SEGUNDA-FEIRA, 06/05/2024

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), pesquisadores da USP criaram um índice de segurança.

Publicado em 

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico são medidas básicas para evitar a transmissão do coronavírus, mas somente elas não garantem a segurança na reabertura das escolas.

Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa - News Rondônia

Um levantamento com dados públicos de cinco estados sobre medidas para o retorno às aulas presenciais aponta falhas nos protocolos analisados, considerando o que a ciência já apontou como seguro para impedir a transmissão de coronavírus (como o uso de máscaras e o escalonamento no transporte até a testagem).

O resultado sinaliza risco de aumento de transmissão na reabertura das escolas, caso os protocolos não sejam revistos.

Foram analisadas medidas de Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes estados foram escolhidos por serem representativos nas respostas à pandemia, segundo os pesquisadores.

A pesquisa é liderada pela professora de ciência política da USP, Lorena Barberia, que é doutora pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em administração pública e governo, além de coordenadora da Rede de Pesquisa Solidária, que analisa as políticas públicas adotadas na pandemia. Fazem parte também os alunos pesquisadores Luiz Cantarelli e Pedro Henrique De Santana Schmalz, da USP.

Com base em oito eixos (máscaras, ventilação, imunização, testagem, transporte, ensino remoto, distanciamento, e higiene), os pesquisadores criaram um índice de segurança para o retorno às aulas presenciais.

A média das pontuações coloca os estados com notas baixas, de 30 a 59, enquanto o máximo é 100.

"São protocolos com notas moderadas, outros com níveis piores. E estão discutindo reabertura em um momento de aumento de transmissão. Se você vai abrir escolas em momento de elevado risco de transmissão, seu protocolo precisa ser superseguro", afirma Barberia.

"Mesmo nas medidas mais simples, como incentivo ao uso de máscaras, nenhum estado teve nota máxima porque não especificam que tipo de qualidade será exigido", afirma Luiz Cantarelli, coautor do estudo, durante apresentação dos dados em um seminário virtual do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

A medição do nível de gás carbônico, importante para saber se há ventilação adequada em um espaço, também não está prevista em nenhum estado, destaca Cantarelli.

Só foram consideradas ações formalizadas pelos governos estaduais, sejam elas decretos, portarias, textos em sites, comunicados oficiais. Anúncios sem regularização não foram considerados.

Os critérios foram escolhidos com base em estudos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) indicando medidas efetivas para interromper a transmissão de Covid-19, afirma Barberia.

Índice de segurança do retorno às aulas presenciais

Para criar o índice, foram considerados os oito itens abaixo. Para cada característica dentro deles, há pontuações diferentes.

Distanciamento: é considerado se as escolas estão preocupadas com o posicionamento das mesas, o tamanho das turmas e se há medidas para evitar a aglomeração e concentração de alunos no espaço.

Ensino remoto: procura-se levar em conta três diferentes aspectos. O primeiro é como está sendo feita a transmissão do ensino (se por internet, rádio, televisão). Também se há ações para distribuir chips, tablets, ou algum outro tipo de material para aumentar a inclusão. Neste item entra também se há supervisão do aluno, ou seja, se a escola interage e acompanha os alunos de perto, ou se só transmite e não se preocupa se aluno estava ou não presente, se assistiu a aula ou não assistiu, por exemplo.

Higiene: neste ponto é avaliado se há álcool em gel, se houve preocupação em aumentar a limpeza dos espaços.

Imunização: Barberia indica que neste ponto foi avaliado se os professores estão sendo priorizados na campanha de imunização do estado.

Máscaras: é avaliado se há incentivo ao uso de máscaras, não só dizendo se é obrigatória, mas também descrevendo que tipo de máscara é considerada, e se há distribuição em quantidade suficiente para o uso seguro, explica Barberia.

Testagem: os pesquisadores avaliaram os protocolos de teste quando há um caso suspeito e quais as ações recomendadas. Por exemplo, se professores são mantidos em quarentena, se há isolamento da turma toda onde há caso suspeito, ou somente do aluno; se há testes previstos para quem teve contato com casos suspeitos, e se há testes aleatórios na comunidade escolar para indicar casos assintomáticos.

Transporte: estados que planejam alterar o início e fim das aulas para evitar horários de pico pontuam mais do que outros que não adotaram ações semelhantes, afirma Lorena Barberia. Isso diminui a exposição de alunos, professores de funcionários durante o deslocamento, explica a pesquisadora.

Ventilação: neste quesito é avaliado se as salas e espaços onde estão os estudantes possuem ventilação suficiente para evitar a contaminação por Covid-19; se os protocolos priorizam uso de espaços abertos para as aulas e se indicam evitar aulas de maior risco de transmissão, como aulas de canto.

O índice foi elaborado considerando políticas claras e formalizadas em plataformas oficiais dos governos, afirma Barberia.

"Um dos problemas é que não temos protocolos uniformizados. Não há clareza sobre o que é necessário e cada estado está criando o seu. Em geral, não temos coordenação nem critérios comuns. É preocupante, porque precisamos pensar que há estados com capacidades e recurso diferenciados e podemos imaginar que o mesmo ocorre nos municípios. Isso quer dizer que as pessoas não entendem onde investir para garantir mais segurança nestas escolas", analisa Barberia.

Escolha dos estados

Segundo Barberia, foram consideradas as seguintes características para torná-los representativos na análise:

AM: teve falhas na resposta à pandemia, com picos de casos e mortes e crise de oxigênio

CE: adotou medidas mais rígidas de distanciamento social

MT: representa estados do Centro-Oeste, última região a registrar alta de casos e mortes

RS: é um dos estados com modelo mais descentralizado, dando maior autonomia para municípios decidirem as medidas de contenção à pandemia

SP: grande concentração de população, com altos índices de casos e mortes

Resposta coordenada

Em artigo publicado nesta segunda-feira (21) na revista científica "Nature", Lorena Barberia, a médica professora da USP Silvia Figueiredo Costa e a imunologista Ester Sabino afirmam que o Brasil precisa de uma abordagem coordenada e cooperativa para enfrentar a Covid-19.

Elas listam 5 pontos:

Alinhar ações com países vizinhos: o artigo cita que países deveriam liderar esforços para garantir que os custos de testes, vacinas e equipamentos médicos sejam acessíveis, em vez de debaterem o "passaporte da vacina".

Acelerar a vacinação: os pesquisadores citam o baixo índice de vacinação do país e que, com fornecimento de doses limitado, será preciso preparar a população para medidas "não farmacêuticas".

Mais testes: aumentar a capacidade de testagem para identificar e isolar transmissores é outra medida recomendada pelos pesquisadores no artigo. "A rápida expansão dos testes precisa estar alinhada com um esforço amplamente expandido para realizar o sequenciamento genético para detectar variantes existentes e novas de interesse", afirmam.

Intervenções rígidas: medidas mais restritivas, como lockdown, deveriam ser adotadas no Brasil para frear a transmissão, combinadas com programas de assistência social para atender as populações mais carentes.

Comunicação clara e concisa: os pesquisadores afirmam que os líderes precisam construir confiança e cooperação. "É hora de os líderes da nação mostrarem que estão prontos para usar a ciência como a arma mais importante no combate ao COVID-19. Não há mais espaço para os governantes priorizarem o oportunismo político e a divulgação de notícias falsas", afirmam.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputado Fernando Máximo destina mais de R$500 mil para reforma da Unidade Básica de Saúde de Vilhena

A obra era esperada há décadas pelos vilhenenses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Moradora de rua pede socorro depois de ser esfaqueada pelo marido

Moradora de rua pede socorro depois de ser esfaqueada pelo marido

O suspeito fugiu após cometer o crime e a vítima correu até uma empresa onde pediu ajuda, depois ficou caída aguardando a chegada do resgate.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L
Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Segundo Shannon, muitas das empresas não sabem que após os testes, os animais podem ser enviados para abrigos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: NORTE & SUL SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE MÃO DE OBRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP Nº 016.00002.003/2024-SUL
L