O ano conta com diversos feriados e muitas datas festivas, mas enquanto alguns estão esperando para curtir descansando ou festejando, o comércio tenta se preparar e aproveitar para vender mais.
As comemorações impulsionam tanto o mercado digital quanto o físico, sendo de extrema importância para diversos setores da Economia – isso ocorre pois, em momentos assim, os consumidores estão com maior disposição para a compra.
Ou seja, quando se aproxima o aniversário de um ente querido, por exemplo, é comum estar disposto a comprar um presente, sendo que o mesmo ocorre no Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e muitos outros. Pensando exatamente nisso, é comum grandes lojas se planejarem e focarem nessas datas, conseguindo assim um melhor resultado nas vendas.
O planejamento começa muito antes
Para sair na frente da concorrência é preciso planejamento e isso ocorre também em casos de sazonalidade. Mesmo que, por exemplo, a Black Friday ocorra apenas no final de novembro, muitos já estão se preparando com grande antecedência, pois isso pode garantir melhores resultados e diminui as chances de erros.
Essa antecipação se mostra ainda mais forte em lojas virtuais, tendo a necessidade de estar bem posicionado nas pesquisas do Google, pois diferentemente do que se pode pensar, o menor preço não é o único motivo de compra.
Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Inteligence e Provokers, ao comprar um produto online, o consumidor leva em consideração preço; credibilidade da loja; marca; tempo de entrega; valor do frete e parcelamento.
Além de todos esses fatores que o estudo mostrou, sabemos que muitas vezes uma boa propaganda pode garantir sua venda, por esse motivo a antecedência ao preparar a campanha de uma data comemorativa, juntamente com um bom planejamento, é de extrema importância para quem deseja vender mais.
Grande aumento nas vendas
Entre as diversas datas comemorativas, algumas acabam se destacando e apresentando resultados impressionantes para todo o comércio.
Um estudo feito pela Ebit/Nielsen Webshoppers mostrou que no último Natal o faturamento foi de R$3,7 bilhões, sendo semelhante ao Dia das Mães que apresentou o mesmo resultado. Além disso, temos sazonalidades que se mostram ainda mais lucrativas, como o caso do Dia dos Namorados que ultrapassou os R$4,1 bilhões.
Portanto, a questão que fica é: se você tem uma loja física ou digital, já está pensando na próxima grande campanha? Qual é a data comemorativa que mais combina com o seu negócio? Planeje, prepare-se e aumente seus ganhos!