A fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou nesta sexta-feira, (30), a identidade do indígena atropelado por um avião de garimpeiros. Edgar Yanomami era da etnia dos “Yanomami”, de Roraima e tinha 25 anos.
Na última quarta-feira, (28) o homem foi atropelado por um avião alugado para transportar garimpeiros. Edgar estava as margens da estrada transformada em pista quando foi atingido pela asa da aeronave. Ele morreu na hora. Relatos dos próprios índios, apontam que o piloto do avião, apelidado de “marreco” fugiu sem prestar socorro a vítima.
O acidente aconteceu na comunidade Homoxi, na Terra Indígenas Yanomami. Só foi confirmado dois dias depois do ocorrido pelo presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna, Júnior Hekurari.
Os indígenas apreenderam outra aeronave que aterrissou no local na sequência ao acidente. A região fica em uma comunidade, que segundo os índios foi tomada por garimpeiros ilegais passaram a viver entre os invasores.
O corpo de Edgar foi transladado para a comunidade Yamasipiu, região de Haxiu, distante 15 km do local em que ele morreu. O indígena tinha três filhos e era casado.