SEXTA-FEIRA, 06/12/2024

'Kit Covid': Reações adversas à cloroquina disparam 558% e Anvisa já registra nove mortes

Dados da agência reúnem notificações feitas por pacientes, empresas e profissionais de saúde de todo o país

Publicado em 

'Kit Covid': Reações adversas à cloroquina disparam 558% e Anvisa já registra nove mortes - News Rondônia

As notificações por efeitos adversos decorrentes do uso de medicamentos do  "kit Covid" como cloroquina e hidroxicloroquina em 2020 dispararam na comparação com o ano anterior. Ao menos nove mortes foram notificadas, todas após março de 2020, depois do início da epidemia de Covid-19 no país. No caso da cloroquina, medicamento recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro, o aumento nas notificações por efeitos adversos foi de 558%.

'Kit Covid': Reações adversas à cloroquina disparam 558% e Anvisa já registra nove mortes - News Rondônia

Os dados constam de um levantamento feito pelo GLOBO com base no Painel de Notificações de Farmacovigilância mantido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O aumento também foi registrado em relação a outros medicamentos do chamado “kit Covid”, composto por remédios sem eficácia comprovada contra a Covid-19. A comparação entre os dados de 2019 e 2020 mostra, também, uma mudança no ranking das substâncias mais notificadas. Em 2019, a cloroquina estava na sétima posição na lista dos medicamentos responsáveis por notificações de efeitos adversos. Em 2020, a cloroquina passou à primeira posição.

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta seus apoiadores durante manifestação em Brasília. Ele deveria estar em isolamento social por ter tido contato com pelo menos 10 membros de sua equipe. Compartilhar equipamentos, como celulares, também vai de encontro às recomendações por propiciar a contaminação Foto: SERGIO LIMA / AFP – 15/03/2020

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta seus apoiadores durante manifestação em Brasília. Ele deveria estar em isolamento social por ter tido contato com pelo menos 10 membros de sua equipe. Compartilhar equipamentos, como celulares, também vai de encontro às recomendações por propiciar a contaminação Foto: SERGIO LIMA / AFP – 15/03/2020

O painel da Anvisa reproduz as notificações recebidas de todo o Brasil sobre efeitos adversos relativos ao uso de algum tipo de medicamento. Ele faz parte do VigiMed, um sistema informatizado de notificações implantado em dezembro de 2018 pela agência. Um efeito adverso é uma reação inesperada do paciente após receber uma medicação específica. Essas notificações podem ser feitas tanto por empresas, profissionais e serviço de saúde como pelos próprios pacientes. De acordo com a Anvisa, as notificações representam “suspeitas” e nem todas são investigadas. Ainda de acordo com a agência, apesar de as notificações estarem associadas a um determinado medicamento, os efeitos adversos registrados podem ter relação com outras substâncias.

A plataforma mostra que houve um aumento geral no número de notificações de efeitos adversos entre 2019 e 2020. No período, a quantidade de notificações referentes a todos os medicamentos saiu de 8.587 em 2019 para 19.592 no ano seguinte, um crescimento de 128%. Apesar do crescimento dos dados gerais, o aumento relacionado a medicamentos como cloroquina e azitromicina é superior à média.

O chamado “kit Covid” é um grupo de medicamentos fornecidos pelo governo federal a estados e municípios no qual estão remédios sem eficácia contra a Covid-19. O levantamento do GLOBO considerou os seguintes remédios: cloroquina, hidroxicloroquina e sulfato de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina.

De acordo com o painel, as notificações por efeitos adversos associados ao uso da cloroquina saíram de 139 em 2019 para 916 em 2020, uma variação de 558%. Segundo os dados, efeitos adversos relacionados ao uso da cloroquina levaram à notificação de uma morte. A cloroquina vem sendo defendida pelo presidente Bolsonaro no tratamento da Covid-19 apesar de estudos científicos comprovarem que ela não tem eficácia contra a doença. Em maio do ano passado, o Ministério da Saúde publicou uma orientação para uso de cloroquina, hidroxicloroquina e outros medicamentos desde os sintomas iniciais da Covid-19. A diretriz foi amplamente criticada por especialistas da área.

Do total de eventos adversos notificados, 96% se concentram no Amazonas, um dos estados que mais sofreram com a pandemia. Entre os principais efeitos adversos notificados estão: distúrbios dos sistemas nervoso, gastrointestinal, psiquiátrico e cardíaco. Em março O GLOBO mostrou que equipes do Ministério da Saúde fizeram um tour por 13 unidades básicas de saúde de Manaus, em meio ao colapso do sistema amazonense, pregando o "tratamento precoce". O caso levou à abertura de um inquérito pelo Ministério Público Federal.

Outros medicamentos que tiveram crescimento no número de notificações de efeitos adversos foram a hidroxicloroquina e o sulfato de hidroxicloroquina. De acordo com o painel, em 2019, nenhuma notificação havia sido registrada sobre o uso desses remédios. Em 2020, no entanto, foram registradas 168 notificações. Segundo o painel, foram registradas oito mortes como resultado do uso do medicamento. Entre os principais efeitos notificados estão: taquicardia, náuseas, vômito e tontura. O estado que mais concentrou as notificações foi São Paulo, com 44% do total.

A azitromicina, que também faz parte do kit, também registrou aumento no número de efeitos adversos notificados. Em 2019 foram 25. Em 2020, o número saltou para 82, uma variação de 228%.

Outro integrante do “kit Covid” que teve aumento no número de notificações é a ivermectina. Nesta quarta-feira, a Organização Nacional da Saúde (OMS) recomendou que o remédio não seja usado no tratamento da Covid-19. Segundo o painel da Anvisa, em 2019, não houve nenhuma notificação relacionada ao medicamento. Em 2020, foram 11. Recentemente, médicos alertaram que pelo menos quatro pacientes que fizeram uso indiscriminado de ivermectina foram encaminhados à fila do transplante de fígado.

— O único produto autorizado na Anvisa para o tratamento da doença Covid-19 é o Remdesivir, que pode ser administrado no ambiente intra-hospitar. E importante frisar que nenhum medicamento é isento de riscos. E esses riscos podem ser agravados pelo uso indiscriminado e sem orientação profissional. Isso vale para todos os medicamentos —  afirmou a gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, Suzie Gomes. — A avaliação dos possíveis  eventos adversos é uma rotina da área de farmacovigilância e compõe uma etapa importante da avaliação de segurança, mas não é a única.

O GLOBO questionou o Ministério da Saúde se a pasta pretende rever a orientação editada em maio sobre o uso de medicamentos contra a Covid-19, mas a pasta não respondeu. O ministério afirmou que está atento e "acompanhando todas as atualizações e publicações referentes ao tratamento da Covid-19 pelo mundo".

Segundo a pasta, está prevista a criação de um conselho consultivo com representantes "da academia e associações ligadas à classe médica" para auxiliar o governo no combate à pandemia. "Reforçamos que a orientação e recomendação do Ministério da Saúde é que, aos primeiros sinais da Covid-19, os pacientes procurem uma Unidade Básica da Saúde (posto médico) para atendimento médico. A medida é fundamental para evitar casos graves da doença. Por fim, reforçamos a necessidade do uso de máscaras e a higienização frequente das mãos", disse o órgão.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia ocupa 9ª posição no ranking de solvência fiscal do Brasil: Entenda

Com 13,58% no índice, Rondônia se posiciona entre os estados mais equilibrados financeiramente, indicando um cenário de responsabilidade fiscal que permite maior segurança no gerenciamento de dívidas.
L

[AO VIVO] Sextou com muita magia no Natal Porto Luz 2024!

E para quem não pode comparecer, a boa notícia é que a transmissão ao vivo traz todos os detalhes dessa noite mágica.
L
Acordo Mercosul–UE prolonga eliminação de tarifas de setor automotivo

Acordo Mercosul–UE prolonga eliminação de tarifas de setor automotivo

Texto final cria mecanismo de salvaguarda de investimentos
L
Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador

Acordo entre Mercosul e UE não cria livre comércio, diz ex-negociador

Graça Lima vê pouca ambição em alguns mecanismos da parceria
L
Acordo Mercosul–UE exclui saúde pública de compras governamentais

Acordo Mercosul–UE exclui saúde pública de compras governamentais

Brasil não pode comprar de outros países itens destinados ao SUS
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EntreLevels | Entrevista Adolfo Jaudy – Biomédico

O Entre Levels Podcast trará uma entrevista especial com o biomédico Adolfo Jaudy.
L

Ipam abre segundo chamamento público para segurados pensionistas que não fizeram o Censo Previdenciário 2024

Quem não realizar o recadastramento dentro do prazo, terá os proventos suspensos
L

Promoção imperdível NewsRondônia & Cine Araújo!

É super fácil! Basta preencher o formulário em anexo e pronto, você já estará concorrendo. 
L
Tarcísio sanciona lei que proíbe celulares nas salas de aula

Tarcísio sanciona lei que proíbe celulares nas salas de aula

Medida entra em vigor a partir do próximo ano em SP
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L

Coronel Chrisóstomo: maior órgão de regulação brasileira, TCU libera exército brasileiro para comprar dos israelenses

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, até pensou na possibilidade de vetar a empresa israelense da licitação agora em outubro, por isso, fez uma consulta ao tribunal de contas sobre o assunto.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO cumpre mandados de prisão em razão do crime de tentativa de homicídio

Foram cumpridos dois mandados de prisão no distrito de Jaci-Paraná/RO e seis mandados de prisão na cidade de Porto Velho/RO
12
PF quer compartilhar inquérito do golpe com caso da Abin Paralela

PF quer compartilhar inquérito do golpe com caso da Abin Paralela

Provas colhidas ajudariam a apurar uso ilegal da agência, diz delegado
L
Câmera flagra moto aplicativo na contramão sendo atropelado por carro no centro

Câmera flagra moto aplicativo na contramão sendo atropelado por carro no centro

Motorista explicou que olhava o fluxo de veículos pela esquerda, e não viu a moto que seguia na contramão, por isso ocorreu o acidente.
14
Grave acidente entre carro e moto na T-23 é registrado, em Ji-Paraná

Grave acidente entre carro e moto na T-23 é registrado, em Ji-Paraná

A colisão foi tão forte que o condutor da moto foi arremessado para o outro lado do veículo.
16
PRF registra acidente envolvendo moto e caçamba, em Ji-Paraná

PRF registra acidente envolvendo moto e caçamba, em Ji-Paraná

O acidente aconteceu no segundo distrito, próximo ao viaduto, e apesar do susto, o motociclista envolvido saiu ileso.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo pronto para a realização da 5ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Evento terá abertura oficial na segunda-feira (9) e terá debates nos dias 10 e 11, no auditório do TRE
L
Judô encerra 2024 neste fim de semana no Grand Slam de Tóquio

Judô encerra 2024 neste fim de semana no Grand Slam de Tóquio

Brasil conta com 9 atletas, três deles medalhistas nos Jogos de Paris
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: F.C.O RESTAURANTE LTDA

Licença Ambiental Simplificada de Nº 476 SOL/DLA
L

Nova rodoviária de Porto Velho acabará com os transtornos da antiga estrutura

Prefeitura vai inaugurar o novo terminal no próximo dia 20 de dezembro
L

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles promove atividades do projeto “De olho na Inclusão 2024”

Em parceria da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (Asdevron), desenvolvem inúmeras ações para o público-alvo da sala braille
L

Município celebra Termo de Fomento com Associação de Pais e Amigos do Autista do Estado de Rondônia

Repasse de recursos é de R$ 300 mil para ampliação e melhorias no serviço
L
VoltaPorCima

Próximos acontecimentos em Volta por Cima prometem mistérios e reviravoltas

Madalena enfrenta intrigas, Cida dá passos importantes, e segredos começam a ser revelados no episódio desta sexta-feira
L
Garota do Momento

Conspirações e revelações movimentam próximo episódio de Garota do Momento

Beatriz descobre segredos sobre Clarice enquanto Zélia e Maristela articulam novas intrigas
L
Mania de Você

Próximos conflitos e emoções em Mania de Você

Luma busca reconciliação, enquanto Robson continua seu jogo de enganos no episódio desta sexta
L

Natal Porto Luz recebeu mais de 260 mil visitantes desde sua abertura oficial

Parque da Cidade ficará com os portões abertos até o dia 5 de janeiro de 2025, diariamente, incluindo finais de semana e feriados, das 17h às 23h
L