SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar

Na petição são relatados os inúmeros ilícitos que vêm sendo perpetrados, de forma permanente e reiterada pela LCP, desde 16 de agosto de 2020

Publicado em 

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Desde a invasão pela Liga dos Camponeses Pobres, o advogado André Damiani, que representa a fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Chupinguaia, relata a violência do grupo invasor e as solicitações legais feitas por ele junto às autoridades.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

No dia 26 de abril, o advogado requereu a imediata adoção de providências, inclusive, a instauração de Procedimento Investigatório Criminal e eventuais medidas cautelares contra a Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Na petição são relatados os inúmeros ilícitos que vêm sendo perpetrados, de forma permanente e reiterada pela LCP, desde 16 de agosto de 2020, quando a Fazenda foi ilegalmente invadida, mediante atos de violência e grave ameaça explícitos, perpetrados pelo grupo radical LCP.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Muito embora houvesse decisão liminar de reintegração de posse concedida pela 2ª Vara Agrária de Porto Velho, há mais de sete meses pendente de cumprimento, em 12 de abril o Magistrado de primeiro grau entendeu por bem suspender a ordem de reintegração tendo em vista a suposta impossibilidade de desocupação pacífica. Nessa mesma linha, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia também já reconheceu que há “manifesta intenção de resistir de forma violenta à tentativa de retomada da área.

De acordo com o advogado Damiani, “neste cenário, a reforçar a linha de atuação dos invasores, convém destacar que estes vêm perpetrando diversos crimes contra as pessoas, contra o meio ambiente e o patrimônio e causando temor generalizado nos trabalhadores da Fazenda e na população local”.

Advogado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida diz que LCP desafia autoridades e requer investigação criminal por atuação paramilitar - News Rondônia

Nesse sentido, a 2ª Promotoria de Justiça de Vilhena/RO reconheceu a evidente “intenção intimidatória e belicosa” da Liga após o Comando Regional da Polícia Militar relatar que as guarnições foram recebidas pelos invasores “encapuzados, empunhando facões, foices e machados, demonstrando força e resistência (…) coquetéis ‘molotov’, fogos de artifício e com gritos de guerra” e, mais do que isso, reconheceu-se também “o clamor vingativo do grupo, o ânimo belicoso e resistente, além da utilização de vulneráveis, no caso, crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

“Não é demais destacar que a hostilidade do grupo foi reforçada logo após o cumprimento do mandado de Busca e Apreensão na sede da Fazenda quando, após a injustificada prisão do gerente da Fazenda, os invasores aproveitaram a situação para destruir e atear fogo em um galpão e no curral da Fazenda, além de efetuarem diversos disparos de armas de fogo, conforme as imagens registradas pelos próprios funcionários após o ataque”, afirma Damiani. “Os invasores colocaram em prática vistosa estratégia de guerrilha ao serrarem os troncos de sustentação das pontes que dão acesso à Fazenda, colocando em risco a vida dos trabalhadores que por lá passam desavisada e rotineiramente.”

Não é de hoje que o grupo é conhecido na região por sua atuação violenta e pelas práticas de crimes variados. Conforme relatos da imprensa, desde 2008 a LCP vem colocando em prática a chamada ‘violência revolucionária’, “além de matar”, a organização era acusada de “incendiar casas, queimar máquinas e equipamentos e devastar a Floresta Amazônica”. Nada diferente do que se vê agora.

O fato é que os atos de violência praticados pela Liga são frequentes e alcançam os extremos de se alvejar helicóptero da Polícia Militar bem como emboscar e matar policiais.

“Os acontecimentos na fazenda Nossa Senhora Aparecida foram levados ao conhecimento das autoridades locais sobretudo por meio da lavratura de diversos Boletins de Ocorrência, seja por parte dos cidadãos comuns, funcionários da Fazenda ou não, seja mediante registro dos próprios Policiais Militares que patrulham a área”, conta o advogado.  “Os invasores constituem, ao menos desde 16 de agosto de 2020, organização paramilitar com a finalidade de praticar diversos dos crimes previstos no Código Penal e na legislação extravagante.”

De acordo com o advogado, para manter a invasão, a Liga dos Camponeses Pobres vem danificando a propriedade, o que se constata da completa destruição do curral e outras construções da Fazenda, inclusive mediante incêndio, além de subtraírem animais, atearem fogo na pastagem e serrarem pontes de acesso à propriedade invadida.

“Tudo isso sempre divulgando seus atos ilícitos em suas páginas da internet bem como convocando e incitando novos integrantes para aderirem à prática criminosa, seja via rede mundial de computadores, seja via panfletagem”, relata Damiani. “Pior ainda, a Liga impediu a reintegração de posse determinada pelo Poder Judiciário, valendo-se de táticas de guerrilha para o enfrentamento ativo das forças estatais.”

“Para além dos crimes do Código Penal, há indícios veementes de que a Liga dos Camponeses Pobres vem praticando crimes diversos contra crianças e adolescentes no interior do acampamento ao mantê-los em ambiente impróprio, expostos a atos de guerrilha e na presença de armas de fogo de forma ostensiva, além de impedir a ação dos órgãos competentes pela fiscalização do bem-estar dos menores”, afirma Damiani. “Ainda, há notícias de crimes ambientais diversos, além daqueles delitos previstos no Estatuto do Desarmamento.”

Por todo o exposto, sobretudo diante das dezenas de crimes cometidos pela LCP, o advogado requereu a urgente instauração de procedimento investigatório criminal e/ou requisição de instauração de inquérito policial para apuração dos fatos. “Dessa maneira, pedimos a realização de busca e apreensão no acampamento dos invasores; a prisão em flagrante, preventiva e/ou temporária, bem como o formal indiciamento dos integrantes do grupo de invasores em razão da reiteração delitiva levada a cabo por meio de ação contínua de organização paramilitar permanente e a determinação de realização de perícia nos locais onde ocorreram os crimes”, conclui o advogado.

 

 

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.