De acordo com o mais recente levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), os postos de abastecimento da Região Norte registraram, nos primeiros dias de setembro, um aumento de 6,11% para o etanol, a maior alta no País, no comparativo com a média do mês anterior. O combustível foi comercializado a R$ 5,486 e ocupa a posição da segunda maior média de todo o território nacional, ficando atrás apenas da Região Nordeste. O preço médio do diesel e do diesel S-10 na Região também acompanhou o cenário crescente, comercializados a R$ 5,097 e R$ 5,181, médias mais altas no comparativo com outras regiões.
No Pará, o litro do etanol foi encontrado pelo preço médio mais caro dentre todos os estados da Região, a R$ 6,009. Já nos postos amazonenses, o combustível foi comercializado com a menor média, a R$ 4,795. Apesar do estado ter registrado o menor preço médio no balanço regional, o etanol aumentou 2,24%, em relação ao fechamento de agosto. Em Rondônia, o destaque é para a maior alta para o combustível no País, avanço de 10,16%, com o litro que saltou da média do mês passado de R$ 5,156, para R$ 5,680 nos primeiros dias de setembro.
A gasolina mais cara da Região ultrapassou R$ 6,00 nos postos acreanos e foi comercializada a R$ 6,500. Em contrapartida, no Amapá, o combustível atingiu o menor índice dentre os sete estados nortistas e foi encontrado nas bombas a R$ 5,585.
“Apesar do cenário de alta crescente registrado para a gasolina na Região Norte, esse tipo de combustível, quando comparado ao etanol na relação 70/30, pode ser escolhida pelos motoristas que abastecem no Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins como a opção mais econômica na hora de abastecer”, aponta Douglas Pina, Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil.
O diesel e o diesel S-10 foram comercializados pelo maior preço médio nos postos de abastecimento do Acre, a R$ 5,721 e R$ 5,737, respectivamente. No Amazonas, o cenário inverso foi registrado nas bombas, que marcaram R$ 4,731 para o tipo comum, e R$ 4,826 para o tipo S-10.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.
Variações e correlação gasolina x etanol
Sobre a Ticket Log
A Ticket Log tem o propósito de valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida. A marca conecta pessoas e empresas, por meio de soluções inovadoras e digitais de gestão de frotas e mobilidade, disponíveis para empresas de todos os segmentos e tamanhos, simplificando a mobilidade urbana com informação e inteligência.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado e 30 mil empresas-clientes, a Ticket Log administra 1 milhão de veículos e quase 2,5 bilhões de litros de combustível ao ano. Além disso, conta com uma rede de aceitação mais de 43 mil parceiros credenciados, dentre eles postos de combustível, oficinas mecânicas e tantos outros serviços de mobilidade.
A Ticket Log é uma marca da Edenred, empresa global e digital de serviços e pagamentos que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores e empresas. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e mais de 850 mil empresas-clientes, em 46 países, administrando transações de mais de 7,1 bilhões de litros de combustível por ano.