O "Setembro Amarelo" é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. No Brasil, são registrados milhares de casos todos os anos. O tema é ainda evitado por algumas pessoas, porém tem sido bastante debatido com o objetivo de alerta e conscientização.
Na última quinta-feira (23) acadêmicos de psicologia e colaboradores do UNIFACIMED participaram de uma passeata em parceria com a prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho. Eles percorreram algumas ruas da cidade com faixas e cartazes com frases de efeito sobre a campanha, com o propósito de chamar a atenção da população sobre o assunto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Por isso, para diminuir as estatísticas, o diálogo sobre o tema é fundamental. "Nós precisamos conscientizar as pessoas, abrir espaço para falar sobre o assunto. É importante que as pessoas possam falar o que sentem. Os mais próximos, como familiares e amigos, podem perceber sinais e ajudar na prevenção, lembrando que também é fundamental procurar ajuda especializada de um profissional para acolher e encaminhar", destacou a coordenadora de psicologia Natália Caraline.
De acordo com a Secretária municipal de Ação Social de Cacoal, Michelle Pavani, os parceiros são fundamentais para a realização das ações do Setembro Amarelo. "Juntos queremos transmitir para cada pessoa que a existência dela é especial, é importante para nossa cidade, nossas famílias, por isso esse mês de setembro queremos dizer 'Todos pela vida' nós queremos transmitir essa mensagem para todos, se você precisa, busque ajuda", orientou.
A passeata foi programada pela Prefeitura em parceria como UNIFACIMED, igreja Luterana, OAB, Semast, Semttran, Semusa, Polícia Militar, Conselhos Municipais, Cerest, Conselho Tutelar e Câmara dos Vereadores.