SEXTA-FEIRA, 17/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras

Operação Rondônia terá duração de 90 dias com apoio da PF, PRF, FNSP

Publicado em 

Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras - News Rondônia

O governo de Rondônia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram, hoje (15), uma ação conjunta para combater a invasão de propriedades rurais no estado. Batizada de Operação Rondônia, a iniciativa durará ao menos 90 dias e contará com a participação de reforços das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além da Força Nacional de Segurança Pública.Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras - News RondôniaGoverno de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras - News Rondônia

A ação integrada para conter as ocupações de terras particulares no estado foi anunciada na sede do ministério, em Brasília, na manhã de hoje (15) – um dia após as forças de segurança pública de Rondônia investirem contra o que classificaram como uma “organização criminosa” que vem atuando no Vale do Guaporé, na região central do estado.

Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras - News Rondônia

Foi o governador de Rondônia, Marcos Rocha, quem pediu apoio federal ao ministro Anderson Torres. “Temos vivido uma situação bastante crítica no tocante à criminalidade no campo”, disse Rocha durante entrevista coletiva, em Brasília.

“Nossos produtores rurais têm sofrido bastante com os crimes que vêm ocorrendo. Homicídios, roubos, enfim, crimes dos mais variados tipos, os quais temos que combater”, acrescentou o governador, revelando que as forças de segurança pública do estado já reúnem provas contra várias pessoas. “Mesmo assim, achei por bem solicitar a ajuda [federal]. E, de pronto, o ministro [Anderson Torres] identificou a necessidade de apoiar o estado”, declarou o governador.

Operação Canaã

Ontem (14), policiais civis e militares de Rondônia cumpriram a 17 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueira, Mirante da Serra e São Miguel do Guaporé. Na mesma operação, batizada de Canaã, também foi cumprido um mandado judicial em Várzea Grande, no Mato Grosso.

Segundo o governo de Rondônia, os alvos da ação deflagrada ontem são suspeitos de integrar uma organização criminosa que invade terras privadas, as loteia e as oferece a camponeses com a promessa de que, posteriormente, a posse da área será regularizada. Os investigados também são suspeitos de crimes ambientais, roubo de gado, extorsão e de participação na morte de agentes de segurança pública.

Hoje, o secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, disse, em Brasília, que as forças de segurança estaduais já vêm identificando, prendendo e desarticulando integrantes de “organizações criminosas que agem sob o manto de movimentos sociais”.

Uma das organizações que atuam no estado é a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma organização que afirma lutar pela reforma agrária e está à frente de várias ocupações de propriedades rurais no estado. Entre elas, o Acampamento Tiago dos Santos, no distrito de Nova Mutum Paraná, a cerca de 30 quilômetros do local onde, no início de outubro de 2020, dois policiais militares (o tenente da reserva José Figueiredo Sobrinho e o sargento Márcio Rodrigues da Silva) foram assassinados. As investigações ainda não foram concluídas. Na época, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota pedindo uma investigação imparcial dos fatos, frisando que as mortes ocorreram em uma área grilada e estavam sendo usadas para “criminalizar a luta pela terra, estigmatizando como terroristas e criminosos os movimentos sociais”.

Em maio deste ano, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Alexandre Luís de Freitas Almeida, disse a membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa estadual que as ações recorrentes de “pessoas que se intitulam membro da LCP”, tem levado “terror ao campo”, sobretudo na região do cone sul do estado. Segundo o comandante, ao menos 14 crimes violentos registrados na região envolvem integrantes do movimento e ocorreram no âmbito da disputas por terras.

Agência Brasil não conseguiu contato com representantes da LCP.

Integração

De acordo com o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, o governo federal acompanha já há algum tempo a situação em Rondônia.

“Não estamos de olhos fechados para o que está acontecendo no estado. O ministério vai promover a integração entre agências de segurança federais e do estado, tanto na área operacional, quanto na área de inteligência. Este esforço do governo federal é para atender a um estado que precisa de ajuda neste momento”, comentou Carrijo ao explicar que os agentes federais atuarão em apoio às forças estaduais, responsáveis pelo planejamento das operações.

“Isto não é, de maneira alguma, uma intervenção federal. O estado manterá o controle operacional, e a União vai prover recursos humanos, logísticos, financeiros e de inteligência. Não deixaremos estes criminosos atuarem de maneira impune”, complementou Carrijo.

A autorização para o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para Rondônia foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo o texto da Portaria nº 235, o efetivo da tropa federativa formada por policias militares e civis cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal atuará apoiando aos órgãos de segurança pública estaduais no policiamento ostensivo e judiciário, e também em ações de perícia forense e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

A previsão é que a Força Nacional atue no estado por 90 dias, mas o prazo pode ser estendido a pedido do governo estadual, conforme a necessidade. Por razões de segurança, o ministério não informa o número de agentes que atuarão na operação, que será sediada na capital, Porto Velho.

De acordo com o ministério, a Polícia Rodoviária Federal reforçará o efetivo empregado em ações que visem a combater o crime organizado. Já o trabalho de investigação de inteligência e possíveis crimes transnacionais ficará a cargo da Polícia Federal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alcance o pico da saúde: a jornada de Bruno Azevedo e conselhos para uma vida mais saudável

Transformação, dedicação e dicas práticas para melhorar sua saúde física e mental.
L

Curupira: governo Lula escolhe o personagem como mascote da COP30

O personagem fará a divulgação do evento para todo o mundo.
L
Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

Governo de RO entrega pacote de investimentos com mais de 30 veículos e cerca de 600 equipamentos para a PM

A entrega desse pacote de investimentos estava prevista para ocorrer no final do mês, mas foi antecipada a pedido do governador de Rondônia, Marcos Rocha.
L

Ações firmes do governo de RO no combate à criminalidade resultam em prisões e apreensões de armas e drogas

As ações de combate à criminalidade são reforçadas pelo governador do estado, Marcos Rocha, que manteve tratativas e solicitou ao Ministério da Justiça o envio de tropa da Força Nacional de Segurança Pública.
L
Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Brasil deve crescer 2,2% em 2025, aponta Banco Mundial

Cálculo para o crescimento em 2024 é de 3,2%
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

9º BPM desmente mensagem sobre toque de recolher na Zona Sul como Fake News

A Polícia Militar garante reforço de segurança com apoio da Polícia Civil e da Força Nacional na região.
10

Agenda News: Fim de Semana Perfeito no Grego Original Pub

Curta happy hour, música ao vivo e a tradicional feijoada em um ambiente rústico e descontraído.
L

O ataque inesperado: uma tragédia que desafia nossa fé e união – Adeus Fabinho

O ataque não terminou com Fabinho. Mais duas pessoas foram baleadas, e o choque se espalhou pela comunidade
L
Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Governo de Rondônia proíbe venda de combustíveis em recipientes

Medida quer dificultar o acesso de criminosos a materiais inflamáveis
L
MEC abre consulta de vagas para Sisu 2025

MEC abre consulta de vagas para Sisu 2025

Inscrições podem ser efetuadas até 21 de janeiro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Candidatos terão até amanhã para contestar notas no site da Cesgranrio
L
Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Governo publica regras para curso de formação de aprovados no CPNU

Convocação foi antecipada para o dia 4 de fevereiro
L
CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

CNU: governo antecipa em uma semana divulgação do resultado final

Lista dos aprovados sairá no dia 4 de fevereiro
L
Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Governo de RO disponibiliza 2.470 mil vagas de empregos formais e cursos gratuitos à população

Os cursos visam proporcionar uma formação complementar, preparando os candidatos para as exigências do mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo

Lei marca reestruturação do sistema de impostos, discutida há décadas
L

Deputado Edevaldo Neves cobra providências para a reconstrução de quadra e muro em escola de União Bandeirantes

A estrutura da escola foi severamente danificada pelas chuvas em setembro de 2024, comprometendo a segurança da comunidade escolar.
L

Sílvia Cristina diz que rota para Cuiabá precisa continuar, após a Azul anunciar voos para Campinas

Parlamentar defende que voos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena para Cuiabá precisam ser mantidos
L

Após pedido da deputada Dra. Taissa, Guajará-Mirim recebe reforço de medicamentos para o Centro Cirúrgico

Outros materiais essenciais também foram encaminhados para garantir o atendimento à população.
L

Ieda Chaves faz apelo por água potável para atender comunidades de Machadinho d’Oeste

O distrito de Estrela Azul e a comunidade ribeirinha 02 de Novembro carecem dessas benfeitorias.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal combate garimpo ilegal em área indígena e no Rio Capitão Cardoso em Rondônia

Ação teve como objetivo desarticular operações ilegais de mineração e destruir equipamentos utilizados na atividade criminosa.
10
Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Governo de RO atua no combate à criminalidade, efetua prisões e retira armas e drogas de circulação

Os resultados alcançados em menos de 24 horas, com prisões e apreensões, demonstram nossa determinação em garantir a ordem e a proteção da população
L
Criminoso é baleado em confronto com a Força Tática na zona leste

Criminoso que atirou em viatura da PM morre baleado em confronto com a Força Tática

Após o confronto o criminoso baleado chegou a ser socorrido na viatura da PM ao Hospital João Paulo II, mas não resistiu e morreu.
18
Corpo em decomposição é encontrado na Estrada da Penal

Motociclista é encontrado morto perto de presídio na capital

De acordo com as primeiras informações, policiais penais que faziam patrulhamento pela localidade avistaram o corpo ao lado de uma moto e acionaram a PM.
18
Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

Suspeito Kauê do Amaral Coelho tem mandado de prisão mas está foragido
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

CNC diz que bets causaram perdas de R$ 103 bilhões ao varejo em 2024

Quase dois milhões de brasileiros passaram a dever por causa das bets
L
Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse
L
Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Reforma tributária trará avanços no médio prazo, diz Haddad

Ministro destacou que Brasil tem sétimo pior sistema do mundo
L

Melhor restaurante italiano fora da Itália é brasileiro, revela ranking

O título foi concedido pelo 50 Top Italy 2025, que é um ranking, que elege os melhores restaurantes italianos no mundo. Detalhe: o Cipriani é o único brasileiro na relação.
L

É possível apagar memórias ruins durante o sono, descobrem cientistas

No dia seguinte, as mesmas palavras foram vinculadas a imagens positivas, como crianças sorridentes e paisagens.
L

Primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas, comemora 80 anos em grande estilo

Fazem parte do grupo as ex-misses Brasil Nathalia Guimarães, Jakelyne Oliveira e Julia Gama.
L

Leilão da Receita terá PlayStation 5 por R$ 100; veja outros produtos

Na relação, há o PlayStations 5, a partir de R$ 100 cada, enquanto o lote mais caro chega a R$ 1,4 milhão, que tem uma máquina para balanceamento de rodas.
L
Bia Haddad avança na Austrália e dupla de Luisa Stefani vence estreia

Bia Haddad avança na Austrália e dupla de Luisa Stefani vence estreia

Gaúcho Orlando Cruz ganha 1ª partida de duplas em um Grand Slam
L
Cineasta David Lynch morre em Los Angeles

Cineasta David Lynch morre em Los Angeles

Ele tinha 76 anos
L

Sesc-MT está com inscrições abertas para projetos gratuitos de educação e lazer para diversas idades 

As atividades são oferecidas nas unidades do Sesc-MT em Alta Floresta, Cáceres e Poxoréu.
L