Desde a semana passada estamos anunciando a aproximação da chegada de uma onda de ar polar que vai invadir a Amazônia e despencar os termômetros.
Por aqui, a bolha de ar frio tem previsão de chegada por volta da quarta-feira, (28). A expectativa é que as temperaturas comecem a ser sentidas mesmo, na madrugada de quinta-feira, (29) em diante. As rajadas de ventos podem ultrapassar os 60 km/h.
Davi Friale, um dos mais respeitados meteorologistas do Acre, esclarece que a população não deve se assustar por conta dos alardes divulgados pelos noticiários de imprensa.
“No entanto, muitos estão divulgando, baseados em noticiários da imprensa, que este frio polar que se aproxima será o maior do século. É bom lembrar que este século, o 21, começou em 2001, tendo, portanto, apenas 21 anos de existência”, lembra.
Mas também não discorda da capacidade da onda de frio polar. “Possivelmente, a mais intensa deste século, mas somente para o centro-sul do Brasil. Na Amazônia, deverá chegar até a região de Tabatinga (Amazonas), na fronteira com a Colômbia, mas o frio não será como o de 2013, quando foram registrados recordes dos últimos 30 anos. Desta vez, não atingirá a cidade de Manaus, como ocorreu com a massa de ar dos últimos dias de junho e dos primeiros deste mês de julho”, explica.
No Acre, Rondônia e no Amazonas, o frio, que começará a chegar na noite de terça-feira para quarta-feira próximas, não será tão intenso como estão noticiando.