A intubação de idosos em tratamento da Covid-19 caiu 90% em Vilhena (RO) entre os meses de janeiro de junho de 2021, segundo informações do Hospital Regional de Vilhena (HRV), divulgadas pela Prefeitura do Município nesta terça-feira (15).
Segundo a prefeitura, a queda no número de casos graves da doença neste grupo foi percebida após a vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com o Governo de Rondônia, Vilhena já aplicou 84,4 % das vacinas recebidas até o momento, sendo 19.876 como primeira dose e 8.771 da segunda.
Os dados do HRV apontam que em janeiro de 2021 80% das pessoas intubadas com Covid-19 no município eram idosos. Atualmente, o número reduziu para 8%. Com relação aos pacientes internados na UTI, houve uma redução de 72% para 11% no mesmo período.
Sobre a internação em enfermaria, ocorreu uma oscilação ao longo dos meses. Em janeiro, os idosos ocupavam 56% dos leitos. No mês seguinte o número reduziu para 20%, em seguida voltou a subir, chegando a 55%, e desde então vem apresentando tendência de queda. Atualmente não existem idosos internados na enfermaria do Hospital.
Apesar de a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos estar em 95% no município, segundo informações do Governo do Estado, apenas 11% deles estão ocupados por pessoas com mais de 60 anos.
A secretária de saúde, Siclinda Raasch, disse que o Município tem a preocupação em vacinar os grupos que são mais vulneráveis à Covid-19 e que por isso ainda não começaram a imunizar adolescentes, apesar de ter sido liberado pela Anvisa na última semana.
Já vacinados
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas ou não;
Pessoas com deficiência institucionalizadas;
Povos Indígenas Aldeados;
Trabalhadores de Saúde;
Pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas em situação de rua;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema de privação da liberdade.
Vacinação em andamento ou agendados:
Trabalhadores da Educação do Ensino Básico;
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas;
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
Trabalhadores do transporte aéreo;
Caminhoneiros;
Aguardando recebimento das doses:
Trabalhadores industriais;
Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Os demais grupos do Plano Nacional de Imunização (PNI) não estão incluídos na lista porque o Município não possui pessoas do grupo.