TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

Governo realiza lançamento oficial do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção em Rondônia

Paula apresentou toda a ação e orientações em forma de treinamento para que os técnicos saibam como operar a plataforma.

Publicado em 

Governo realiza lançamento oficial do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção em Rondônia - News Rondônia

Com o objetivo de capacitar servidores com orientações técnicas para uso do sistema e-Prevenção, o Governo do Estado por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou nesta terça-feira (22) o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) em Rondônia. A solenidade foi realizada no formato on-line e transmitida pelo canal do Youtube da ESCon – Escola Superior de Contas / TCE-RO.

Governo realiza lançamento oficial do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção em Rondônia - News Rondônia

Seguindo o Decreto n. 23.77, de 16 de outubro de 2018, na qual dispõe como finalidade da CGE promover a implementação de procedimentos de prevenção e de combate à corrupção, e lavagem de dinheiro, bem como a política de transparência da gestão, no âmbito do Poder Executivo Estadual, o Governo deu início ao programa que é voltado para todos os gestores das organizações públicas, das três esferas e dos três poderes em todos os Estados da Federação e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraudes e corrupção no Brasil a partir da disponibilização ao gestor de uma plataforma de alto serviço que auxiliará no aprimoramento das estruturas de prevenção de sua organização e implementação de boas práticas adequadas às necessidade de sua entidade.

A coordenadora da rede de controle da gestão pública em Rondônia, Paula Gigliane de Oliveira, explicou que o PNPC é uma ferramenta disponibilizada para uso dos gestores da administração pública. Essa ferramenta foi criada para que os gestores possam receber orientações voltadas ao aperfeiçoamento contínuo das estruturas de prevenção utilizando uma plataforma eletrônica que tem por fim subsidiar o gestor desses mecanismos de fortalecimento de suas estruturas de governança. “É um programa grande e ambicioso, que visa trazer os níveis de corrupção atuais para níveis aceitáveis similares aos países subdesenvolvidos” disse.

Paula apresentou toda a ação e orientações em forma de treinamento para que os técnicos saibam como operar a plataforma. Os representantes da entidade cadastrada receberão uma senha de acesso ao sistema e o e-Prevenção possibilitará ao gestor avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção dentro do conceito de autosserviço em auditoria. O gestor terá acesso também a sugestões para implementação de melhores práticas, como modelo de documentos e minutas, vídeos, treinamentos e exemplos de quem já programou essas práticas e assim desenvolver suas próprias soluções. A ideia é que as redes de controle possam fomentar e viabilizar o uso da aplicação localmente, inclusive a concessão de acesso e suporte aos seus usuários, permitindo assim uma atualização constante.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, José Atílio Salazar Martins e destacou que “hoje o Estado de Rondônia aderiu essa iniciativa de levar condições aos nossos gestores para que todos se conscientizem e tenham o interesse de zerar a corrupção. E que esse mal que é chamado de  improbidade deve ser extirpado do nosso Brasil”.

O controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto, destacou que o primeiro grande passo para enfrentar a corrupção é ter a sinergia dos principais atores de controle. “A alta administração precisa ser comprometida. Os técnicos e operadores do poder executivo, controladores internos, gerentes administrativos financeiros e secretários de Estado, devem abraçar esse programa”, reforçando que a prevenção é um custo efetivo mais barato e com resultados mais céleres.

AÇÃO CONJUNTA

A ação acontecerá de maneira conjunta mediante preenchimento da plataforma, no qual vai evidenciar o raio-X de todas as unidades. “Fico muito feliz pela presença dos técnicos do poder executivo, do Governo Federal e dos municípios que serão os grandes operadores dessa plataforma. É um dever do Estado e da CGE monitorar que isso seja cumprido”, finalizou Netto.

O presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto, reforçou que a corrupção é um mal grande que compromete os propósitos institucionais do nosso país e faz fracassar a nação. Segundo estudo da FIESP de 2008, cerca de 1,38 % do PIB brasileiro de todos os anos corresponde 2,3% dos consumos das famílias, além de contaminar os negócios públicos e reduzir a competitividade e interditando o espírito empreendedor do nosso país.

“Devemos reconhecer que as nossas instituições públicas ainda estão muito distantes de cumprirem plenamente a sua missão constitucional de atender às legítimas expectativas dos nossos cidadãos. A corrupção e a fraude explicam boa parte desse problema que ainda enfrentamos. O Tribunal de Contas considera tão relevante essa questão que no planejamento aprovado no final de março elegeu três objetivos estratégicos: educação, desenvolvimento regional sustentável e a integridade (enfrentamento da fraude e corrupção) e preveu várias ações para induzir a inversão desse quadro no Estado”, explicou Curi.

O presidente também defende que para que haja um custo benefício da corrupção, é necessário induzir mudanças estruturais na administração pública do Estado e também nos municípios. Para tornar a administração pública mais resiliente às investidas da corrupção é necessário passar por mudanças estruturais, realizar o aperfeiçoamento dos controles internos com três linhas de defesa como preconiza a nova lei de administração, maximizar a transparência, preparar as lideranças, planejamento intenso, fixação de metas, avaliação de desempenho e outras ações que possam vencer as investidas da corrupção.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Adilson de Medeiros, enfatiza que há duas chagas que acometem a administração pública: a má gestão de recursos públicos e a corrupção. “Quando uma administração é vulnerável, ela se torna uma porta de entrada para corrupção. Com a chegada do PNPC acontecerá o fortalecimento dos controles, podendo colher bons frutos. Tendo os recursos que seriam desviados, investidos na área da educação, da saúde e outras ações”.

A ação conta com o apoio do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e o procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, conclamou a todos os gestores para fazer adesão a esse programa. “Com a prevenção conseguiremos combater esse mal. Muitas vezes faltam conhecimentos e capacidade técnica de gestão e a plataforma e-prevenção vem como modo de facilitar e diagnosticar as medidas que cada gestor poderá tomar para evitar a corrupção”.

Para o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU), Miguel Curillo, foram realizadas várias operações para repressão no combate à corrupção em todo o Estado. “Não ficamos felizes com isso, o ideal seria chegar ao Estado e encontrar as coisas em ordem. O custo dessas ações é muito alto e esse programa traz a oportunidade de ter um controle em Rondônia e no Brasil inteiro. Oportunidade para as prefeituras e gestores públicos caminharem em parceria com os órgãos de controle”.

O presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Aron) e prefeito do município de Urupá, Celio de Jesus, destacou a importância desse trabalho e o envolvimento dos técnicos de cada prefeitura no programa. “As orientações apresentadas hoje contribuirão para que todos os servidores municipais tenham ciência da responsabilidade que os servidores têm pelo poder público, em ajudar o prefeito na gestão e em contribuir com a fiscalização”.

O controlador-geral do Estado, reforçou que os próximos passos é que todas as unidades do Estado preencham o formulário eletrônico até dia 31 de julho de 2021 para efeito de diagnóstico e ato seguinte do programa. O formulário foi encaminhado para todos os gestores via e-mail, lembrando que todos devem procurar o e-mail na caixa de Spam, e se em último caso não tiver recebido o e-mail, devem solicitar o link no endereço [email protected].

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto sobre saúde mental para mulheres reeducandas é realizado pela Semusa em Porto Velho

Projeto sobre saúde mental para mulheres reeducandas é realizado pela Semusa em Porto Velho

Atividade é realizada no Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça.
L

Dor e sofrimento que não escolhem vítimas e que devem durar ainda mais tempo

A expectativa é de que o pico de vazão do Sinos esteja neste começo de semana na parte final da bacia, entre Esteio e Canoas. Cidades de porte médio que ficam na região metropolitana de Porto Alegre.
L
Prefeitura divulga classificação dos candidatos para voluntariado na Semusb

Prefeitura divulga classificação dos candidatos para voluntariado na Semusb

Estão sendo ofertadas 55 vagas para diversas funções.
L
Prefeitura reforça horários de funcionamento do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Prefeitura reforça horários de funcionamento do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Para ter acesso ao museu é necessário fazer a reserva no site oficial; entrada também é gratuita.
L

Morre vítima da explosão no residencial ‘Camboinhas’

Vanessa Barros lutou pela vida por 15 dias, mas não resistiu aos ferimentos. O estado de saúde da consultora era gravíssimo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Celebre o Dia das Mães com arte na pele

Boto Ink Tattoo Studio apresenta “Mês das Mães” com promoções especiais.
L
Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Meta é ampliar em 5% a oferta desse leite a bebês internados
L
Conexão RH entrevista

Conexão RH entrevista: Teresa Cristina

Mariana Goerdert vai conversar com Teresa Cristina, mãe, filha, advogada e Coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Rondônia.
L
Aulas retornam a partir desta terça no RS; capital segue sem previsão

Aulas retornam a partir desta terça no RS; capital segue sem previsão

Mais de 2.338 escolas estaduais foram afetadas pelas chuvas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
L
Nota de Solidariedade

Nota de Solidariedade

Unale divulga nota em solidariedade ao povo gaúcho.
L
Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Alan Queiroz destina emenda parlamentar para o município de Theobroma

Emenda visa garantir a reforma do refeitório escolar e implementos agrícolas para a associação.
L
Cláudia de Jesus indica mutirões de cirurgias oftalmológicas para as sete regionais de Rondônia

Cláudia de Jesus indica mutirões de cirurgias oftalmológicas para as sete regionais de Rondônia

A iniciativa visa aliviar a longa espera dos pacientes, respondendo às queixas recorrentes da população.
L
Cláudia de Jesus reivindica tradutores de libras nas unidades de saúde de Rondônia

Cláudia de Jesus reivindica tradutores de libras nas unidades de saúde de Rondônia

Solicitação busca a presença de especialistas para atender à crescente demanda de pacientes surdos.
L
Publicidade

POLÍCIA

15 pessoas morreram todos os dias nas rodovias federais em 2024

Número de multas cresceu 65% no primeiro trimestre em consequência da irresponsabilidade ao volante
L
polícia

Homem joga álcool no corpo e ameaça explodir a casa após esposa receber ligação

Assustada, a vítima conseguiu fugir correndo e acionar a PM, no entanto, o suspeito jogou álcool no corpo e ameaçou atear fogo caso os policiais se aproximassem.
14
polícia

Briga de irmãos quase termina em morte no Teixeirão

Os irmãos estavam em uma bebedeira, quando se desentenderam e chegaram a entrar em luta corporal, momento que a vítima foi esfaqueada no tórax, depois o suspeito fugiu.
16
polícia

Vítima de explosão em apartamento morre no Hospital em Porto Velho

O fato ocorreu no dia 23 de abril deste ano, no apartamento onde moravam na Rua Principal, bairro Novo Horizonte, zona sul de Porto Velho.
18
Jovem morre baleado no rosto em Guajará-Mirim

Jovem morre baleado no rosto em Guajará-Mirim

O jovem ainda chegou a ser socorrida por uma guarnição da PM para o Hospital Regional, no entanto, acabou morrendo durante o socorro.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: COLLORMAQ INDÚSTRIA E COMERCIO DE ETIQUETAS E BOBINAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº  016.00066.004/2024-SUL
L

Diretoria da Agência Reguladora prestigia reabertura da EFMM após obras de revitalização e concessão do Complexo

Local esteve fechado para ampla revitalização e foi reaberto no último sábado (4).
L
Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Aluna supera obstáculos para motivar filhos a continuarem em cursos profissionalizantes

Mãe dos gêmeos Lucas e Leonardo, Maria Jucineia motiva  os filhos nos estudos.
L
Equipes trabalham na finalização dos serviços de infraestrutura para a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná

Equipes trabalham na finalização dos serviços de infraestrutura para a 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná

Equipes do DER trabalham nos serviços de melhoria infraestrutural para a 11ª RRSI.
L
Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas

Mortes confirmadas sobem para 90 e 132 pessoas estão desaparecidas
L
Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news

Lula exalta trabalho de voluntários no RS e condena fake news

Presidente pede que as pessoas não sejam levianas
L
Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado, diz Lula

Brasil precisa do Rio Grande do Sul recuperado, diz Lula

Ele falou ao programa Bom Dia, Presidente, produzido pela EBC
L
Putin toma posse para novo mandato em cerimônia boicotada pelos EUA

Putin toma posse para novo mandato em cerimônia boicotada pelos EUA

Líder russo está no poder desde 1999
L
Lula: com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão

Lula: com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão

Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços
L
Água invade centro tecnológico e data center do RS é desligado

Água invade centro tecnológico e data center do RS é desligado

Sites do governo e serviços ficarão inoperantes
L