QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

Professor da UNIRON recebe premiação inédita

José Gadelha foi premiado na categoria 'Profissional de Comunicação'

Publicado em 

Professor da UNIRON recebe premiação inédita - News Rondônia

No último dia 13, na sede da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – FAPERO, aconteceu a premiação da 1ª edição do Prêmio CT&I-RO “Prof. Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva”, cujo objetivo é reconhecer, dar visibilidade e premiar pesquisadores com trabalhos de grande relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do estado de Rondônia, além de valorizar a prática da divulgação científica.

Professor da UNIRON recebe premiação inédita - News Rondônia
Da esquerda para a direita: Andreimar Soares, diretor científico da Fapero, José Gadelha e Paulo Haddad, Presidente da Fapero – Foto: Dhiony Costa e Silva

Dentre as 3 categorias (Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador e Profissional de Comunicação), o Professor da UNIRON, José Gadelha da Silva Júnior, que atualmente ministra aulas nas disciplinas de Radiojornalismo e Língua Portuguesa e Redação Jornalística, no curso de Jornalismo, foi agraciado com o 2º lugar na última categoria.

“Para mim, especificamente, este Prêmio é um reconhecimento a um trabalho essencial para o desenvolvimento da Amazônia. Acredito que o diálogo entre a academia com seus pesquisadores e a sociedade em geral deve ser aperfeiçoado”, declara emocionado Professor.

Com a divulgação científica, todos saem ganhando, tanto o pesquisador que tem a oportunidade de mostrar o resultado de seus estudos, prestando contas à população e demonstrando o impacto social de suas descobertas, quanto as pessoas que vão construindo relações com a ciência, cada vez mais cedo.

Diante de sua migração do telejornalismo para a assessoria de imprensa, na Fiocruz RO, em janeiro de 2019, pôde ver de perto o quanto esse campo da divulgação científica precisa ser explorado e valorizado em Rondônia. Muitas portas se abriram, foram muitos aprendizados e desafios na sua formação acadêmica principalmente, como a aprovação em terceiro lugar na seleção ao Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), no primeiro semestre de 2021.

Gadelha ressalta ainda que, “a nossa formação acadêmica faz parte desse processo, se quisermos continuar servindo à sociedade e promovendo mudanças, por meio do nosso trabalho e conhecimento, precisamos evoluir e estar dispostos a encarar os desafios”.

Por último, alertou para o fato de que precisamos de novos jornalistas engajados na divulgação da ciência que acontece em nosso quintal. “É necessário conhecer realidades e estreitar a relação com os cientistas. Um passo importante foi dado com este Prêmio, e espero que novas oportunidades possam surgir, servindo de estímulo aos nossos colegas de profissão”, enfatizou.

Esta é a primeira vez que o Prêmio é realizado e faz uma homenagem ao legado do Professor Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista brasileiro de reconhecimento internacional por seus trabalhos e descobertas sobre a malária.

Hildebrando fixou residência em Rondônia, no começo da década de 1990, após sua aposentadoria do Instituto Pasteur, em Paris. Aqui, ele foi responsável por mobilizar esforços e construir as bases para o desenvolvimento da pesquisa em saúde e formação de recursos humanos.

A UNIRON parabeniza o Professor Gadelha e espera que esta premiação possa servir de incentivo, para que outros docentes sigam o mesmo caminho, divulgando e colaborando com a divulgação da Amazônia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cooperativismo em cena: Rondônia sedia grande celebração nacional no coração da Estrada de Ferro

A cada ano, o #CoopsDay mobiliza milhares de cooperativas em todo o Brasil em uma grande corrente do bem.
L

Corpus Christi: a celebração que transforma ruas em altares de fé

Entenda a origem, os significados e as curiosidades dessa importante data do calendário católico
L
Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

STF aprova segurança vitalícia para ex-Ministros da Corte

Benefício atualmente vai até 36 meses após saída do tribunal
L
PF indicia Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem por esquema de espionagem na Abin

PF indicia Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem por esquema de espionagem na Abin

Lista entregue ao Supremo inclui 36 nomes
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: O que o aumento do IOF “mexe” em meus negócios?

A alíquota aplicada na contratação de crédito retornou ao percentual original, mas as taxas diárias do IOF permaneceram em patamar elevado, elevando o custo final das operações.
L

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18

Motociclista sofre queda ao tentar manobra “Quebrão” em via pública

Apesar da queda, o motociclista procurou atendimento por meios próprios na UPA, apresentando escoriações pelo corpo
16

Jovem é baleado nas duas mãos por bando em carro na zona sul

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ferido ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.