Um bom cuidado com os pés é sempre importante, mas especialmente no inverno. Precisamente quando seus pés estão enfiados em suas meias e botas de caminhada, surgem as condições ideais para uma infecção fúngica desagradável.
O cuidado diário com os seus pés, portanto, merece atenção, especialmente se você quiser ter uma boa aparência na primavera. Abaixo, em cinco etapas o que você deve prestar atenção ao cuidar bem dos pés.
Etapa 1: evite a infecção
O fungo da unha e o pé de atleta são muito contagiosos e podem ser facilmente contraídos, por exemplo, em casas de banho, duchas e vestiários de ginásios, piscinas e saunas. O fungo deixa esporos muito pequenos e visualmente invisíveis, que se espalham pela pele deixada para trás por pessoas infectadas.
Locais úmidos e lotados, onde as pessoas andam descalças, formam um terreno fértil para esporos de fungos. Usar chinelos de banho reduz o risco de pé do atleta. É sempre importante secar bem os pés (também entre os dedos) após a lavagem ou exercício. Especialmente depois de visitar uma área comum, é recomendável tratar seus pés (saudáveis) preventivamente com um produto antifúngico.
Etapa 2: sapatos bons e limpos
Também preste atenção aos bons sapatos. É importante que os seus sapatos caibam bem, para que a pele não seja danificada pelo uso intensivo, por exemplo, ao caminhar. Certifique-se de trocar e manter seus sapatos regularmente.
Para o calçado do dia-a-dia, é recomendável não usar sapatos masculinos por muito tempo consecutivo (máximo de 2-3 dias seguidos) e depois deixá-los bem ventilados. O mesmo serve para as mulheres que usam bastante sapatilhas e saltos altos.
Para prevenir possíveis (re) infecções por fungos de unha e / ou pé de atleta, é bom borrifar o interior do calçado com uma ou duas "baforadas" do spray antifúngico. É melhor fazer isso antes e depois do uso. A prevenção é sempre melhor do que remediar!
Etapa 3: todos participam
As infecções fúngicas do pé são específicas da unha e do pé. Esses fungos crescem bem no microambiente da pele e das unhas do pé e provavelmente não se desenvolvem em outras partes do corpo.
No entanto, em parte por causa dos esporos que deixam para trás, são contagiosos e podem se espalhar mesmo depois de muitos meses. Frequentemente, vemos fungos se espalhando de uma unha para a outra ou em diferentes locais do pé. Mas com a mesma facilidade, os fungos se movem para outros pés, por exemplo, de parentes com quem dividimos o banheiro.
Etapa 4: tratar bem e aderir à terapia
As infecções fúngicas são frequentemente muito persistentes, difíceis de tratar e voltam facilmente, mesmo muitos meses (ou mesmo anos) após o tratamento. Duas coisas são importantes para aumentar a chance de recuperação e prevenção de reinfecção.
Em primeiro lugar, deve continuar o tratamento por muito tempo (mesmo que os sintomas já tenham desaparecido). Em geral, o tempo mínimo de tratamento é de três meses e, frequentemente, é recomendado um tratamento de até 12 meses. Para idosos e pessoas com resistência reduzida, recomenda-se que os pés sejam tratados pelo menos duas vezes ao ano por um profissional como uma pedicure.
Etapa 5: bom cuidado com os pés
Por último, é importante manter os pés em boas condições. Isso se aplica a todos, seja você um atleta ativo ou passivo, seja jovem ou idoso, saudável ou menos saudável. E isto é especialmente importante se você tiver uma resistência reduzida ou se você costuma ir a lugares onde outras pessoas andam descalças.
Afinal, nossos pés nos mantêm "em pé" e garantem que possamos sair para curtir o ambiente. Dê aos seus pés a atenção que eles merecem. Assim como escovamos os dentes e lavamos as mãos todos os dias, também podemos cuidar dos pés diariamente com um bom creme e um spray preventivo natural.