QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas

Agora o Simpi terá que fazer um trabalho conjunto com o governo.

Publicado em 

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

Na semana passada a Federação das Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, (Feempi), encaminhou ofício para a Secretaria de Finanças do Estado, solicitando  que não fosse procedido o desenquadramento das pequenas empresas em virtude da existência de débitos tributários. Esse pedido foi atendido pela Sefin.

De acordo com o presidente do Simpi Rondônia “calcula-se em quase 23 mil pequenas empresas já na Dívida Ativa da União. E quando se tem em um universo de 120 mil empresas como em Rondônia, 200 ou 500 empresas devedoras o problema é das empresas, mas quando se fala em 20 mil, aí o problema é do Estado. E foi isso que alertamos, mostrando que o desenquadramento do Simples neste momento, seria fatal. Fomos atendidos, e o Simpi cumpriu seu papel”, completa.

Agora o Simpi terá que fazer um trabalho conjunto com o governo, sendo a nossa parte a criação de  campanhas de conscientização do problema e de soluções e ainda deixar à disposição uma equipe de tributaristas e contadores para auxiliar. Da parte do governo esperamos pequenas alterações quanto ao cumprimento do rito para efetuar a suspenção das inscrições estaduais, e mais prazos. Assista:

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

O Geração Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e conta ainda com a parceria do Sindicato das Micro e Pequenas Industrias de Rondônia (SIMPI) para fomento à empregabilidade, encurtando as distâncias entre empregadores e trabalhadores Rondonienses. É uma ferramenta inteligente e pode ser acessada por qualquer empresa ou trabalhador.

A ideia é promover o encontro entre as pessoas para ajudar na retomada da economia. Rondônia é o quarto estado do país a implantar essa ferramenta. O "Geração Emprego" também tem uma área de cursos, voltada à qualificação dos trabalhadores. Até novembro deste ano, 103 empresas foram cadastradas e mais de 340 vagas abertas. No total, já foram mais de 4.500 currículos cadastrados e 70 currículos de PNE (Pessoas com Necessidade Especiais). A expectativa, segundo a Sedec, é que até junho de 2022, 4 mil empresas façam parte do “Geração Emprego”. Quer encontrar  novos  colaboradores clic aqui: https://geracaoemprego.ro.gov.br. Assista:

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

“Toda empresa depende da demanda do mercado e, à medida em que há retração no consumo, isso compromete a atividade empresarial. Então, por que não rever o seu modo de produção?”, sugere o economista Otto Nagami. Para ele, esta é uma estratégia importante para que a empresa possa buscar continuamente eficiência técnica. Da mesma forma, é fundamental uma revisão sobre os custos da empresa, especialmente com relação ao custo fixo.

“Enxugar ao máximo a estrutura de forma que a margem de contribuição gerada na produção e na venda de cada produto seja suficiente para amortizar esse custo fixo o mais rápido possível, chegando no o ponto de equilíbrio”, define o economista.

Segundo Nogami, isso permite que a empresa seja competitiva no longo prazo e mesmo em momentos de crise a empresa terá condições de manter os resultados no azul. “Quando a empresa começa a incorrer em prejuízo é porque há problemas na sua forma de produção ou na estrutura de custos”, alerta.

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

Até o dia 30 de dezembro o  Banco do Brasil avisa a todos os clientes que estiverem com dívidas vencidas e não pagas podem buscar uma solução adequada a sua capacidade de pagamento. As condições estão disponíveis para pessoas físicas, produtores rurais e pessoas jurídicas, que tenham dívidas inadimplidas oriundas de operações de crédito pessoal, cartão de crédito, cheque especial e outras. os descontos chegam a até 95%, para liquidação à vista de dívidas vencidas.

Também estão disponíveis descontos nas taxas de juros e prazo de até 100 meses para renegociação a prazo de operações vencidas.

Os clientes podem acessar as agências do banco para renegociar suas dívidas e também os canais digitais: site, aplicativo e WhatsApp (61 4004-0001). A renegociação também pode ser feita pela Central de Atendimento (4004-001 ou 08007290001). 

Coluna do Simpi – Um prêmio ao bom senso: a Sefin nos ouviu e contamos tudo à 15 milhões de pessoas - News Rondônia

A combinação de fatores, como a elevação dos custos de produção, alta da inflação, queda no poder de compra e a retração no consumo têm frustrado as expectativas dos empresários das micro e pequenas indústrias em relação ao fim do ano e a retomada dos negócios. A conclusão é da pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi). Segundo o estudo, os números de novembro mostram queda no otimismo e piora no cenário macroeconômico. Para os empresários, a previsão de melhora no próximo mês diminuiu significativamente, passando de 54% para 38%, enquanto a expectativa de piora nos negócios saltou de 9% para 14%.

O pessimismo das micro e pequenas indústrias para a retomada econômica nos próximos meses se mantem elevado pelo quarto mês consecutivo com 54%. Quanto a alta de preços, pelo décimo mês seguido, o Índice de Custos das micro e pequenas indústrias fica abaixo de 100 pontos, refletindo o longo período de alta nos custos de produção.

Já o reflexo no fluxo de caixa mostra que 43% têm capital de giro insuficiente ou muito pouco. Para 46% é exatamente o que precisa. Apenas 10% está com capital de giro mais do que suficiente. No fator emprego/desemprego verifica-se uma expectativa de alta no desemprego de 30% para 37%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Giro News entrevista Olakson Pedrosa: o esporte e a educação como ferramentas de transformação

Coordenador do projeto IFRO Atleta Cidadão fala sobre inclusão, cidadania e o impacto social da educação pública em Rondônia
L

Kendi Ueda no Momento Empresarial: cooperativismo, educação financeira e crescimento em Rondônia

Gerente da Unicred compartilha trajetória, visão estratégica e os planos de expansão da cooperativa no estado
L

Giro News recebe André Coelho: SINJUR aposta em ações sociais e transformação comunitária

Presidente do sindicato destaca projetos como ‘Conectando Periferias’ e ‘Orgulho do Madeira’, reforçando compromisso dos servidores com a sociedade
L

César Zoghbi no Conexão RH: visão de futuro e legado no setor imobiliário

Empresário compartilha trajetória, aprendizados e os desafios de liderar com propósito em Rondônia
L

Monique Landi no Jovem News: da advocacia à Medicina com propósito e coragem

Acadêmica compartilha trajetória marcada por reinvenção, superação e desejo de cuidar do próximo
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L

Rondônia e Acre podem ser afetados pela frente fria que afetará fortemente o Sul do país

Inmet explica que a frente fria causará queda de temperaturas no sul de Rondônia e Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre esmagado em capotamento de pá carregadeira na BR-364

O Corpo de Bombeiros fez a retirada do corpo, que estava preso na cabine da máquina.
18

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO SAO FRANCISCO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 50 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): FERTRAC COMÉRCIO E TRANSPORTE EIRELI

Licença Ambiental de Operação nº 41 SOL/DLA
L

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: OTAVIO DE SOUZA GUSMÃO FILHO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDOMIRA DE SOUZA FERREIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: LUIZ CARLOS DE SOUZA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.