlinda desse acontecimento destacou-se a ex-vereadora e professora Marise Castiel, ao liderar um contingente de centenas de pessoas para acompanhar o debate e a votação."

“A partir da metade da década de 1990, o quadro começou a mudar, e Porto Velho já alcançava importante representação no PIB do Estado, além de ser beneficiado por sediar o único porto com recinto alfandegado da Amazônia Lega”, comentou Lúcio. 

ANIVERSÁRIO - Município de Porto Velho comemora 107 anos de instalação - News Rondônia

Lembrou que na Capital funcionam agências da Receita Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [Ibama], Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, todos eles, órgãos necessários para fazer o despacho das mercadorias destinadas à exportação.

DESENVOLVIMENTO

Hoje, Porto Velho vive em ritmo acelerado de desenvolvimento, com ações também desenvolvidas pelo Governo de Rondônia. A Capital rondoniense acolheu migrantes de diversas nacionalidades, bem como ultrapassou ciclos econômicos tais como: exploração da borracha, do ouro, da construção das usinas no Madeira. Uma Capital pujante, promissora e em pleno desenvolvimento. Vale destacar a hidrovia do rio Madeira por onde escoam grandes produções de todo o Estado e cerca de 70% das riquezas produzidas, como grãos, carne, peixe, leite e laticínios, segue com destino a outros estados e países.

Atualmente, o Governo de Rondônia tem realizado ações de infraestrutura que irão atender várias ruas de Porto Velho. As medidas são através do projeto “Tchau Poeira”, com serviços de recapeamento e asfaltamento, sendo aproximadamente mais de 70 quilômetros, que vão abranger as zonas Leste e Sul da cidade. O projeto é desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com ações do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

A aplicação de recursos do Executivo Estadual para a Capital de Rondônia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portovelhenses, nos bairros e distritos do município. A preocupação do Governo em investir na revitalização de Porto Velho se traduz em resolver um problema e garantir a construção de uma malha viária segura e de qualidade, além de melhorar espaços onde os moradores possam desfrutar da convivência comunitária, praticar exercícios e ter momentos de lazer.

Somado ao projeto “Tchau Poeira”, o Executivo Estadual também lançou o projeto “Governo na Cidade” onde serão realizadas ações que possam modificar vários setores da cidade, visando possibilitar beleza e dignidade para a população, revitalizando locais que servem de descanso e lazer para as famílias.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça, Arquivo Museu da Memória

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Deputado estadual Pedro Fernandes atende pedido de lideranças locais e destina equipamentos para impulsionar a agricultura em Castanheiras.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Acidente entre caminhonete e carro na Avenida Raimundo Cantuária, em Porto Velho, deixa idoso ferido após invasão de preferencial.
14
Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Acidente em Porto Velho envolveu duas motos que colidiram após uma tentativa de conversão, deixando duas mulheres, incluindo uma idosa, feridas.
10
Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Vídeo viraliza mostrando sargento da PM do DF agredindo psicopedagoga em Taguatinga Sul após briga de trânsito.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L

MPRO recomenda melhorias sanitárias em escolas indígenas de Ji-Paraná

Recomendação do Ministério Público de Rondônia aponta deficiências em cinco escolas e cobra providências da Superintendência Regional de Ensino.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.