Você sabia que, mesmo usando fronha, deveria lavar o seu travesseiro de tempos em tempos? Com o tempo, ele acumula ácaros e micróbios, que podem provocar alergias, como rinite e sinusite, ou problemas cutâneos. Para evitar que isso aconteça, a higienização é fundamental.
Outro bom motivo para você ter o hábito de lavar o seu travesseiro é que a higienização ajuda a prolongar a vida útil do objeto, uma vez que os agentes presentes na sujeira também podem acelerar sua deterioração. A recomendação é uma boa lavagem a cada dois meses, mais ou menos.
No entanto, um dos desafios dessa tarefa é tirar as manchas amareladas. Essas manchas geralmente surgem por conta do suor ou da saliva que liberamos durante o sono e, mesmo que a gente não perceba, acabam atravessando a camada protetora da fronha.
A melhor dica é sempre prevenir as manchas, lavando os travesseiros regularmente. E isso pode ser feito de forma simples: boa parte deles pode ser higienizada na máquina de lavar. Nesse caso, é importante ajustar o ciclo para o modo delicado e não colocar muitos travesseiros de uma vez.
No entanto, alguns travesseiros, como aqueles de espuma e viscoelástico, só devem ser lavados à mão. Se a etiqueta do seu diz que esse é o processo, o ideal é colocar o item de molho com água e sabão em pó ou líquido. Se possível, prefira o líquido, que é mais facilmente removido no enxágue.
O processo de secagem também é importante. O travesseiro precisa estar completamente seco antes de ser utilizado, pois a umidade favorece a proliferação de microrganismos que podem tanto estragar o material quanto te causar problemas de saúde. Se possível, evite centrifugar e seque ao sol.
Se você tem o hábito de higienizar o seu travesseiro, é bem provável que o molho simples já remova as manchas. Mas, se você sua muito ou está há muito tempo sem lavar o item, pode precisar utilizar alguns segredinhos para remover completamente o amarelado.
Detergente e vinagre
Quem cuida de casa sabe que essa dupla serve para tudo, inclusive para tirar manchas. Basta preparar uma solução com um pouco de detergente e vinagre branco e aplicar diretamente sobre a área afetada. Deixe agir por 30 minutos e lave normalmente, com sabão para roupas.
Vinagre e bicarbonato de sódio
Essa é outra solução muito útil na limpeza em geral e que também serve para tirar o amarelado do travesseiro. A receita é misturar 1 colher de bicarbonato, 100 ml de vinagre e 500 de água. Depois é só borrifar a solução sobre o travesseiro e deixar agir por 10 minutos. Finalize lavando normalmente.
Essa mistura pode ser utilizada também no final do processo de lavagem, antes do enxágue, pois ajuda qualquer travesseiro, mesmo aquele que não tem mancha, a ficar mais branquinho e livre de germes.
Suco de limão e água oxigenada
O suco de limão natural aplicado diretamente na mancha também pode ajudar a eliminá-la. Assim como acontece com o vinagre, a acidez ajuda no processo de remoção. A dica é aplicar uma pequena quantidade, misturada com água, esfregar e prosseguir com a lavagem normal.
O suco de limão também pode ser misturado com água oxigenada para um processo de branqueamento ainda mais potente. A receita é: meia xícara de suco da fruta, 250 ml de água oxigenada e 3 litros de água. Também funciona muito bem para eliminar manchas de suor de camisetas e camisas.
Tira manchas sem cloro
Os produtos para tirar manchas de roupas em geral também podem ser eficientes com os travesseiros. Dê preferência às soluções sem cloro, que danificam menos o material. Para manchas mais escuras, o ideal é aplicar o produto diretamente na área afetada e deixar agir por alguns minutos antes do molho.