A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) sabatinou, hoje (17), o servidor público Paulo Igor Ferreira, que vai assumir o cargo de diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RO). O postulante é uma indicação do governador Marcos Rocha (Sem partido), mas para assumir a pasta, Igor precisava passar pelo crivo dos deputados.
“O governador Rocha me confiou essa oportunidade. Tenho buscado analisar, verificar as demandas referentes ao departamento. Para mim, foi uma grata surpresa! O DETRAN representa muito na minha carreira, onde iniciei como estagiário de ensino médio, depois me tornei estagiário de ensino superior e posteriormente fui posto no cargo de coordenador metropolitano. Hoje sou servidor público e atuei como chefe de gabinete na SEAS”, comentou Paulo Igor.
Ao usar da palavra, alguns deputados manifestaram preocupação para com problemas que supostamente vem ocorrendo no órgão como cobranças de taxas abusivas, falta de manifestação sobre possível monopólio de empresa que confecciona placas e da preferência de muitos agentes na aplicação de multas.
“A nossa preocupação com esse órgão é que o senhor tenha o compromisso com o povo de Rondônia. Que faça um estudo dos valores das taxas cobradas pelo Detran com valores de placas, de taxas, que apresente a essa Casa um estudo feito nos outros estados. Os débitos existentes do Detran também são outra preocupação. Muitos setores estão sofrendo, principalmente, as pessoas que perderam tudo na pandemia e espero que o senhor seja sensível, não vise punir mas sim educar”, disse o deputado Cirone Deiró (Podemos).
Os deputados também enfatizaram, para não dizer que pediram ao novo gestor, que “possa agir com humildade e que seja acessível para com todos”. O ‘pedido’ é uma referência aos antigos gestores, segundo os parlamentares muitos desses “mostraram ser um tipo de pessoa na sabatina e depois mudaram completamente quando assumiram o Detran”.
Após as manifestações dos deputados, Paulo Igor respondeu os questionamentos. Em seguida, ocorreu a votação. Por unanimidade, foi aclamada a sua aprovação para o cargo.
Paulo Igor é bacharel em direto pela Unir, pós-graduado, servidor público, atualmente é chefe de gabinete de assistência da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), pasta que é de responsabilidade da primeira-dama Luana Rocha.