QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Compra de vacina por empresas: projeto de lei na Câmara enfraquece Anvisa e SUS, dizem especialistas

Mesmo com a obrigatoriedade de doar metade das doses compradas para o governo, especialistas ressaltam que empresários poderão comprar vacinas sem registro no Brasil e, por isso, elas não poderão ser utilizadas no SUS.

Publicado em 

Compra de vacina por empresas: projeto de lei na Câmara enfraquece Anvisa e SUS, dizem especialistas - News Rondônia

Especialistas afirmam que o projeto de lei que libera a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado para imunizar funcionários é inconstitucional, sem utilidade para o SUS e uma tentativa do lobby de empresários de enfraquecer a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), único órgão no Brasil com autoridade para aprovar o uso de medicamentos.

Compra de vacina por empresas: projeto de lei na Câmara enfraquece Anvisa e SUS, dizem especialistas - News Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do PL 948/21 na terça-feira (6) e a votação deve ser retomada nesta quarta-feira (7) para concluir a análise. O projeto, então, seguirá para o Senado e, depois de aprovado, precisará de sanção presidencial para entrar em vigor.

Para o médico e advogado do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP, Daniel Dourado, o projeto é um drible na autoridade da Anvisa para que empresários possam comprar vacinas sem respaldo científico no Brasil.

"É uma tentativa dos empresários de tirar o poder regulador da Anvisa para conseguirem comprar vacinas sem aprovação para uso emergencial ou registro e utilizar nos seus empregados”, diz Dourado.

Thomas Conti, doutor em economia e professor do Insper, também afirma que o projeto tira a autoridade da Anvisa.

“O PL foi anunciado como um projeto para facilitar a participação de empresas na vacinação, mas ele é muito radical, pois permite que vacinas aprovadas em qualquer regime, em qualquer lugar do mundo, sejam trazidas para o Brasil sem o aval da Anvisa”, diz Conti. "É um jeito de desviar da Anvisa”.

Antecipar vacinação de outros grupos é 'imoral'

Outro ponto debatido pelos especialistas trazidos pelo PL é o fim da obrigatoriedade de aguardar a vacinação de grupos prioritários realizada pelo SUS. Para o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina, a ação é "imoral".

“É uma imoralidade você conseguir antecipar sua vacinação porque tem dinheiro. Quem tem dinheiro toma a vacina antes. É isso que estamos propondo? Quem tem dinheiro pode qualquer coisa e quem não tem fica na fila? Vamos instalar a barbárie no Brasil?”, diz Vecina.

'Inútil' para a imunização do SUS

Os especialistas ressaltam dois pontos considerados mais problemáticos na proposta:

Permissão dada ao setor privado para comprar vacinas sem aval da Anvisa, indispensável para garantir eficácia, qualidade e segurança do medicamento

Doses não aprovadas pela agência reguladora não poderão ser usadas na vacinação gratuita, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Com isso, acreditam os especialistas, o projeto de lei também não vai facilitar e nem acelerar a campanha de vacinação contra Covid-19 no Brasil

"Sem a autorização de uso emergencial ou registro no Brasil, qual a utilidade dessas vacinas para o SUS? Os estados e municípios não poderão usar essas doses. Isso será uma brecha para as empresas entrarem com judicialização para aplicaram 100% das doses nos funcionários", analisa Dourado.

"O projeto é inútil. Não são doses que vão ajudar a aumentar a oferta no Brasil. São doses que o governo se recusou a usar", diz Thomas Conti.

Com isso, o projeto de lei também não vai facilitar e nem acelerar a campanha de vacinação contra Covid-19 no Brasil.

“Nas condições apresentadas no projeto, não vejo nenhum tipo de benefício que o Brasil poderia ter. É possível pensar projetos que o setor privado, de fato, ajudaria. Seja trazer vacinas, o que é muito difícil hoje, ou aumentar a velocidade da vacinação, que é mais fácil. Mas o PL não atua nesse sentido”, afirma Conti.

'Estratégia política para empresários'

Para Dourado, o principal interesse do lobby dos empresários com o PL 948/21 é a compra de vacinas que ainda não foram autorizadas pela Anvisa, uma vez que grandes laboratórios já aprovados no Brasil, como AstraZeneca e Pfizer, já afirmaram que não pretendem vender neste momento para o setor privado.

Em janeiro, por exemplo, após o presidente Jair Bolsonaro dizer que o governo apoiava a aquisição de 33 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford por empresas, os laboratórios esclareceram que a prioridade é vender para os governos e para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Percebemos que esse projeto de lei é uma estratégia política para favorecer empresários, que estão loucos para reabrirem suas empresas com a propaganda de 'aqui estão todos vacinados'", afirma Dourado.

Do ponto de vista da saúde pública, dispensar o aval da Anvisa é um risco muito grande, analisa Vecina. “Se a Anvisa não aprovou é porque a vacina não tinha condições esperadas para ser aprovada”.

Ele cita como exemplo a negativa da agência em certificar a vacina Covaxin. “Veja o que aconteceu na Índia. A fábrica não passou na inspeção. Uma fábrica que não passa em inspeção produz uma vacina que não é boa, não tem segurança. Quem comprar uma vacina da Bharat Biotech está comprando uma vacina que provavelmente pode ter problema de esterilização, por exemplo", diz.

Em janeiro, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) enviou uma delegação à Índia para negociar com a Bharat Biotech a possível compra de milhões de doses do imunizante para serem comercializados por clínicas privadas no Brasil. A vacina indiana ainda não tem comprovação de eficácia publicada em revistas científicas.

No final de março, a Anvisa negou a certificação de boas práticas a Bharat Biotech. Entre os problemas apontados estão questões sanitárias, de controle de qualidade e de segurança na fabricação da Covaxin. Sem o aval, a vacina não pode ser adquirida pelo Ministério da Saúde para ser utilizada no SUS.

"Uma coisa são os empresários querendo comprar vacina, outra coisa é o Congresso aprovar uma lei que não passa pela Anvisa (…) o Congresso está assumindo um risco pelo qual ele não poderá responder. A resposta por esse risco tinha que ser dada pela Anvisa. É um desastre”, analisa Vecina.

Com a aprovação do PL 948/21, a Covaxin poderia ser usada pelos empresários, mesmo sem o respaldo científico que garante a segurança e qualidade da vacina. "O interesse não é a saúde, é econômico", diz Dourado.

Concorrente para a vacinação pública

O infectologista Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), afirma que o projeto de lei, se aprovado, poderá ser mais um obstáculo do governo brasileiro em adquirir vacinas contra a Covid-19 para a população.

"É importante entender que os laboratórios em geral não vendem para empresas particulares, a venda hoje é restritas aos governos porque é uma necessidade do mundo inteiro", diz Otsuka.

O infectologista afirma que, uma vez que os laboratórios negociam apenas com os governos, o governo brasileiro provavelmente terá que intermediar as negociações entre as farmacêuticas e o setor privado.

"Ou seja, ao invés de o governo intermediar para a compra de vacinas para a população, vai intermediar para empresas particulares. Isso gera um conflito em relação à prioridades", afirma o médico.

Para o infectologista, o PL cria um concorrente para as vacinas públicas que seriam adquiridas pelo SUS. "Eu particularmente não acho de bom tom isso. Na verdade, se está criando um novo concorrente para a vacina que daríamos para o povo".

Inconstitucional

O médico e advogado sanitarista Dourado, que classifica o PL 948/21 como "vergonhoso e inconstitucional", explica que a proposta fere o artigo 200 da Constituição Federal. O trecho aponta ser atribuição única e exclusiva do sistema de saúde brasileiro atestar a segurança e qualidade de medicamentos.

"Ao ignorar e isolar a Anvisa, estaremos passando a autoridade de regulação dos nossos medicamentos para agências internacionais", explica Dourado.

O especialista dá como exemplo o caso da vacina Sputnik V, do Instituto Gamaleia, da Rússia. O imunizante ainda não foi liberado pela Anvisa, mas já está sendo produzido no Brasil pela farmacêutica União Química, que garante utilizar os mesmos insumos que a fabricante russa.

"Acontece que utilizar os mesmos insumos na fabricação de uma vacina não significa dizer que é a mesma vacina. Por isso precisamos do aval da Anvisa e não apenas do aval da agência reguladora de outro país", afirma o médico e advogado.

"Com o PL 948/21 , os empresários conseguiriam já aplicar a vacina neste momento, ainda sem o aval da Anvisa", diz Dourado.

Apesar de estarem em contato desde janeiro com a agência reguladora brasileira, a União Química ainda não apresentou todos os dados requeridos pela Anvisa para avaliar segurança e qualidade da vacina. O laboratório tem até 16 de maio para apresentar a documentação complementar, data em que termina o prazo de 120 dias para cumprimento de exigências.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Taxação dos super-ricos: governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Narrativa sobre super-ricos esconde complexidade tributária e desvia atenção da verdadeira raiz do problema: o gasto público descontrolado.
L

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L
"Mulheres na Pesca" busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

“Mulheres na Pesca” busca apoio Institucional para 2ª edição em Alta Floresta D’Oeste

Comissão organizadora do evento “Mulheres na Pesca”, representado por Mileni Mota, reuniu-se com o gerente de turismo de Rolim de Moura para fortalecer a segunda edição do evento, que visa promover a pesca esportiva feminina e impulsionar a economia local.
L
CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

CAIO CÉSAR: uma década de compromisso silencioso com a juventude de Rondônia

Conheça a trajetória discreta de Caio César em Porto Velho, um defensor da juventude de Rondônia que atua desde 2012 em prol do desenvolvimento e bem-estar dos jovens.
L
Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400 em títulos públicos

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400 em títulos públicos

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) estão abertas até setembro, com o objetivo de premiar estudantes e incentivar a educação financeira no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Michele Correa e Thansey Iara

Nesta quarta-feira, dia 09, às 9h da manhã, o programa Momento Empresarial recebe Michele Correa, analista de Educação, e Thansey Iara Constantino, consultora. Em pauta, as oportunidades oferecidas pelo Portal Carreiras e pelo Portal Fiero Talentos, com foco em estágios, orientação de currículos e desenvolvimento profissional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Em Vilhena, um homem de 22 anos foi denunciado por descumprimento de medida protetiva após agredir verbal e fisicamente sua ex-mulher de 21 anos durante a inauguração de uma farmácia, proferindo ofensas e fugindo do local.
14
Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Suspeito de tentativa de homicídio em Vilhena, um jovem de 21 anos ligado ao CV, utilizava uma arma furtada e não conhecia seu alvo, um suposto membro do PCC.
12
Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Homem é baleado e mulher sobrevive a ataque de dupla armada em RO

Uma dupla armada disparou contra um homem de 34 anos em Vilhena, mas a vítima e a dona da casa conseguiram pular muros e sobreviver ao ataque a tiros no Setor 29.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

Polícia Militar recupera Toyota Corolla furtado de Chupinguaia em Vilhena

A Polícia Militar de Vilhena localizou e recuperou um veículo Toyota Corolla furtado em Chupinguaia, que estava com pertences do proprietário, após uma denúncia anônima.
10
Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Donald Trump, focaram suas recentes conversas em Washington na libertação de reféns de Gaza e na eliminação da capacidade do Hamas.
L

Economia digital ganha espaço no cotidiano da região

Pode parecer complexo para alguns quando mencionamos o termo “economia digital”, mas essa definição já faz parte da rotina de milhões de brasileiros e de pessoas ao redor do mundo.
L
Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

Brasil reduz mortalidade por Hepatites com avanço da Vacinação

O Brasil registrou queda significativa na mortalidade por hepatites nos últimos dez anos, com destaque para o papel da vacinação e o trabalho dos profissionais de saúde, conforme novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
L
Haddad defende mais impostos para Bets: "Ganhando fortuna e mandando dinheiro para fora"

Haddad defende mais impostos para Bets: “Ganhando fortuna e mandando dinheiro para fora”

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumenta que casas de apostas virtuais (bets) deveriam ser taxadas como cigarros e bebidas, buscando aumentar a arrecadação e garantir resultados fiscais robustos para o Brasil.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AUTO POSTO HAWAII

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 48 SOL/DLA
L
Brasil e Índia reivindicam vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU

Brasil e Índia reivindicam vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU

Presidente Lula e Primeiro-Ministro Narendra Modi defendem maior protagonismo global de seus países e ampliação do comércio bilateral em encontro em Brasília.
L
Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Consulta Pública do plano nacional do Livro e Leitura abre prazo até 8 de agosto

Cidadãos podem enviar sugestões para o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035 e contribuir para o desenvolvimento da leitura no Brasil.
L
Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 32 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$ 32 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2.885 da Mega-Sena na terça-feira, levando o prêmio a acumular para R$ 32 milhões no próximo sorteio.
L
Loterias Caixa: Preços das apostas aumentam a partir desta quarta-feira (09)

Loterias Caixa: Preços das apostas aumentam a partir desta quarta-feira (09)

Valores da Mega-Sena, Lotofácil e Quina são reajustados para ampliar premiações e repasses sociais das Loterias Caixa.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.