A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil deu bastante destaque, durante a semana passada, ao jovem rondoniense Nicolas Costa Feitoza, de 16 anos, que representa Rondônia na edição do “Programa Jovens Embaixadores – 2021” que vai ocorrer entre os meses de julho e agosto. A seleção contou com 10.119 inscrições obtendo apenas 33 vagas, o morador de Porto Velho, estudante do IFRO, foi o único escolhido no estado.
Por conta da pandemia, o evento será virtual, onde os selecionados participarão de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global.
Os selecionados foram escolhidos por seus exemplos nas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
O programa foi implementado em 2003. Segundo a embaixada, cerca de 667 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, e IBM, e também da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da USBEA – Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano.
Segundo a autarquia, “atualmente o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina”.