As crianças são naturalmente bagunceiras, afinal, elas estão na fase da vida em que só pensam em brincar e se divertir e, por isso, é completamente normal que haja brinquedos por todos os cantos da casa. No entanto, é fundamental que, desde cedo, elas aprendam que há limites para isso.
É aí que os pais devem entrar em ação, ensinando os pequenos a serem organizados o quanto for possível. Uma boa dica para isso é investir em objetos de organização, como uma caixa organizadora personalizada com o desenho preferido da criança, para incentivá-la a guardar seus brinquedos dentro dela.
Ao ensinar seu pequeno a importância da organização, você criará uma pessoa bem mais responsável, consequentemente, independente no futuro.
Isso porque quando a criança se depara com regras e limites desde cedo, sempre com coerência e flexibilidade, as chances que ela se torne um adolescente ou adulto inseguro, ansioso e desorganizado diminui consideravelmente, diferente do que acontece quando há uma criação altamente permissiva.
Sendo assim, para ajudar você nessa tarefa, criamos este artigo com algumas dicas de como estimular seu filho a ser uma criança mais organizada. Confira!
1- Seja o exemplo
Os pais são os maiores exemplos para seus filhos. Se você deixa roupas, sapatos ou outros objetos espalhados pela casa e não tem uma rotina de organização, não espere nada diferente do seu pequeno.
Portanto, faça a sua parte guardando e organizando todos os seus pertences. Dessa forma, você estará incentivando seu filho a fazer o mesmo.
2- Crie uma rotina de organização para a criança
É extremamente importante que os pais estabeleçam uma rotina diária de organização para seus filhos, assim, com o passar do tempo, a criança passará a realizar as tarefas de forma natural.
Além disso, a rotina passa segurança e orientação para a criança. Ela terá consciência, por exemplo, que após a escola a mãe irá buscá-la, que precisará tomar banho quando chegar em casa, entre outras atividades.
Seguindo essa linha, ao inserir uma rotina de organização para a criança, ela saberá que precisará arrumar a cama após acordar e guardar seus brinquedos quando terminar de brincar.
3- Mostre como guardar os brinquedos de forma divertida
Chame seu filho para conversar, explique a importância de organizar as suas coisas e ensine-o a sempre guardar os brinquedos após brincar.
Você precisa transmitir a ideia de que ter tudo bem organizado no seu devido lugar é mais prático e prazeroso do que perder tempo procurando um brinquedo perdido por não ter sido guardado corretamente.
E, para incentivá-lo a fazer isso, uma dica bastante interessante é ensinar formas divertidas de realizar essa tarefa. Você pode, por exemplo, fazer desse momento um tipo de brincadeira, convidando-o para o “jogo de guardar”.
4- Faça a criança participar de algumas tarefas domésticas desde cedo
É claro que você não deve mandar a criança varrer a casa ou lavar a louça do almoço, mas você pode pedir para que ela colabore em algumas tarefas que ela consiga fazer, como:
● Quando for estender as roupas no varal, peça que a criança te ajude levando as roupas e os pregadores;
● Ou, após dobrar a roupa, peça que ela coloque as peças no guarda-roupa.
Isso, sem dúvidas, irá incentivar seu filho a ser mais responsável e também mais organizado.
5- Estabeleça limites
Assim como em qualquer outra situação, é preciso estabelecer limites para não haver uma cobrança excessiva em cima da criança.
Afinal, é importante que o pequeno tenha o mínimo de organização com seu quarto e com seus brinquedos, assim como a casa e outros pertences, mas é preciso ter cuidado para não cobrar organização demais e acabar sufocando seu filho. Ou seja, o equilíbrio é a chave.