DOMINGO, 26/05/2024

'Kit entubação': médicos alertam que escassez de remédios essenciais contra Covid-19 pode gerar número 'assustador' de óbitos

Medicamentos insubstituíveis usados para entubar pacientes graves correm o risco de sofrer desabastecimento em todo o país e, na opinião de alguns, gerar caos semelhante à falta de oxigênio; órgão que reúne secretarias municipais de Saúde diz que estoque em seus hospitais dura 15 dias.

Publicado em 

'Kit entubação': médicos alertam que escassez de remédios essenciais contra Covid-19 pode gerar número 'assustador' de óbitos - News Rondônia

Médicos e entidades da saúde estão em alerta para uma potencial crise de desabastecimento de remédios cruciais usados no combate contra a Covid-19 em todas as regiões do Brasil – algo que, segundo parte dos especialistas, tem o potencial de ser tão grave e mortal quanto a escassez de oxigênio que afetou cidades como Manaus.

'Kit entubação': médicos alertam que escassez de remédios essenciais contra Covid-19 pode gerar número 'assustador' de óbitos - News Rondônia

Alguns sinais preocupantes começaram a surgir ainda no início deste ano: farmacêuticos que trabalham em hospitais paulistas passaram a relatar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) que estoques de alguns medicamentos cruciais no tratamento de pacientes graves com Covid-19 estavam ficando em nível perigosamente baixo.

Segundo profissionais da área, a falta desses medicamentos pode levar a um enorme aumento do número de mortes de pacientes com Covid-19 no Brasil.

"Como esses relatos começaram a aumentar, resolvemos fazer um levantamento", explica à BBC News Brasil Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP. Em pesquisa feita em fevereiro com 234 farmacêuticos de hospitais públicos e privados de todo o estado paulista, 77% responderam que havia problemas de desabastecimento de medicamentos – em particular alguns sedativos e neurobloqueadores musculares.

Ambos são parte do chamado "kit entubação" e essenciais para permitir que pacientes graves com Covid-19 sejam entubados e, assim, possam respirar mecanicamente.

A escassez desses medicamentos existe atualmente em todos os estados, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No âmbito municipal, a avaliação é de que os estoques atuais são suficientes para mais duas semanas.

"Não temos desabastecimento ainda, mas sim uma baixa no estoque, por conta do aumento de leitos e de pacientes entubados ter aumentado o consumo de kits entubação", diz à BBC News Brasil Wilames Freire, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems).

"No fim de semana passado foi feita uma distribuição aos estados, e a avaliação é de que os estoques darão para 15 dias, em tese – dependendo do andamento da pandemia e dos efeitos dos lockdowns", prossegue.

Remédios 'insubstituíveis'

Como explica Marcelo Polacow, embora haja mais de um remédio sedativo e bloqueador muscular, o uso desses remédios é indispensável para entubar e manter entubados os pacientes – um procedimento crucial para a vida de quem está com comprometimento respiratório grave por conta da Covid-19.

"Não são remédios substituíveis. Para colocar o tubo e oxigenar o organismo, é preciso relaxar as vias aéreas. Sem isso, não dá para fazer a entubação, nem para manter a entubação, e os índices de mortalidade (se não houver esses medicamentos) pode ser assustador", diz.

Segundo Polacow, o gargalo é que, diante dos números estratosféricos da Covid-19 no Brasil, a indústria não tem conseguido suprir a demanda por esses medicamentos.

"A matéria-prima é importada, depois embalada ou colocada em ampolas aqui. E as indústrias estão tendo dificuldade em importar, assim como está acontecendo com os IFAs (insumos farmacêuticos ativos) de vacinas. Houve um aumento gigante na demanda nos últimos três meses, e a indústria não está tendo para entregar."

Freire, do Conasems, diz que a entidade fez uma requisição ao Ministério da Saúde para que este pedisse o excedente de medicamentos das indústrias. Também pediu a suspensão nacional das cirurgias eletivas (ou seja, não urgentes), que poderiam consumir medicamentos sedativos.

"Muito está sendo feito, (mas) a gente fica preocupado porque não consegue prever o que vai acontecer em um curto espaço de tempo", diz Freire. "O Ministério da Saúde terá que regular o uso e importar (medicamentos para entubação) o mais rápido possível, para eles não faltarem em um momento crítico."

O Ministério da Saúde foi consultado pela BBC News Brasil e, caso responda, este texto será atualizado.

Em São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde informou em nota que "com o recrudescimento da pandemia, a pasta intensificou o monitoramento dos estoques de oxigênio, insumos e medicamentos, incluindo os utilizados em pacientes entubados em unidades hospitalares para atendimento aos casos de Covid-19. Os hospitais estaduais estão abastecidos".

Outro exemplo do cenário preocupante vem do Paraná, onde hospitais públicos e privados estão lotados.

Com aumento nas internações por Covid, hospital de Londrina usa em uma semana estoque de oxigênio que seria para 90 dias

Em entrevista ao programa Meio Dia Paraná, a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmou nesta semana que a pasta está "muito preocupada" com o abastecimento de remédios para entubação.

"Temos ainda um estoque, mas o consumo aumentou absurdamente, principalmente de neurobloqueadores. Os fornecedores estão dizendo que estão com dificuldades de atender nossos estoques", declarou.

Para a pesquisadora Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, a atual escassez é "indesculpável", uma vez que, em agosto do ano passado, no pico da primeira onda da pandemia, o grande uso de tais medicamentos já sinalizava a importância em adquiri-los com antecedência.

"Houve uma demora do poder público em agir e uma desmobilização depois da primeira onda, inclusive dos hospitais de campanha, mesmo quando já se previa uma segunda onda. Existe uma inércia muito preocupante", diz ela.

'Não é mais só ter leito e médico'

Para Marcelo Polacow, o desabastecimento criaria o cenário para uma tragédia no "mesmo nível de preocupação" da crise da falta de oxigênio que acometeu Manaus.

Osorio-de-Castro, da Fiocruz, opina que é difícil comparar as duas crises, uma vez que a produção de oxigênio é mais concentrada na mão de poucas empresas, ao contrário da fabricação de remédios, mais pulverizada.

Ao mesmo tempo, ela alerta para o perigo de o poder público acabar sendo levado a comprar esses medicamentos a um preço muito mais alto neste momento de crise, por conta da alta demanda.

"Tem de haver um esforço conjunto (entre indústrias, entes privados e públicos) para distribuir esses medicamentos com solidariedade, e para quem de fato o precisa. E a gente não está vendo esse esforço."

"É uma calamidade com vários culpados: a falta de isolamento social, a lentidão na vacinação, a ausência de políticas públicas", opina, por sua vez, Marcelo Polacow.

Ele explica que a escassez de remédios cruciais pode minar o esforço em garantir mais leitos hospitalares.

"Hoje não (basta) mais só ter leito e médico. Apesar de não termos levantado em nossa pesquisa quantos dias duram os estoques dos hospitais (paulistas), alguns relatam que esses estoques vão durar cinco, dez dias."

O mais importante no momento, diz ele, é seguir à risca o isolamento social e intensificar a pressão pela vacinação em massa, de forma a tentar reduzir a sobrecarga sobre o sistema de saúde.

O Conselho Federal de Farmácia confirmou em nota, nesta quinta-feira (18/3), que "informações de farmacêuticos que atuam em hospitais e outros serviços de saúde de diversos pontos do país, bem como manifestação púbica dos secretários estaduais e municipais da saúde e da própria indústria farmacêutica, evidenciam o desabastecimento de bloqueadores neuromusculares, sedativos e outros medicamentos utilizados em terapia intensiva, como o midazolan, essenciais a uma entubação humanizada e segura".

O órgão afirmou que "apela pelo uso racional dos medicamentos, para que a pandemia não faça vítimas também entre pessoas que sequer contraíram o coronavírus, mas têm outras doenças tão graves quanto a Covid-19".

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entrevista no Comunidade News: Romeuzinho Da Comunidade apresenta propostas para inclusão e políticas públicas na Zona Leste

Pré-candidato a vereador defende melhorias no transporte público, criação de associações para idosos e combate à desigualdade
L

Entrevista no Comunidade News: Pai Francisco aborda desafios e soluções para a Zona Leste de Porto Velho

Pré-candidato a vereador destaca problemas de infraestrutura e a necessidade de mais oportunidades para a juventude na região
L

Um bilhão de reais por ano, tecnologia de última geração e um projeto andando: dessa vez sai a BR-364 duplicada?

A pista, nos dois sentidos, está muito melhor. Há trechos com segunda pista e até terceira. A segunda ponte sobre o rio Jaru, em fase de conclusão, também faz parte deste pacote.
L

R$ 4,4 bilhões: edição 2024 da RRShow é a maior da história em volume de negócios, diz Marcos Rocha

Diante dos grandes resultados e da magnitude do evento, as apostas para a próxima edição estão bem altas.
L

Grave acidente envolve três veículos e deixa uma vítima fatal

Colisão entre veículo de passeio, caminhão caçamba e CVC resulta em um óbito e múltiplos feridos
18
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sueco Volvo EX30 estreia no Brasil com preço de elétrico chinês

SUV é oferecido nas versões Core, Plus e Ultra a partir de R$ 229.950,00
L
RondoLEITE demonstra desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia durante a Rondônia Rural Show

RondoLEITE demonstra desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia durante a Rondônia Rural Show

A RondoLEITE trouxe mais de 200 animais à exposição, incluindo ovinos, caprinos, equinos e bovinos das raças de produção de leite e carne.
L

GREVE NA UNIR: evasão já é tratada com temor na universidade

Docentes rejeitaram a proposta do governo federal e mantêm a greve.
L
Prefeitura auxilia expositores porto-velhenses na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Prefeitura auxilia expositores porto-velhenses na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Transporte de mercadorias da capital até Ji-Paraná garantiu que os produtos chegassem à feira de forma rápida e segura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Exame será aplicado no próximo domingo
L

ENEM DOS CONCURSOS: Divulgada nova data do Concurso Nacional Unificado: 18 de agosto

A prova reúne mais de 2,1 milhões de candidatos e oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

A prova será realizada dia 18 de agosto. Todos os cadernos de prova estão preservados e em segurança
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto destaca ações e projetos em São Carlos e Porto Velho

Vereador Valtinho Canuto destaca ações e projetos em São Carlos e Porto Velho

Dentre as iniciativas, ele destacou a manutenção paliativa em estradas vicinais, a modernização da iluminação em campos de futebol e a importância das parcerias entre diferentes entidades para o progresso das comunidades.
L

Parlamentares aprovam PLC que reajusta salários dos servidores do MPRO em 5%

Aprovação ocorreu na sessão itinerante realizada nesta quinta-feira, 23.
L

Alero aprova mais de R$ 270 milhões em projetos de lei na Rondônia Rural Show Internacional

Investimento foi assegurado para reforçar o atendimento dos órgãos governamentais.
L

JAIME BAGATTOLI: 11ª Rondônia Rural Show Internacional mostra força do setor produtivo de Rondônia

Parlamentar destacou investimentos e respeito ao meio ambiente
L

CORONEL CHRISOSTOMO: Desgoverno do PT agora avalia VETAR taxação federal de compras internacionais até US$ 50.

Cobrança do imposto de importação foi incluída no PL – Mover
L
Publicidade

POLÍCIA

Urgente: Mulher é encontrada morta em residência na Zona Leste de Porto Velho

Ainda não se sabe a causa da morte.
10
polícia

ESTAVA DORMINDO: Homem é executado com tiro no rosto em Porto Velho

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
18

Batida frontal entre motos deixa dois feridos graves na zona sul de Porto Velho

A PM ficou responsável por fazer o registro.
16

Identificados: Homem invade residência e mata ex-mulher e atual namorado na zona sul de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o principal suspeito de matar o casal é o ex-marido de Jaiane, por conta de ciúmes.
18
polícia

Homem invade casa e mata ex-mulher e o atual marido dela na zona sul de Porto Velho

O duplo homicídio teria acontecido na frente da filha pequena do ex-casal.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

polícia

ATENTADO A BALA: Criminosos atiram 20 vezes para tentar matar apenado na zona leste

Após a fuga dos suspeitos, que tinham apoio de um carro, a vítima foi socorrida em um carro particular para a UPA Leste.
10
Ações de educação sanitária e fiscalização de animais fortalecem setor produtivo na 11ª Rondônia Rural Show

Ações de educação sanitária e fiscalização de animais fortalecem setor produtivo na 11ª Rondônia Rural Show

Neste ano, tanto para leilões quanto para exposições, foram recepcionados 150 bovinos, 47 ovinos, 16 caprinos, sete equinos, três muares, um asinino, 31 rãs, 2.985 peixes e 20 porquinhos da índia.
L
URGENTE: Vila de apartamentos é atingida por incêndio no centro

URGENTE: Vila de apartamentos é atingida por incêndio no centro

Pelos menos três apartamentos foram atingidos pelo fogo que destruiu os imóveis.
10
Inovação para cadeia do cacau vence Hackathon da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Inovação para cadeia do cacau vence Hackathon da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Acadêmicos vencem Hackathon com ideia inovadora destinada à analisar as amêndoas do cacau com Inteligência Artificial.
L
Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

A conquista dos produtores é resultado de muito esforço e dedicação, muitas vezes envolvendo toda a família no processo de produção.
L

Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque no Pavilhão Empresarial durante a Rondônia Rural Show

Presença de agroindústrias da capital na feira reflete o crescimento do setor.
L
Projeto da Unir é apresentado em evento internacional na Irlanda

Projeto da Unir é apresentado em evento internacional na Irlanda 

Barras Maning Arretadas é voltado ao rap e foi mostrado na Droppin Science conferência realizada na University College Cork.
L
Fórum Nacional comemora os 41 anos do TCE e MPC

Fórum Nacional comemora os 41 anos do TCE e MPC

O evento será no auditório do Tribunal de Contas, em Porto Velho (RO). O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão sobre o papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo.
L

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho Marca Presença na Rondônia Rural Show – ÚLTIMO DIA

Assista a transmissão ao vivo direto do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
L

Prefeitura de Porto Velho Marca Presença na Rondônia Rural Show – ÚLTIMO DIA

A programação incluiu entrevistas com agricultores locais, demonstrações de novas máquinas agrícolas e debates sobre as políticas públicas voltadas ao agronegócio.
L