SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

'Implantação do órgão em locais estratégicos de Rondônia' é tema de treinamento da Defesa Civil

Logo na abertura do curso foi enfatizada a necessidade da criação do departamento em cidades que ainda não possuem Defesa Civil Municipal.

Publicado em 

'Implantação do órgão em locais estratégicos de Rondônia' é tema de treinamento da Defesa Civil - News Rondônia

Dando sequência à 2ª edição de capacitação para profissionais da Defesa Civil da esfera municipal, o Governo de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), abordou a importância da extensão e implantação do órgão público, demonstrando diversos desafios encontrados em situações de desastres em nível regional. Ação, que reuniu participantes de 15 cidades do Estado, foi realizada nesta sexta-feira (16), no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

Logo na abertura do curso foi enfatizada a necessidade da criação do departamento em cidades que ainda não possuem Defesa Civil Municipal. De acordo com a técnica operacional da Defesa Civil do Estado e também palestrante, subtenente Patrícia Martinez, o surgimento do órgão facilita a comunicação entre as duas esferas, possibilitando agilidade na obtenção dos serviços. “O primeiro passo vem do incentivo dos gestores municipais para desenvolver e alavancar este trabalho. Depois, entram com estruturas, leis e os treinamentos como estes que oferecemos”, explica.

'Implantação do órgão em locais estratégicos de Rondônia' é tema de treinamento da Defesa Civil - News Rondônia

Ainda, segundo Patrícia, para estruturar e capacitar os integrantes de cada região, o ato de criação do departamento deve está alinhado com o Decreto n. 10.593, de 24 de dezembro de 2020, que organiza o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Durante a segunda fase de formação dos profissionais, o comprometimento e o teor técnico-científico nas informações expostas no curso foram bem avaliados por seus participantes. Como destaca Ieda Alves Mendonça, representante de Candeias do Jamari (RO), “Com este treinamento pudemos abrir nossos horizontes, aprendendo as nuances dos trabalhos passo a passo, tendo em vista a realidade de ser uma missão totalmente desafiadora”.

Representando a cidade de Alvorada d’Oeste, o participante José Sampaio, reforçou a necessidade de constituir equipes de excelência em cada órgão municipal a partir das formações adquiridas pelo curso. “É fundamental a união das gestões Estadual e Municipal, a fim de atuar em prol do povo rondoniense. Sabemos que os casos de desastres são comuns e ocorrem consequentemente devido à força da natureza. Por isso, precisamos solidificar ainda mais as ações através de instruções como estas que o Governo nos propôs”.

Romilda dos Santos, que veio de Cacaulândia aprender sobre a atuação da Defesa Civil, levará a experiência adquirida a outros membros que integrarão futuramente o órgão na sua cidade. “São informações novas, revestidas de conceitos técnicos que apoiam no momento da atividade. O Poder Executivo junto ao Corpo Bombeiros Militar estão de parabéns por aplicarem este trabalho”, agradece.

De acordo com um dos organizadores do evento, major BM Jesus Castro, os objetivos desta 2ª edição de treinamento foram alcançados e o módulo de ensino sensibilizou para que seja dado início a criação e a instalação de futuras unidades municipais da Defesa Civil em todo território rondoniense. “Nosso órgão de proteção e defesa é um sistema que deve ser sólido em sua atuação. Isso foi reforçado ao longo dos dois dias de encontros. Esperamos, a partir de agora, chegar à terceira etapa de formação, que irá encerrar este ciclo”, explica.

 

Terceira fase de capacitação ocorrerá no polo de cada município

 

 

CIDADES PARTICIPANTES

No mês de março, o treinamento foi voltado às coordenações e membros de 17 cidades que atende o órgão de Defesa Civil. Desta vez, no curso teve a integração de mais 15 municípios de Rondônia, como: Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta do Oeste, Urupá, Campo Novo, Teixeirópolis, Alvorada do Oeste, Candeias do Jamari, Cacaulândia, Jaru, Mirante da Serra, Seringueiras, Primavera de Rondônia, Chupinguaia, Vale do Paraíso e São Felipe do Oeste. No total, cerca de 32 cidades somente neste ano, já receberam a capacitação.

PRÓXIMA ETAPA

A 3ª edição de capacitação ocorrerá nos próximos dias, com data que ainda será divulgada. Também será realizado um estágio da Defesa Civil regionalizado nos polos de cada município . A medida irá reforçar a necessidade da atuação do departamento, bem como a realidade prática do serviço desempenhado por seus profissionais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa "Brasil Antenado" inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Programa “Brasil Antenado” inicia instalação gratuita de Parabólicas Digitais em cidades sem acesso à TV Aberta

Iniciativa beneficia famílias de baixa renda em 323 municípios, garantindo acesso à TV digital.
L
Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Novo cadastro nacional de celulares com restrição aumenta segurança na compra

Ferramenta unifica dados de roubo, furto e extravio para consulta de IMEI.
L
Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Prefeitura de Porto Velho inicia capacitação para implantar sistema SEI

Ferramenta moderniza gestão pública, garante economia e mais agilidade nos processos administrativos
L
RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

RO-133 recebe 10 km de asfalto e garante mais segurança para Espigão d’Oeste

Obra fortalece escoamento da produção de calcário e agricultura no município.
L
Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

Oposição sindical do SINDMOTO realiza reunião de pré-campanha e aprova as primeiras propostas de trabalho

A reunião foi coordenado pelo líder do grupo o mototaxista Maycom e contou a participação do advogado especializado em direito trabalhista e sindical Itamar Ferreira.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Hildon Chaves revela plano para disputar o Governo de Rondônia em 2026

Sem esconder o jogo, Chaves afirmou que está reorganizando a estrutura partidária e percorrendo o estado com o objetivo de fortalecer a sigla e abrir caminho para um projeto majoritário.
L

Jovem News | Entrevista Luís Norberto

Nesta segunda-feira, dia 14, às 17h, o programa Jovem News recebe Luís Norberto, coordenador da Juventude no governo de Rondônia. Na pauta, as ações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos jovens no Estado. Uma conversa essencial para quem acredita no futuro!
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho confirma apoio e espera 80 mil fiéis

Edição 2025 da Marcha para Jesus conta com apoio da Prefeitura de Porto Velho e expectativa de público recorde para louvar e clamar bênçãos para a capital.
L
Flávio Dino cobra explicações da Alero sobre arquivamento de projeto para fiscalização ambiental em Rondônia

Flávio Dino cobra explicações da Alero sobre arquivamento de projeto para fiscalização ambiental em Rondônia

Ministro do STF quer justificativa da Assembleia Legislativa por rejeição de crédito de R$ 10 milhões à Sedam para combate ao desmatamento.
L

Giro News | Entrevista Dra Tânia Sena

O programa Giro News desta segunda-feira, dia 14, às 15h, recebe a Dra. Tânia Sena para uma entrevista especial. Vamos conversar sobre o garimpo, abordando seu histórico, a legislação que regula a atividade e os impactos do uso do mercúrio no meio ambiente e na saúde. Informação de qualidade sobre um tema de grande relevância para a região!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes destina 300 mil à marcha para Jesus de Porto Velho

Cristiane Lopes, que sempre participou da Marcha para Jesus, celebra a oportunidade de contribuir diretamente com o evento.
L
Edevaldo Neves solicita aplicação do ENEM em distritos de Porto Velho

Edevaldo Neves solicita aplicação do ENEM em distritos de Porto Velho

Deputado Edevaldo Neves protocola requerimento para descentralizar provas do ENEM e garantir acesso a estudantes de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
L

PROJETO FORÇA DO CAMPO: Senador Bagattoli anuncia equipamentos aos pequenos produtores de Vila Nova Samuel

Projeto Força do Campo investe em capacitação e maquinário para fortalecer agricultura familiar, destaca senador Bagattoli em Candeias do Jamari.
L
Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Equipamento foi entregue à Prefeitura a pedido do vereador Neném do Bode e vai reforçar a infraestrutura do município.
L
Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Governo de Rondônia reforça policiamento e orienta população sobre segurança nas férias

Ações da Polícia Militar de Rondônia aumentam patrulhamento e prevenção para evitar furtos e garantir segurança nas férias escolares.
L
Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Acidente na Linha 128 resulta em vítima fatal ainda não identificada; embriaguez é uma das hipóteses investigadas
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Plataforma P-78 da Petrobras deixa Singapura para reforçar Pré-Sal em Búzios

Novo FPSO já viaja com tripulação embarcada para agilizar início da produção de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos.
L
Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

Brasil oferece visto eletrônico gratuito para participantes da COP30

País facilita entrada de estrangeiros para conferência climática em Belém.
L
Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Idaron obriga cadastro de empresas de outros estados que vendem sementes para Rondônia

Nova medida reforça controle fitossanitário, combate fraudes e assegura a qualidade das sementes comercializadas no estado.
L
Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Governo de Rondônia investe mais de R$ 320 milhões na pavimentação da TransRondônia

Obra histórica avança para fase final com 81 km já asfaltados, sinalização, pontes de concreto e dispositivos de segurança no Cone Sul.
L
Queimada ilegal em Porto Velho poderá gerar multa de até R$ 10 milhões

Queimada ilegal em Porto Velho poderá gerar multa de até R$ 10 milhões

Projeto de Lei apresentado pelo prefeito Léo Moraes na Câmara de Vereadores prevê punições mais severas para coibir queimada ilegal em Porto Velho.
L

Edital de Convocação – Sessão Extraordinaria 03/2025: IDEAM

Rua Reverendo Elias Fonte nº 2365 – bairro Flodoaldo Pontes Pinto – Porto Velho/RO
L
Moraes repreende advogado de ex-assessor de Bolsonaro em audiência no STF

Moraes repreende advogado de ex-assessor de Bolsonaro em audiência no STF

Ministro Alexandre de Moraes repreende defensor de Filipe Martins durante a oitiva de Mauro Cid no processo que investiga a trama golpista.
L
Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Porto Velho lança campanha Julho Amarelo para prevenção das hepatites virais

Ação da Prefeitura de Porto Velho reforça testagem gratuita, vacinação e informações sobre hepatites virais em toda a rede municipal de saúde.
L
FACER intensifica ações institucionais em Theobroma e Vale do Anari

FACER intensifica ações institucionais em Theobroma e Vale do Anari

Federação visita prefeituras dos dois municípios para fortalecer parcerias e ampliar atuação das associações comerciais locais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.