SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

Vacinação tem disparidade de mais de 100% entre os estados brasileiros; entenda os gargalos

Estados do Norte estão entre os mais atrasados na vacinação e os que menos aplicaram as doses recebidas. Dificuldades logísticas, rejeição à vacina, falta de campanha adequada e falhas no preenchimento do sistema estão entre as causas.

Publicado em 

Vacinação tem disparidade de mais de 100% entre os estados brasileiros; entenda os gargalos - News Rondônia

Mais de quatro meses após o início a vacinação contra a Covid-19, os dados mostram uma grande disparidade no ritmo da imunização entre os estados brasileiros. O percentual da população vacinada com uma dose nos locais mais avançados, Mato Grosso do Sul (27,8%) e Rio Grande do Sul (27%), é mais que o dobro do registrado nos que estão mais atrasados, Rondônia (12,8%) e Roraima (13,2%).

Vacinação tem disparidade de mais de 100% entre os estados brasileiros; entenda os gargalos - News Rondônia

A desigualdade se repete na segunda dose, com Rio Grande do Sul (12,9%), Mato Grosso do Sul (12,7%) e São Paulo (12,2%) no topo e Acre (5,9%) e Amapá (6,8%) no fim da lista.

A epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Ethel Maciel afirma que os estados da região Norte têm características que podem dificultar a vacinação.

"A dificuldade é que a população é muito espalhada. A gente tem dificuldade de acesso a algumas populações indígenas, ribeirinhas. A equipe de saúde precisa viajar, se deslocar muito", afirma.

Esse foi o argumento apresentado pela Secretaria de Saúde do Amazonas para justificar o baixo percentual em relação a outras unidades da federação. Mesmo sendo o estado priorizado no início da vacinação por conta do colapso no sistema de saúde, foram aplicadas apenas 58% das 2.214.600 doses disponíveis desde o início da campanha de imunização, o 3º menor percentual do país.

“Estamos enfrentando alguns desafios em relação à distribuição. O principal são as enchentes nos municípios, onde é preciso realocar as salas de vacina, e a dificuldade de acesso às comunidades mais distantes, principalmente que ainda estamos vacinando os ribeirinhos”, diz Josi Dias, do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Amazonas, que é coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde do estado.

Além de ter as menores porcentagens de vacinação da população, a região Norte também é a que apresenta os piores indicadores de aplicação em relação a doses recebidas.

Segundo o infectologista da Fiocruz Julio Croda, a lógica do Ministério da Saúde é que, quanto mais rápido se aplica as doses disponíveis e se informa o avanço no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), mais rápido se tem acesso a mais doses pelo Ministério da Saúde, dentro da quantidade prevista pelo Plano Nacional de Imunização.

“O Ministério da Saúde libera mais doses se os estados estiverem utilizando e reportando no sistema.Tem a ver com utilizar todas as doses e solicitar mais doses”, explica.

Rio de Janeiro

Em situação um pouco pior que o Amazonas está o Rio de Janeiro: é o segundo estado que menos aplica as vacinas recebidas em todo o país, atrás apenas de Roraima. Além disso, é a única unidade da federação do Sudeste entre as 10 que menos vacinam sua população com a primeira e a segunda dose. Em comparação, SP, MG e ES figuram no topo da tabela.

Para o médico epidemiologista José Cássio de Moraes, da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), não é surpresa o mau desempenho do estado.

"O Rio passa por diversas crises políticas, impeachment do governador, ex-governadores presos, secretário de Saúde preso. Então, como é que você consegue fazer uma administração adequada com todos esses problemas?", questiona o epidemiologista. "E se olhar o histórico, na epidemia da dengue, há dez anos, já foi necessária uma intervenção", relembra.

"E não são só problemas de saúde. Tem o problema da segurança. Áreas de difícil acesso, controladas por criminosos. Então, são fatores bastante complexos que fazem com que haja dificuldade para conseguir executar as tarefas, de atendimento e de vacinação."

A secretaria de Saúde do RJ atribui o atraso à dinâmica dos municípios e diz que, "mesmo que seja de competência dos municípios a aplicação e a informação das doses aplicadas", envia rotineiramente ao Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública planilhas com os quantitativos atualizados de doses distribuídas e aplicadas por cidades.

Outras secretarias de Saúde dos estados com os piores índices de aplicação das vacinas foram procuradas pelo G1 e também apontaram a falta de preenchimento pelos municípios como uma das causas dos baixos índices de aplicação.

Negacionismo

No caso de Rondônia, que hoje é o estado que menos vacinou sua população proporcionalmente com a primeira e com a segunda dose, o desafio inclui a falta de doses e, principalmente, a falta de interesse da população, segundo Ana Lúcia Escobar, professora de medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e membro do Comitê Consultivo da UNIR sobre Covid-19.

“Aqui tem o problema do negacionismo. Muitas pessoas acham que não precisa [se vacinar], que a vacina não serve para nada. E a campanha que a gente tem hoje é voltada para criança, absolutamente ineficaz, e não convence as pessoas que realmente precisam se vacinar. É incrível, porque somos o 2° estado com maior mortalidade no país, e estamos com taxas de ocupação dos leitos altíssimos”, avalia Ana Lúcia.

Relatório publicado na quinta (27) aponta que Rondônia tem a segunda maior taxa de mortes por Covid-19 em todo o país, atrás apenas do Amazonas. O material foi produzido pelo Tribunal de Contas de Estado (TCE) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) com dados coletados do início da pandemia até o final de abril.

Saúde básica

Outro problema que afeta a distribuição de vacinas é a estrutura de saúde básica, conforme explica o médico epidemiologista José Cássio de Moraes, da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

"Em alguns estados, existem problemas de base que já dificultam", afirma. "A estrutura de atenção básica, a própria administração. Por exemplo, Roraima, quando teve epidemia de sarampo, houve a necessidade de intervenção do Ministério da Saúde. Isso já mostra uma fragilidade."

No caso da população com comorbidades, que já começou a ser vacinada na maioria dos estados, há outras dificuldades. “Pode ser difícil, por exemplo, chegar com um laudo ou com uma prescrição dos medicamentos que toma. Essas determinações para receber a vacina criam uma barreira, principalmente, para populações que têm maior dificuldade ou menor acesso ao serviço de saúde", avalia Ethel.

Essa dificuldade se expressa nas diferenças entre os vizinhos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: enquanto o primeiro está entre os 10 com menor proporção de população vacinada, o vizinho do sul lidera o ranking de aplicação da 1ª e da 2ª dose.

Segundo Julio Croda, infectologista que também é professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a chave para entender a diferença é a estrutura e a estratégia de saúde família.

"O cenário é oposto porque em Mato Grosso existe uma menor cobertura de estratégia de saúde da família [do que no MS] e, de alguma forma, menor articulação dessas unidades, no sentido de disponibilização de vacinas adequadamente. É importante ter vacina disponível em muitos locais, principalmente para atingir a população mais pobre. E a saúde da família é a responsável pela busca ativa de idosos nas diferentes regiões geográficas", compara Croda.

Outro ponto é a articulação entre governo estadual e governos municipais no controle das doses. Segundo o secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, o estado faz uma cobrança diária sobre a aplicação das doses disponíveis e sobre o preenchimento das informações tanto no sistema estadual quanto no SI-PNI, do Ministério da Saúde.

"Criamos grupos de secretários municipais para monitorar diariamente a aplicação. Usamos a estrutura da Secretaria de Justiça para enviar doses para municípios mais distantes da capital, e algumas cidades buscam as doses em Campo Grande. A ideia é que apliquem todas as doses assim que as recebem", explica.

Segundo Resende, o estado também criou uma logística para que as doses cheguem aos municípios no máximo em 12 horas após a entrega pelo Ministério da Saúde.

Em nota, a secretaria de Saúde do Mato Grosso afirma que "a aplicação da vacina e a alimentação do sistema oficial de vacinação são responsabilidade das gestões municipais, que podem esclarecer a situação de cobertura vacinal", e que "o estado prioriza o transporte aéreo para que haja distribuição das doses em, no máximo, 48 horas".

Disputas políticas

Outro entrave são disputas políticas internas nos estados, que acabam resvalando na área de saúde, explica José Cássio.

"Existem disputas políticas entre grupos. Às vezes a prefeitura é governada por um partido político e o estado por outro, e não existe uma integração. Há déficit de estrutura, de pessoal, e essas disputas já existiam. Isso se torna mais intenso com a pandemia. Se já não fazia corretamente, com qualidade, fica pior ainda", avalia o epidemiologista da Abrasco.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Nova sede da Emater em Alta Floresta d’Oeste une tecnologia e apoio direto ao produtor em Rondônia

Governo de Rondônia investe em estrutura moderna para fortalecer assistência técnica, valorizar servidores e impulsionar produção rural
L
Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Governo de Rondônia entrega kits natalidade a gestantes de Nova Califórnia com o programa Mamãe Cheguei

Ação do governo estadual leva enxovais a 20 gestantes na Ponta do Abunã e reforça proteção à primeira infância em Rondônia
L
Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves lança Copa do Mundo de Várzea com premiação recorde em Rondônia

Copa do Mundo de Várzea de Rondônia, idealizada por Edevaldo Neves, promete R$ 57 mil em prêmios e mobiliza comunidades em todo o estado.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Deputado estadual Pedro Fernandes atende pedido de lideranças locais e destina equipamentos para impulsionar a agricultura em Castanheiras.
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Casal é flagrado furtando moto de trabalhador perto do Shopping em Porto Velho

Um casal criminoso foi filmado nesta sexta-feira (11), furtando uma moto no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, próximo ao Porto Velho Shopping na capital.
10
PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Acidente entre caminhonete e carro na Avenida Raimundo Cantuária, em Porto Velho, deixa idoso ferido após invasão de preferencial.
14
Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Acidente em Porto Velho envolveu duas motos que colidiram após uma tentativa de conversão, deixando duas mulheres, incluindo uma idosa, feridas.
10
Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Vídeo viraliza mostrando sargento da PM do DF agredindo psicopedagoga em Taguatinga Sul após briga de trânsito.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Ação integrada combate ocupação irregular em área de preservação permanente em Porto Velho

Operação coordenada pela Sema reúne órgãos municipais e federais para proteger patrimônio ambiental na zona Sul da cidade
L
Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho em outubro; ingressos já estão à venda

Apresentação será no Teatro Palácio das Artes e contará com ação social para arrecadação de alimentos destinados ao NACC.
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L

MPRO recomenda melhorias sanitárias em escolas indígenas de Ji-Paraná

Recomendação do Ministério Público de Rondônia aponta deficiências em cinco escolas e cobra providências da Superintendência Regional de Ensino.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.